Gestantes precisam ter cuidado com a escolha do cosmético

Novidade no Restaurante Velho Oriente
16 de julho de 2020
Descubra como preparar cinco drinks diferentes com chocolate
16 de julho de 2020

A gestação é uma fase especial na vida da mulher. Porém, diversos cuidados são fundamentais para não comprometer a saúde da mãe e do bebê, por exemplo, a escolha de cosméticos

A dermatologista parceira da Souvie, Luciana Garbelini, explica por que o assunto merece atenção.

“Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por várias mudanças, entre elas o aumento da capacidade de absorção da pele. Componentes do que a mãe passa na pele podem parar na corrente sanguínea que, neste período, pode sofrer um aumento de até 50% no volume devido a gestação. Por isso, a partir da descoberta da gravidez, várias substâncias que antes eram usadas rotineiramente pela mãe, passam a ser vetadas para preservar a saúde da mãe e do bebê”, explica a especialista.

A escolha correta dos cosméticos também pode evitar possíveis reações alérgicas na gravidez. “É comum que a pele da mãe fique mais sensível, respondendo de maneira negativa aos cosméticos comuns, inclusive os que eram usados rotineiramente antes da gestação”, explica Garbelini.

Cosméticos orgânicos para a saúde da mãe e do bebê

Por serem livres de substâncias que prejudicam a saúde do corpo e da pele, cosméticos orgânicos certificados acabam sendo os mais recomendados para gestantes. “Para um cosmético ser orgânico ele precisa ser livre de substâncias como: silicones, ftalatos, sulfatos, corantes, petrolatos, parabenos, óleo mineral e fragrância sintética. Por não terem esses componentes, eles acabam sendo bem recomendados para uso durante a gestação e amamentação porque não colocam em risco a saúde da mãe e do bebê” diz a especialista.

A Souvie, marca de cosméticos orgânicos certificados para rosto, corpo, cabelos e barba, nasceu com a linha Materna, exclusivamente para atender mulheres durante o período de gestação. São nove produtos que cuidam da saúde da mamãe até o pós-parto, sem preocupações, sendo eles: sabonetes, desodorante, creme preventivo para estrias, shampoo e condicionador organic-poo, loção hidratante corporal, sérum facial clareador, óleo corporal, bálsamo protetor de mamas e loção para aliviar pernas e pés.

Entre os produtos mais procurados pelas grávidas está o creme preventivo de estrias. “As estrias surgem com o estiramento da pele. Na gestação isso é comum porque a pele do quadril, seios e barriga estica por causa do bebê. No entanto, em consultas, a maioria das pacientes pedem indicações de cremes para estrias porque é difícil encontrar no mercado esse produto sem os ingredientes perigosos para a saúde da mãe e do bebê”, relata a dermatologista.

Outro diferencial dos produtos da linha Materna Souvie são produtos sem fragrâncias. “As grávidas costumam enjoar facilmente, sem contar que são mais sensíveis a cheiros. Então é muito comum elas terem mais sensibilidade com algumas fragrâncias que antes faziam parte do dia a dia. Por conta disso é normal que optem por cosméticos sem cheiro para diminuírem as chances de enjoos”, finaliza.

Inclusive, a marca Souvie nasceu para suprir a necessidade da fundadora, Caroline Villar, durante a sua gestação. Ao engravidar dos trigêmeos, Caroline se viu desamparada por marcas de cosméticos brasileiras que oferecessem produtos para uso exclusivo da gestação. Com isso, surgiu a marca Souvie, que hoje atende não só as mães, como também recém-nascidos e bebês – com 100% dos produtos certificados pela Ecocert Greenlife, instituição que audita cosméticos orgânicos no Brasil e no mundo.