Frozen cucumber hack: o truque do TikTok de aplicar rodelas de pepino congelado nos olhos funciona?

Casa própria ainda é sonho de jovens à procura do primeiro apartamento
19 de outubro de 2022
Como escolher o sofá ideal de acordo com o ambiente
19 de outubro de 2022

Usuários do TikTok sofisticaram aquele velho truque das rodelas de pepino nos olhos, mas será que isso funciona realmente? E para quê?

O pepino nos olhos: o clássico truque de beleza caseira que atravessa gerações foi, digamos, aprimorado por usuários da rede social TikTok; agora, as rodelas são congeladas para depois serem aplicadas. Mas isso realmente funciona? E para quê? A julgar pelo apelo popular, parece que sim: afinal, a hashtag #frozencucumberhack (truque do pepino congelado) acumulou mais de 25 milhões de visualizações. Mas isso está realmente fazendo alguma coisa de valor, ou apenas as pessoas apenas se sentem bem? “Os pepinos são conhecidos por serem ricos em vitamina C e também ajudar a reduzir o inchaço. Aplicar fatias de pepino na área dos olhos pode ajudar a reduzir o inchaço. O gelo faz com que a molécula de vitamina C degenere-se e não cumpra suas funções, por tanto não há o benefício de nutrição da pele, mas o pepino congelado age como um vasoconstritor, diminuindo o fluxo sanguíneo, com ação hidratante e anti-inflamatória”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia.

Enquanto o calor expande os poros, o frio ajuda a fechá-los. “Se você acordar de manhã e seus olhos estiverem inchados, você pode usar um cubo de gelo no rosto ou uma toalha fria. Ou um pepino congelado. Seja qual for a sua escolha, apenas não segure nada que seja gelo em uma área do seu rosto por muito tempo. Se você notar que a pele está ficando rosada ou levemente dormente, você deve parar”, diz a médica.

Mas não se trata apenas de desinchar. O legume também pode dar à pele um grande impulso de hidratação. “Quando aplicado topicamente, os pepinos podem fortificar as células para que possam se manter hidratadas e trabalhar nos níveis mais altos. Na área dos olhos, a hidratação é imensamente benéfica, uma vez que essa é uma região de pele extremamente fina”, diz a médica. Quer mais um truque para potencializar? Aplique um gel refrescante para os olhos contendo ácido hialurônico (que “atrai a hidratação do ambiente para a pele”) e coloque o pepino por cima.

As fatias de pepino também podem ajudar a combater as olheiras escuras, graças aos seus altos níveis de vitamina K, que comprovadamente melhoram a circulação sanguínea. “No entanto, todos esses efeitos são temporários. O melhor a fazer em caso de olheiras é procurar um médico para identificar o tipo e direcionar o tratamento”, explica a médica.

Entre os procedimentos em consultório, está a experiência HydraFacial Perk Olhos, que utiliza a exclusiva tecnologia roller-flex para remover gentilmente impurezas e células mortas da pele da área dos olhos através de sucção a vácuo ao mesmo tempo em que nutre e hidrata a região com o Sérum HydraFacial Perk Olhos. “Ele age iluminando, tonificando e revitalizando a pele dos olhos com resultados imediatos e duradouros na melhora das linhas finas, inchaço e olheiras”, explica a dermatologista Dra Mônica Aribi. “Outros pacientes podem precisar de tratamentos mais direcionados a laser no comprimento de onda 1064nm que causa uma microfragmentação no pigmento, que é absorvido pelo organismo, clareando a região. Em outras situações, no caso de bolsas, podemos usar preenchedores injetáveis para tratar os sulcos”, finaliza a médica.

Fonte: *DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, Speaker da Medithread para colocação de fios de PDO corporais, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @dramonicaaribi