Grupo de empreendedores reúne mais de 300 empresas no Brasil, EUA e Portugal para geração de negócios

Vans e Dime apresentam uma versão elevada do Skate Mid Skool
21 de junho de 2021
Quadros enriquecem ambientes e podem ser diferencial na decoração
21 de junho de 2021

Prática divulgada e conhecida por muitos, o networking, também chamado de “rede de contatos”, essencial para a troca de experiências e oportunidades, num mundo cada vez mais tecnológico

Tendo como função, intensificar conveniências por meio de relacionamentos, pois cultivá-los é fundamental em diversos ambientes, principalmente, se houver ensejos no mercado de trabalho e de negócios.

Mas, como usá-lo de forma mais eficiente e profissional? Esta foi a pergunta que se fez o empresário Alexandre Damiani, ao idealizar o grupo Recomendo Business Network, formado por empresários e empreendedores nos Estados Unidos que, semanalmente, se reúnem para indicações de referências de negócios.

Segundo Damiani, a ideia de criar o grupo surgiu na virada do ano de 2015 para 2016, quando ainda morava em Orlando – Flórida, nos Estados Unidos. Ao perceber que a comunidade brasileira, na ocasião, se mantinha desunida, dificultando a expansão de seus negócios e, consequentemente, relacionamentos com clientes de médio e grande porte, além da prospecção de novas oportunidades, sem nos esquecer da dificuldade do idioma, para alguns. Contudo, o mercado brasileiro nos EUA tem aproximadamente mais de um milhão de pessoas e 50% delas são empreendedoras, diante disso, Damiani vislumbrou uma oportunidade de unir esses empresários, para geração de negócios mútuos.

Com a criação do primeiro grupo, denominado Alfa, Alexandre começou a colher resultados promissores, afirmando que “Muitos negócios aconteceram e batemos na casa de um milhão de dólares em negócios entre os membros. Lembrando que é proibido qualquer tipo de comissionamento entre os membros. Trazemos recomendações e esperamos o mesmo uns dos outros. A reunião acontece semanalmente, eu como membro tenho a meta e o desafio de trazer um convidado e uma recomendação por reunião para que todo mundo tenha uma oportunidade de negócio por semana. Networking é servir para depois receber, é plantar para depois colher”.

O Recomendo Business Network possui sua representatividade nos Estados Unidos em 12 grupos diferentes, sendo onze no Estado da Flórida e um grupo no Estado de Massachusetts. No Brasil, são seis grupos, sendo distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Para além-mar, há um grupo em Portugal na Cidade de Braga perto do porto.

Damiani ressalta que, “somos mais de 300 empresas no Brasil, EUA e Portugal. Nosso grupo tem as melhores empresas do mercado, em atendimento e qualidade. Temos como valores: ética, lealdade e comprometimento”. Cabe lembrar que, há algumas regras para a formação desses grupos, tais como: cada grupo só pode ter no máximo 36 membros, com apenas uma empresa de cada segmento, ou seja, um contador, um advogado, um agente de seguros, um design de interiores, uma agência de marketing, uma empresa de turismo, uma empresa de móveis, uma empresa de TI, uma empresa logística, um dentista, um salão de beleza, um corretor de imóveis, etc. Coloca que são cuidados tomados para a manutenção da qualidade e eficiência dos grupos.

A consultoria imobiliária Elite International Realty, com 30 anos de história em Miami, nos Estados Unidos, é especializada em compra, venda e aluguel de imóveis. Daniel Ickowicz, diretor de vendas da empresa é membro integrante do grupo Recomendo Business Network, há mais de dois anos. O convite surgiu por intermédio de um amigo que também é corretor de outra imobiliária. Como há alinhamento de filosofia e valores entre a empresa e o grupo, Daniel comprou a ideia e aceitou participar.

Entendendo a importância do networking, por ser algo fundamental para a carreira e para os negócios, Ickowicz explica que “quanto mais pessoas você conhece, mais você expande os seus contatos e possibilidades de negócios. Além de ser, obrigatoriamente, um networking focado, cuja função é indicar um ao outro, isso aproxima profissionais éticos, com a mesma linha de pensamento, fazendo dar certo”.

O grupo Recomendo Business Network, trouxe retornos financeiros direto e indireto, para Ickowicz. Reconhecendo a importância deste tipo de iniciativa, afirma que “alguns clientes fecharam negócios, com isso, obtive ganhos financeiros. Nos ganhos indiretos, tive a oportunidade de conhecer excelentes novos profissionais, indiquei os serviços desses profissionais para meus clientes e o retorno que tive foram elogios, pois ficaram satisfeitos com a indicação. O networking dentro do grupo Recomendo tem ganhos, e nós da Elite nos beneficiamos de ambos os retornos”, conclui Ickowicz.