Galeria de arte celebra a composição da joalheria contemporânea através de materiais orgânicos

Melitta lança microlote de café Lua de Sangue, edição especial e limitada com venda exclusiva no e-commerce
17 de abril de 2019
Crise econômica faz brasileiro priorizar barras de chocolate em vez de ovos na Páscoa, mostra Google
17 de abril de 2019

Artistas traduzem suas perspectivas e inspirações através do design e criações exclusivos

Direcionado à joalheria autoral contemporânea, a New Gallery destaca a inauguração da sua primeira exposição “Em Sintonia, Arte de Vestir” que conta com demonstrações dos trabalhos de 14 artistas renomados no cenário contemporâneo, focados em esculturas onde o corpo é o suporte. Baseadas em um discurso de muita criatividade, as peças deixam prevalecer a criatividade na criação de cada peça, cabendo ao artista expressar a força do seu trabalho através do design, deixando o material em segundo plano.

A joalheria autoral contemporânea traz para si um convite para apreciar o que há de mais belo e exclusivo na criação da joalheria. Representa o encantamento, a criatividade e a desenvoltura de artistas que se permitem influenciar através de fatores externos, muitas vezes ligados ao cotidiano, à natureza e ao óbvio do ser humano. Inspirado na arte de vestir-se, as características desse tipo de arte trazem como base o uso de materiais orgânicos na construção das peças, como madeira carbonizada, pérolas, fibras, cerâmica, vidro, cordão, resina, pedras preciosas e outros materiais.

Confira abaixo as inspirações de cada artista e uma breve relação das obras de arte expostas na galeria.

Vera Havir

Vera desenvolve joias contemporâneas que questionam os conceitos e os materiais tradicionais, despertando e transmitindo sentimentos, ideias e estabelecendo uma forte relação com a natureza e com as pessoas que as observam ou as usam. Suas obras adquiriram um contexto híbrido, transitando entre a escultura, cerâmica e a joalheria contemporânea.

Paula Mourão

Suas joias exclusivas trazem a imagem de sua cidade, Rio de Janeiro, e um mix de natureza e urbano com um resultado único. Paula utiliza-se da prata, ouro, aço, pedras, tecido, esmalte, sementes, vidro e resina, a experimentação faz parte do seu dia-dia na busca da harmonia e do belo, tudo é bem-vindo em seu processo de criação.

Germana Arthuso

Realiza obras de arte e design em cerâmica e vidro, cujo intuito é encantar. Sua linha de design consiste em ecojoias, objetos utilitários e decorativos. Técnicas como raku, fusing, queimas de alta temperatura, lapidação entre outras, são aplicadas. Diversos materiais como cerâmica, vidro, resíduos sólidos urbanos e gemas naturais são utilizados em objetos feitos com carinho, pesquisa e sustentabilidade.

André Lasmar

Artista avesso à assepsia e à perfeição da joia, estas que despistam a presença do “humano” do processo de execução e anulam o encontro entre o espectador e qualquer traço de personalidade existente na obra de arte. Seus trabalhos fazem um mix de madeira carbonizada, ouro, pérolas, prata, ônix, quartzo fumê e turmalina negra.

Chrissie Barban

Fascinada pela vida e por tudo o que é vivo, investiga o mundo ao seu redor de maneira visceral. Utiliza-se do fogo para transformar o seu inconsciente e o metal para materializar joias, criando peças para adornar o corpo e celebrar a alma. Seus materiais representam sentimentos orgânicos: pulsa, respira, ri, chora e sonha. Tudo tem vida, tudo é verdadeiro.

Cristina Dias

Aborda conceitos de valor e ilusão. Imitando a textura e formatos de pedras preciosas, a artista evoca a preciosidade de algo perdido, que deixou de ser o que era, que se transformou, ou que nunca foi o que parecia ser. Utiliza a borracha de silicone para criar objetos e joias inusitados que possibilitem a reflexão sobre o que vem a ser uma joia, parâmetros de beleza, a diferença entre percepção visual e experiência táctil, assim como tudo aquilo que escolhemos colocar em nossos corpos e com os quais nos identificamos ou não.

Elan Santos

Iniciou seus trabalhos fazendo utilitários com formas orgânicas e interessou-se pela escultura, desenvolvendo trabalhos em outros materiais como pedra, sabão e madeira. Sua poética versa sobre a existência humana, transitando entre o encanto e a angústia do ser humano na correlação entre o arcaico e o contemporâneo.

Lu Barros

A artista teve início na área de projetos para vitrais artísticos, passando pelo desenvolvimento de coleções de joias para a indústria e retornando a criação em vidro. Produziu peças para decoração de cristal sopradas à boca, sempre de forma experimental, com o objetivo de levar às pessoas uma nova visão da relação entre o design e a arte. Seu trabalho marca a união da sensibilidade com o propósito, trazendo harmonia entre materiais antagônicos. Suas obras trazem a composição de principais materiais como o concreto, vidro e metal.

Ludimyla Louise

Ludimyla defende que a estrada é um local de passagens e viagens, portanto, o encontro de materiais e elementos que traduzem as formas de seus colares. Suas obras são representadas por concreto, crina de cavalo, mangueiras e cordão de borracha. A crina de cavalo traz a independência e a mobilidade do ser vivo, enquanto o concreto encarna o artifício da mão humana e as pedras de mica guardam os segredos da arte da geologia. Envolvendo o pescoço, o encontro desses elementos ocorre no limiar da escultura e do design, do concreto e do abstrato.

Miriam Pappalardo

Acredita na experimentação e no fazer artesanal como formas de construção do conhecimento. Pesquisa procedimentos e materiais, e desenvolve projetos de design com ênfase na área de moda e joalheria experimental. Seus principais trabalhos trazem colares tubulares e a construção de geometrias.

Patricia de Paula

A artista acredita que o corpo é a estrutura básica de onde tudo irradia, expande, confronta e limita. O corpo é todo o poder que emana, é a própria joia, e tudo existe em referência a ele. Seu foco está na amplificação energética que a sobreposição de um objeto no corpo ou em relação a ele, provoca em mim e no outro. São essas possibilidades relacionais, que sempre revelam algo da artista, chamam a atenção do seu olhar e provocam a criação de objetos que expressam essa sinergia.

Seizo Soares

A escultura em madeira é um acontecimento na vida do artista que desde 2010 cria pequenas esculturas, utilizando madeiras consideradas preciosas por sua raridade e beleza. Cada peça é criada para ser uma escultura “vestível”, ou seja, anéis, pingentes, pulseiras e broches. Também explora outros materiais como ferro, borracha e cimento.

Rosana Boniconte

Designer de Joias pelo Instituto Europeo di Design de São Paulo e também Administradora de Empresas.

Miriam Mirna Korolkovas

A artista é curadora independente, voltada para arte da joalheria. É curadora na exposição “Em Sintonia, Arte de Vestir” e responsável pela assessoria projetos artísticos.


Serviço | New Gallery

Exposição “Em Sintonia, Arte de Vestir”

Visitação aberta ao público: 06 a 27 de abril de 2019, de terça à sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 15h. Entrada franca.
Rua Padre Garcia Velho, 173, Pinheiros, São Paulo/SP
www.newgallery.com.br | contato@newgallery.com.br | +55 11 95677-7177

Sobre a New Gallery
Galeria de arte inaugurada em 2019, destina-se à joalheria autoral contemporânea, em São Paulo, dedicada a este tipo de arte. Traz em seus ambientes metodologias inovadoras, voltadas para o cenário contemporâneo nacional e internacional, promovendo um ambiente multidisciplinar, com viés educativo. Seus ambientes exploram a exposição de artes coletivas e individuais, performances, gastronomia com arte, moda com arte, música com arte, além de workshops, palestras, visitas, tours guiados e formação de colecionadores.