Faça-se a Luz!

Bingo Beneficente acontece em shopping de Curitiba em prol de famílias em vulnerabilidade social
27 de julho de 2022
Santander e Harvard anunciam 5 mil bolsas de estudo para aprender habilidades em ambientes corporativos
27 de julho de 2022

Theodora Home e Caroline Ficker lançam luminárias com técnicas que envolvem sustentabilidade e conforto ambiental

A busca pela comodidade e aconchego através de objetos de decoração é cada vez maior para compor um ambiente que traga satisfação e bem-estar e vá muito além do visual estético. Novos conceitos de design surgem e destacam o que é funcional, sustentável, e que desperta diferentes sentidos. Aspectos acústicos, térmicos e lumínicos de determinado espaço podem influenciar no psicológico e estão atrelados à qualidade de vida e ao conforto ambiental – um grande aliado da arquitetura e decoração.

Sempre em busca de promover bem-estar através da casa, a Theodora Home se uniu à Caroline Ficker – arquiteta e especialista em Conforto Ambiental e Eficiência Energética pela USP – para criar uma linha de luminárias que tragam maior sensação de conforto aos ambientes, com técnicas que combinam os benefícios da iluminação natural com os da artificial. Sem deixar o visual de lado, o conceito da linha envolve sustentabilidade, conforto ambiental e eficiência energética, que tem como objetivo otimizar o aproveitamento das fontes de energia para reduzir custos e colaborar com o meio ambiente.

A inspiração das peças partiu da vontade de utilizar diferentes discos, que quando combinados, podem resultar não só em formas diferentes, mas principalmente em diversos efeitos de iluminação, como filtros, que somados mudam a percepção e intensidade da luz propagada. Segundo a arquiteta, a utilização de cores seguiu como uma decisão natural, já que o intuito é criar um ambiente aconchegante e lúdico. “Gosto da ideia de ter o usuário como colaborador, alguém que participa dos efeitos que a peça pode proporcionar e graduar luz e cor de acordo com o seu humor”, completa Caroline.

São 3 modelos nas cores ocre, rosa chá e azul cobalto, que podem compor diferentes ambientes. “A possibilidade de ter um objeto que vá além de sua função principal, que é iluminar, mas que traga também outras funcionalidades e benefícios como sustentabilidade, bem-estar e conforto, é o que sempre buscamos aqui na Theodora Home. A ideia é criarmos uma coleção, que ainda dará espaço à mesas, carrinhos e bandejas, todos no mesmo conceito”, diz Marcela Caio, fundadora do e-commerce.

A coleção está a venda no site www.theodorahome.com.br

Sobre a Theodora Home

Theodora Home é um canal e e-commerce de décor e lifestyle, com o foco em promover bem-estar dentro e fora de casa.

Com curadoria equilibrada entre peças garimpadas pela fundadora Marcela Caio, design criado pelo Studio TH (estúdio de design e produção da marca) e parcerias e collabs com amigas da TH, o site contempla uma seleção de mais de 3.000 peças entre móveis, objetos para casa e mesa posta. A plataforma conta com editoriais criados semanalmente, vídeos e produções autorais. Entre as marcas internacionais e os designers brasileiros, a Theodora Home representa mais de 30, incluindo designers nacionais como Assouline, Baccarat, Galeria Lume, Christofle, Donatelli Tecidos, Humberto da Mata, Royal Limoges, Nara Ota, Nicole Toldi, Richard Ginori e Trousseau.

Recentemente a marca lançou uma linha Wellness com produtos, itens e experiências de bem-estar, além de uma curadoria com novos designers de moda, acessórios e itens de design em parceria com a Brand New Brands.

www.theodorahome.com.br

Sobre Caroline Ficker

Caroline Ficker é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo.

Possui especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela USP, além de participar em diversos cursos de marcenaria e iluminação aplicadas à autoconstrução de peças.

O Design de móveis está presente em seu trabalho desde o início. Para cada cliente, Caroline costuma criar uma peça única, pensada e desenvolvida para incorporar o respectivo projeto. Desta experiência, surgiu a ideia de produzir sua própria linha de peças colecionáveis, começando por instalações de luz.

crédito fotos: Julia Herman