Expandindo horizontes: o papel crucial das mulheres na exploração espacial da NASA!

Lisboa e Porto classificadas entre as melhores cidades do mundo para se viver
8 de março de 2024
Os mistérios da Ilha de Páscoa: a construção das estátuas moais
8 de março de 2024

Desde o pioneirismo de Sally Ride até a futura missão Artemis III, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais na exploração espacial, desafiando estereótipos e inspirando gerações.

O Programa Espacial inicial da NASA recrutou apenas homens para a exploração além da superfície da Terra. No final da década de 1970, porém, a agência selecionou sua primeira turma de mulheres astronautas. Ao longo das últimas quatro décadas, com o perdão do trocadilho, as mulheres passaram a ganhar mais espaço. Desde que a primeira mulher norte-americana explorou o espaço, o papel feminino na NASA tem sido fundamental e impactante. Do pioneirismo de Sally Ride, em 1983, às recentes conquistas, as mulheres têm desafiado estereótipos e superado barreiras, demonstrando excelência em campos que tradicionalmente foram dominados por homens.

As mulheres na NASA têm desempenhado papéis essenciais em todas as facetas da exploração espacial, desde a engenharia e ciência até a liderança e gestão de missões. Suas contribuições foram cruciais para avanços significativos em tecnologia espacial, pesquisa científica e descobertas sobre o cosmos.

Suas realizações, que contribuem significativamente para o avanço da exploração espacial, demonstram não apenas excelência científica e técnica, mas também inspiram futuras gerações de mulheres a seguir carreiras na área e a alcançar novos patamares. Seja liderando missões, conduzindo pesquisas de ponta ou inspirando a imaginação global, o papel das mulheres na NASA tem sido crucial para expandir nosso entendimento do cosmos e promover a igualdade de gênero no campo da ciência e da exploração espacial.

Apesar de, estatisticamente, menos de 15% das pessoas que foram ao espaço serem mulheres, e apenas um terço dos funcionários da NASA serem do sexo feminino, é preciso analisar os avanços até o momento. Se entre 1959 e 1969, a totalidade das pessoas formadas pelo curso para astronautas da agência espacial norte-americana eram homens, atualmente o índice caiu para a metade.

Do ponto de vista da igualdade de gêneros ainda há uma longa estrada a se percorrer. No entanto, à medida que olhamos para o futuro, é fundamental reconhecer e valorizar o papel feminino na NASA, garantindo que continuem a ser líderes e pioneiras que inspiram. “Quarenta anos depois de Sally Ride, que inspirou inúmeras mulheres e meninas, a NASA se prepara para pousar a primeira mulher – e a primeira pessoa negra – na Lua como parte das missões Artemis III”, comenta a diretora de operações do Kennedy Space Center Visitor Complex, Therrin Protze.

A grande aposta do governo norte-americano, a Artemis III, está programada para pousar perto do polo sul lunar em 2026. A tripulação vai desembarcar no gelado polo sul da Lua, uma área em que nenhuma pessoa ou missão robótica esteve antes. Esta exploração será mais desafiadora, em comparação aos espaços prospectados durante as missões Apollo, de 1968 a 1972. A NASA se comprometeu a diversificar mais na seleção da tripulação, incluindo critérios raciais, de gênero e profissionais, que historicamente, não caracterizavam o perfil das missões espaciais.

FICA A DICA!

Em uma viagem a Flórida, não deixe de incluir no roteiro visita ao Kennedy Space Center Vistor Complex, o carinhosamente conhecido pelos brasileiros como Parque da NASA, em Cabo Canaveral, a cerca de 1h de carro de Orlando. No entanto, a compra antecipada de ingressos é recomendada, bem como ficar por dentro da programação do complexo no site oficial.

SOBRE O NASA KENNEDY SPACE CENTER VISITOR COMPLEX

O Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy dá vida à história épica do programa espacial dos EUA, oferecendo um dia inteiro ou mais de diversão, inspiração e atividades educativas. Incluído com a admissão: o novo Gateway: The Deep Space Launch Complex, Heroes & Legends, com o U.S. Astronaut Hall of Fame, apresentado pela Boeing, Space Shuttle Atlantis, Journey to Mars | Launched by United Launch Alliance, filmes espaciais, o Rocket Garden, o recentemente inaugurado Planet Play e o Apollo/Saturn V Center. Situado a menos de 1h de carro de Orlando, na Flórida. O Visitor Complex está aberto diariamente a partir das 9h, com horários de fechamento variando de acordo com a estação. Clique aqui para mais informações.

 SOBRE A TM AMERICAS

Empresa líder em marketing de turismo internacional, especializada em destinos e atrações de classe mundial. Conta com uma equipe de profissionais trilíngues especializados em diferentes áreas: marketing, vendas, comunicação, marketing digital e posicionamento de marca. Sediada na Flórida, está presente no Brasil, Colômbia, México, Argentina e Canadá – abrangendo 18 países. | TM Americas é a agência de marketing na América Latina para o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex através da Delaware North.

foto: divulgação