Green Building: O futuro da construção é verde

Melissa apresenta nova coleção de outono/inverno com referências ao cowboycore, soft goth e elementos nostálgicos
6 de março de 2024
Como superar um trauma de infância na vida adulta?
6 de março de 2024

Tendência ganha força no Brasil, que é o quarto em ranking mundial de construções verdes

Em um mundo cada vez mais consciente dos impactos ambientais causados pela atividade humana, o conceito de “Green Building” (Construção Verde) promete revolucionar o setor da construção civil, um dos que mais causam impactos ambientais, por meio da integração de práticas sustentáveis que visam preservar os recursos naturais e garantir qualidade de vida não só a quem habita esses espaços, mas também dos moradores do entorno. “O conceito de Green Building busca minimizar o impacto ambiental durante todo o ciclo de vida do edifício, desde o planejamento e construção até a demolição. Isso envolve o uso eficiente de recursos como energia, água e materiais, além da redução de resíduos, poluição e degradação ambiental”, comenta Franklin Delgado, que há 30 anos atua no setor de arquitetura, construção e design.

No Brasil, essa tendência está em alta. Um levantamento do US Green Building Council (USGBC) de 2022 posiciona o Brasil na quarta posição, entre dez países e regiões fora dos Estados Unidos, com maior área certificada Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) — selo que avalia quais edificações atendem aos requisitos ambientais e energéticos deliberados pelo órgão. O país soma mais de 2,4 milhões de metros quadrados certificados. “Esse dado revela que o setor brasileiro está preocupado com a redução dos impactos que a construção causa. E essa preocupação se estende para outras áreas, como a arquitetura e o design”, explica Delgado, CEO de A Pérola dos Tapetes.


Edifícios verdes têm conquistado espaço mundo afora

Arquitetura e Design
O chamado design inteligente maximiza o uso de luz e ventilação natural e utiliza materiais sustentáveis e tecnologias ecoeficientes. “Tais práticas não só diminuem o consumo de energia, mas também melhoram o bem-estar dos usuários, incorporando técnicas do design biofílico e criando espaços mais produtivos e confortáveis para viver e trabalhar”, afirma o arquiteto Luciano Imperatori, da HI Arq. Arquitetura e Urbanismo.

Benefícios Além do Ambiental
Embora o foco principal do Green Building seja a sustentabilidade, os benefícios vão muito além. Construções verdes têm maior valor no mercado imobiliário, além de terem uma redução de custos operacionais com o uso de fontes de energia limpa e reuso de água.


Conceito de Green Building inclui todo o processo de construção

Outro benefício significativo é a melhoria na saúde dos ocupantes. Espaços que utilizam materiais menos tóxicos e promovem a qualidade do ar interior podem reduzir casos de doenças respiratórias, alergias e até mesmo melhorar a produtividade dos trabalhadores. “Foi com esse objetivo em mente que, em parceria com a Tapetes São Carlos, criamos o Zyklus, a primeira linha de carpetes feita com material reciclável que, ao final da vida útil, retorna à cadeia produtiva. Além de ser 100% reciclado, o Zyklus recebe todo um tratamento contra ácaros e fungos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar”, comenta Delgado.

Mais que uma tendência, o Green Building é uma necessidade urgente em um mundo que busca soluções para os desafios ambientais. “Ao integrar práticas sustentáveis na construção civil, é possível não apenas proteger o planeta, mas também criar espaços mais saudáveis e produtivos para os seres humanos”, completa o arquiteto.

fotos: Freepik