Fecomércio PR premiará mulheres de destaque

Boyce Avenue traz show inédito a Curitiba
17 de junho de 2022
Projeto Manipueira busca na mandioca o terroir brasileiro da cerveja
17 de junho de 2022

A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios entrega prêmio a mulheres que se destacaram em 2020 e 2022

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), realiza nos dias 17 e 18 de junho o Prêmio Mulher Empreendedora, em Foz do Iguaçu.

O empreendedorismo feminino cresceu 34% em 14 anos, mais de 7,9 milhões de mulheres abriram micro e pequenas empresas como forma de alcançar autonomia financeira. As mulheres exercem seu protagonismo em vários setores, mas também se mostram capazes de gerir empreendimentos de alta complexidade, sem limitações. O Prêmio Mulher Empreendedora, que é realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, homenageia empresárias que se destacaram no setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado.

Nessa 13ª edição serão homenageadas as empreendedoras dos anos 2020 e 2022, pois a pandemia paralisou as comemorações em todo o mundo e no Sistema Fecomércio Sesc Senac não foi diferente. Além das 44 empresárias indicadas pelas 22 câmaras, receberão a homenagem quatro mulheres que contribuem com o desenvolvimento do estado, essas indicadas pela Fecomércio: de 2020, Graciela Ines Bolzon Muniz, vice-reitora da UFPR e Tatiana Turra Korman, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. As premiadas de 2022 são Luciana Saito Massa, presidente do Conselho da Superintendência de Ação Solidária do Estado do Paraná e Sueli Gulin Calabrese, vice-presidente do Conselho de Administração do Expresso Princesa dos Campos (Grupo Gulin).

Homenagens especiais

Luciana Saito Massa –Ação social e voluntariado (2022)

Luciana Saito Massa nasceu em Registro. Filha de mãe japonesa e pai descendente de português, é a quarta filha de uma família de cinco irmãos.

Com uma infância simples na zona rural, trabalhou na agricultura familiar, e foi morar em Curitiba, capital do Paraná, ainda adolescente para estudar.

Em 1998 conheceu o governador Carlos Massa Ratinho Junior quando, ainda jovens, começaram a namorar. Juntos são pais de Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto. Atualmente, preside, de forma voluntária, o Conselho da Superintendência de Ação Solidária do Estado do Paraná.

A superintendência, que está ligada à Secretaria de Justiça, Trabalho e Família, tem como função prestar o apoio e articulação para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), utilizando-se da ação solidária integrada como forma de estabelecer parceria entre governo estadual e municipal e a sociedade, em suas diversas formas de organização, fomentando o voluntariado e a ação social no Estado.

Sueli Gulin Calabrase – Desenvolvimento do Comércio (2022)

crédito foto: Mauro Campos

Filha de uma tradicional família curitibana (Grupo Gulin) ligada aos meios de transporte coletivo, Sueli Gulin Calabrese, atualmente é diretora de Recursos Humanos e vice-presidente do Conselho do Expresso Princesa dos Campos. Sua trajetória profissional começou aos 15 anos de idade, passando por diversas outras atividades, como presidências de entidades de classe e mais tarde já com o foco de empreendedorismo, dirigiu várias empresas.

Formada em Administração, pela Uniandrade e em Direito, pela FAE Centro Universitário hoje cursa duas pós-graduações: Gestão Pública pela FESP-PR e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e Instituto de Transporte e Logística (ITL).

Por toda a sua atuação empresarial, incentivando o desenvolvimento do comércio nas diversas áreas de atuação do seu grupo empresarial, Sueli recebe a homenagem especial concedida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG).

Tatiana Turra Korman – Turismo Paranaense (2020)

Tatiana é formada em Turismo pela Universidade Positivo, com Especialização em Marketing pela FAE Business, e cursando, também, Turismo Internacional pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – Espanha. Consultora em Turismo, já prestou trabalhos ao Ministério do Turismo, Universidade Federal de Santa Catarina, SEBRAE-PR, entre outras instituições e empresas.

Entre 2009 e 2016 foi diretoria executiva do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, sendo reconhecida com o prêmio Panorama do Turismo – Profissional do Ano 2015 – Ente Turístico e o Grand Prix Prêmio Caio – Melhor Profissional de Marketing de Destino 2016.

Em janeiro de 2017, assumiu a presidência do Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo, órgão oficial do turismo na Prefeitura Municipal de Curitiba e através deste, compartilha a coordenação operacional de relevantes projetos da cidade, a exemplo do Natal de Curitiba, Luz dos Pinhais, lojas #CuritibasuaLinda e Arcadas na Madeira que contribuem para o fomento da economia criativa.

Graciela Ines Bolzon de Muniz – Educação e Impacto ambiental (2020)

Graciela Ines Bolzon de Muniz é vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, com doutorado em Engenharia Florestal pela UFPR e pós-doutorado em Educação pela UNED-Espanha. Professora Titular da UFPR desde 1994, tem longa trajetória na pesquisa com tecnologia e utilização de produtos florestais, notadamente no desenvolvimento, transferência de tecnologia e inovação de novos produtos madeireiros de alta qualidade, com 12 patentes registradas.

É coordenadora da rede de nanotecnologia LCNano-SISNano uma iniciativa da UFPR e MCTIC emergindo como referência nacional e internacional no campo da nanotecnologia, com a pesquisa e desenvolvimento em materiais e nanocompósitos, nanosensores e nanodispositivos em projetos desenvolvidos com empresas. Com mais de 100 orientações de mestrado e doutorado, já publicou mais de 150 artigos científicos em periódicos indexados no Brasil e no exterior. Autora de livros e capítulos de livros nas áreas de madeira e recursos florestais, é pesquisadora nível 1 de produtividade pelo CNPq. É membro de comitês assessores científicos da CAPES, FINEP, CONEAU dentre outros.