Geração Z: Apenas 1 em cada 4 jovens brasileiros poupa pensando na aposentadoria

No Mês das Crianças fica o alerta: cuide da saúde renal desde cedo
15 de outubro de 2021
Primeira Fornada da Cacau Show chega às lojas com preço especial para os Cacau Lovers
15 de outubro de 2021

Pesquisa mostra que pessoas nascidas a partir de 1995 se preocupam pouco com a previdência

Há aproximadamente dois anos, o sistema previdenciário brasileiro passou por mudanças importantes. Entre elas, destaca-se a fixação da idade mínima para se aposentar: 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Com as novas regras para o Regime Geral (setor privado), o caminho para a aposentadoria ficou mais longo para os brasileiros.

A Reforma da Previdência no Brasil gerou diversos debates na sociedade e despertou uma preocupação com o futuro dos jovens da geração Z que, segundo pesquisas recentes, se preocupam pouco com o futuro financeiro. Fazem parte desse grupo pessoas nascidas entre 1995 e 2010.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e divulgado pelo site Valor Investe mostra que 75% dos jovens da geração Z não se preparam para a aposentadoria. A pesquisa ocorreu em 2019, meses antes da promulgação da reforma previdenciária e, portanto, anterior à pandemia do coronavírus.

Feito em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o estudo aponta que, entre os entrevistados, apenas um em cada quatro jovens reserva dinheiro ou investe visando a aposentadoria.

Falta de dinheiro e educação financeira

A pesquisa buscou compreender junto aos jovens os motivos dessa baixa preocupação com a previdência. Ao todo, 78% afirmaram ter algum tipo de renda, porém 27% relataram não ter dinheiro o suficiente para investir na aposentadoria, enquanto outros 27% disseram ser muito jovens para se preocupar com o assunto.

Ainda de acordo com o estudo, 24% desses brasileiros justificaram que não sobra dinheiro para investir na aposentadoria, enquanto 21% apontaram que não sabem como fazer investimento na previdência.

Os dados retratam uma realidade brasileira em relação à educação financeira. É provável que haja uma correlação entre essa falta de preocupação com a aposentadoria e o conhecimento sobre finanças.

Para o economista Flávio Vasques Júnior, do Boston Consulting Group, o fato de a juventude brasileira não pensar na aposentadoria está muito associado à questão familiar e cultural. “Em parte, os jovens não aprenderam com os pais a pensar e investir na aposentadoria. Além disso, há uma cultural nacional ainda muito dependente do Estado”, observa.

Ele também aponta para a ausência da educação financeira tanto nas escolas quanto nos ambientes familiares. “Criar desde cedo o hábito de investir primeiro antes de consumir, evitar as armadilhas de alto endividamento e ter uma aposentadoria confortável são iniciativas simples que se aprende com educação sobre finanças”, afirma.

Imediatismo influencia a falta de planejamento

Para além da educação financeira, é importante considerar a questão das características dessa geração que nasceu imersa na tecnologia e no universo digital. Toda essa velocidade nos fluxos de informações e interações no ambiente online tornam esses indivíduos altamente conectados ao espaço virtual e cada vez mais ágeis em suas atividades e desejos cotidianos.

Entre as características dos jovens da Geração Z está o imediatismo, comportamento que joga contra as boas práticas financeiras e de investimento no futuro. Esse tipo de pensamento resulta na falta de planejamento econômico e pode ser um problema que o País enfrentará nas próximas décadas.

“Investir desde cedo permite ao jovem maximizar o efeito dos juros compostos no longo prazo. Com isso, os aportes mensais podem ser menores e o capital acumulado para custear a aposentadoria pode ser maior”, explica o economista.

Para ele, quanto antes e com mais planejamento o jovem começar a investir na previdência, melhores serão suas condições e retornos financeiros no futuro.

Desemprego e informalidade

Em relação ao cenário atual no País, Vasques Júnior chama atenção também para o problema do desemprego e da informalidade, que impõe uma série de questões preocupantes para o futuro da sociedade.

“Os altos índices de desemprego e informalidade geram incertezas no longo prazo para a economia e criam instabilidade na poupança dos trabalhadores para a aposentadoria”, afirma.

O Brasil registra hoje mais de 14 milhões de desocupados e mais de 34 milhões de trabalhadores sem carteira assinada, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse cenário indica que uma parcela significativa da população brasileira não está aplicando nenhum tipo de recurso visando a previdência, tanto no sistema público quanto na esfera privada.

“Como essas pessoas não conseguem ter períodos de estabilidade financeira, elas passam a se preocupar apenas com o consumo corrente e deixam de poupar para o longo prazo”, pontua o economista.

Dicas para investir na aposentadoria e ter mais segurança no futuro

Diante dessa realidade, um dos meios mais eficazes para despertar os jovens a pensar mais no futuro em relação às finanças é a educação financeira. O conhecimento é importante para quebrar tabus e aproximar as pessoas das boas práticas econômicas.

Além do mais, a educação financeira pode mostrar as diferentes formas de investir, como a Previdência Social, a previdência privada, as carteiras de investimento e o empreendedorismo.

O economista Flávio Vasques Júnior aconselha os jovens a começar a pensar no futuro hoje. “Comece agora a poupar, crie o hábito de investir primeiro para depois consumir. Invista no mínimo 10% da renda líquida”, indica.

Nesse sentido, vale a pena buscar informações confiáveis sobre educação financeira, continuar contribuindo com a Previdência Social, investir na previdência complementar e procurar outras formas de investimento para fazer o dinheiro render no futuro.

*Com informações de Seguros Unimed

Pixabay