Grão do cânhamo contém mais proteína do que alimentos como o frango, a ervilha e o leite

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos: a natureza mais perto de você
1 de abril de 2022
Estação de esqui Portillo, no Chile, anuncia promoções para a temporada de 2022
1 de abril de 2022

A partir do uso da semente da planta, por exemplo, seria possível obter diversos nutrientes importantes para a saúde, aponta análise da Kaya Mind

Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado com foco no segmento da cannabis e de seus periféricos, elaborou uma análise que aponta que o cânhamo, planta pertencente à espécie Cannabis sativa L., apresenta diversos benefícios, desde nutricionais, medicinais e até em relação à durabilidade dos produtos adquiridos.

A partir do uso da semente e do grão do cânhamo, por exemplo, seria possível obter diversos nutrientes importantes para a saúde. Essa parte da planta é considerada uma superfood e pode ser consumida in natura em cima de iogurtes, em pó, como alternativa ao whey protein, ou como base do leite e da carne vegetal. Ela contém mais proteínas do que diversos alimentos, como o frango, a ervilha e o leite.

Confira na tabela abaixo o comparativo nutricional entre o grão do cânhamo e a ervilha:

Valores referentes a 100 gramas de cânhamo e a 100 gramas de ervilha 

fonte: USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Além dessas alternativas, o óleo de semente de cânhamo pode ser consumido como substituto do azeite e da manteiga, bem como suplemento alimentar, proporcionando efeitos ansiolíticos e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares por sua alta quantidade de ômega-3 e outros nutrientes.

O óleo de cânhamo, feito a partir das flores e até mesmo das sementes, também pode servir de base para cosméticos e outros produtos tópicos benéficos para o bem-estar e a saúde dos consumidores. Aqueles que são extraídos das flores contêm CBD, um fitocanabinoide com potenciais medicinais cada vez mais estudados, mas com vantagens anti-inflamatórias e antioxidantes, duas muito importantes para a indústria da beleza e já comprovadas.

Hoje, o cânhamo se encontra em uma zona cinzenta em relação à sua legalidade no Brasil, pois contém quantidades insignificantes de fitocanabinoides psicotrópicos, mas, ao mesmo tempo, ainda é proveniente da Cannabis sativa L.

Entretanto, mesmo em contradição à lei, que não permitia o uso de derivados da cannabis ou cânhamo, a Kaya Mind identificou que o Brasil tem registros de importações de insumos do cânhamo de 1999 a 2021.

A partir de uma pesquisa interna que teve como base a imprensa, a empresa também mapeou que diversas indústrias já são relacionadas com o mercado de cânhamo. Três delas são de alimentos, bebidas e cosméticos.

Além disso, em junho de 2021, a Kaya Mind divulgou uma análise da produtividade da planta em países onde já existia regulamentação, a fim de estimar o tamanho da área a ser cultivada para cada um dos três principais insumos do cânhamo em território nacional. Concluiu-se que o Brasil chegaria a mais de 15 mil hectares plantados no quarto ano de regulamentação, considerando todas as finalidades da planta (semente, fibra e flor) e movimentaria cerca de R$ 4,9 bilhões com a venda de insumos do cânhamo no mesmo período.

Sobre a Kaya Mind

Kaya Mind é a primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos. Com metodologia própria e análises quantitativa e qualitativa desenvolve relatórios relacionados à cannabis. A startup oferece, ainda, uma plataforma de consolidação de dados e consultoria estratégica para empresas interessadas ou atuantes nesse setor, dentre outros serviços com foco na indústria de cannabis. Mais informações no site: https://kayamind.com/