Falta de ar, tosse e emagrecimento podem ser sinais de câncer de pulmão

Bolo de banana com goiabada para quebrar a rotina alimentar da semana
19 de agosto de 2020
Experiência entre florestas e montanhas em Campos de Jordão completa 2 anos com inovações
19 de agosto de 2020

Pacientes que têm esse tipo de câncer e se infectam pelo novo coronavírus tem maior chance de desenvolver complicações no tratamento de Covid-19

Agosto é o mês de conscientização do câncer de pulmão, doença que apresenta 30 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (I nca ) . O médico William Nassib William Júnior, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo , explica que esse tipo de tumor se forma por meio de um crescimento anormal das células no órgão. “Esse tipo de câncer pode causar falta de ar, em caso de bloqueio de uma via aérea, tosse, escarro com sangramento e dor no tórax. Além disso, o tumor eventualmente pode se espalhar para outras partes do organismo, se tornando um câncer mais avançado”, ressalta o especialista.

O câncer de pulmão também pode levar a sintomas como perda de apetite, emagrecimento e fadiga intensa. “Além disso, quando a doença se espalha para outros locais pode causar sintomas relacionadas ao órgão onde ele se alojou como, por exemplo, uma dor de cabeça se houver metástase cerebral”, afirma William.

Já não é mais segredo que o principal fator de risco para esse tipo de câncer é o tabagismo. O fumante ativo tem um papel importante, pois quanto mais tempo e mais cigarros ele fuma, maior é a chance de desenvolver esse tipo de câncer. A poluição atmosférica também está relacionada a chance aumentada de câncer de pulmão.

“O fumante passivo, aquele que convive com quem fuma, também apresenta um risco maior de desenvolver câncer de pulmão. Porém, quem cessa o tabagismo tem o risco gradualmente reduzido. Não chega a zero, mesmo depois de muitos anos sem fumar, mas diminui muito”, explica o oncologista. Ou seja, a principal maneira de se prevenir contra esse tipo de câncer é mesmo parar de fumar. “Certamente há casos de pacientes com câncer de pulmão que nunca fumaram, por exemplo, mas esse é um número relativamente pequeno e parar de fumar é de fato a principal medida para evitar a doença”, ressalta o oncologista.

Câncer de pulmão e Covid-19: o que sabemos?

A pandemia também afetou os pacientes com esse tipo de câncer. Estudos apresentados recentemente revelam que os pacientes com câncer de pulmão que se infectam pelo novo coronavírus têm maior chance de desenvolver complicações da Covid-19. “O risco é maior principalmente para aqueles que estão mais debilitados, idosos e que têm câncer de pulmão ativo, ou seja, que estão recebendo quimioterapia. Portanto, esses pacientes devem ter cuidado redobrado e seguir todas as medidas recomendadas para prevenção de infecção pela Covid-19”, afirma o oncologista.

Diagnóstico e tratamento

A detecção precoce do câncer deve ser priorizada e pode ser feita por meio da realização periódica de tomografias de tórax de baixa dosagem, uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos naqueles pacientes de alto risco para câncer de pulmão, que são pessoas mais velhas e que têm histórico de tabagismo. “Além disso, pessoas que têm sintomas do câncer de pulmão devem procurar auxílio médico para que o diagnóstico seja feito o mais rapidamente possível. Uma vez identificada uma área anormal no pulmão por meio do exame de imagem, uma biópsia dessa área é realizada para o diagnóstico definitivo do câncer”, explica o médico. Os tratamentos incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo ou imunoterapia ou combinação de dois tratamentos, dependendo de cada paciente.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Photo by Annie Spratt on Unsplash