Fio de algodão orgânico naturalmente colorido é novidade no mercado artesanal

Arca Parque traz programações ecológicas e oficinas durante todos os finais de semana de março
25 de fevereiro de 2021
Jolie by Monte Carlo apresenta Coleção Magia
25 de fevereiro de 2021

Made by You lança fio #72 especial para crochê e tricô desenvolvido em parceria com a Natural Cotton Color

Pensando sempre em inovar e reforçar os processos sustentáveis em toda a cadeia de moda e de decoração, a Made by You, marca que comercializa kits handmade, apresenta o fio de algodão orgânico naturalmente colorido para crochê e tricô, que deve criar novas possibilidades para o mercado artesanal, destacando-se como inédito neste segmento. O algodão que já nasce colorido (sem o uso de aditivos ou corantes) sempre existiu na natureza. Foram cerca de 20 anos de estudos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Algodão até que a fibra se tornasse alongada e resistente para, finalmente, ser transformada em fios e tecidos pela indústria têxtil. O desenvolvimento do fio da Made by You para o mercado artesanal contou com a parceria da Natural Cotton Color. A empresa paraibana produz algodão colorido orgânico com contrato de compra garantida no assentamento Margarida Maria Alves, em Juarez Távora, no sertão do Estado. O cultivo pela agricultura familiar ocupa 18 hectares de terra em sistema de sequeira, sem irrigação, adubo ou inseticida sintético.

“A Embrapa tem a expertise de fazer a planta gerar a pluma já na cor para não precisar tingi-la. O fio orgânico, por ser cultivado sem irrigação e não precisar de tingimento, traz menor impacto ambiental no processo de produção”, comenta Andreia Camilo, do marketing da Made by You. Há uma economia de 87,5% da água que seria consumida num processo convencional do cultivo até a produção na indústria. “Aliado a esse processo mais natural, contamos com uma grande parceria da Natural Cotton Color, que acredita na economia colaborativa e transformadora”, completa Andreia.

A Natural Cotton Color é reconhecida por fomentar a produção do algodão colorido nos assentamentos da reforma agrária no Estado da Paraíba. As peças de moda feminina e masculina são exportadas para vários países. A marca também é reconhecida como sustentável por gerar impacto social e econômico ao inserir agricultores, rendeiras e bordadeiras de toda a região Nordeste do Brasil, sobretudo da Paraíba, na sua produção de moda. O cultivo ambientalmente correto não gera problemas de saúde, garante remuneração digna e muita autoestima, constituindo, assim, um exemplo de cadeia produtiva sustentável na indústria da moda brasileira.

fio #72 da Made by You para crochê e tricô está disponível em quatro cores desenvolvidas pela Embrapa Algodão (BRS Rubi, BRS Safira, BRS Topázio, BRS Verde) numa escala de tons terrosos e neutros, ideais para criações clássicas e casuais.

Made by You

https://www.madebyyoustore.com/

https://www.instagram.com/madebyyoustore/?hl=pt-br

https://br.pinterest.com/madebyoustore/

https://www.youtube.com/c/madebyyoustore/about

Aplicativo gratuito iOS e Android: Made by You