Especialista lista cuidados pré e pós-operatórios que garantem um bom resultado na cirurgia plástica

The Westin Porto de Galinhas comemora 1º aniversário com desconto exclusivo
17 de maio de 2023
Versatilidade básica: Camila Queiroz apresenta coleção Ultralight Cashmere da Intimissimi
17 de maio de 2023

Cirurgião plástico há 22 anos, Samuel Colman, explica situações avaliadas em quem deseja passar por esse tipo de procedimento e como é importante não pular nenhuma etapa para garantir a segurança de um processo cirúrgico e a satisfação do paciente

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS em inglês), o Brasil é um dos líderes no ranking de países que mais fazem procedimentos estéticos no mundo, sendo a lipoaspiração e a abdominoplastia os mais procurados pelos brasileiros. Essas cirurgias, assim como outras, exigem cuidados pré e pós operatórios, que garantem a saúde, segurança e satisfação do paciente.

Especialista em cirurgia plástica, com mais 22 anos de experiência só nessa área, o médico Samuel Colman, fundador da Clínica Colman, afirma que quem precisa ou simplesmente deseja recorrer a algum tipo de cirurgia plástica, deve ficar atento a algumas questões para garantir um procedimento seguro e uma boa recuperação. Critérios e cuidados que devem ser observados e orientados pelo médico responsável, segundo ele.

“Chamamos isso de cirurgia segura. Existe um protocolo que a nossa Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica já tem e que todo cirurgião plástico credenciado deve seguir, seja para cirurgia de pequeno, médio ou grande porte”, destaca o cirurgião.

Cuidados pré-operatórios

Segundo Colman, tudo começa com uma avaliação pré-operatória, na qual se ouve o desejo do paciente e busca-se saber seu histórico clínico, sendo que nesse sentido o que mais preocupa é a possibilidade de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar. “Isso nos preocupa muito, porque 25% da população tem predisposição genética para ter esse tipo de problema e as pessoas não sabem. Essa é uma questão que precisa de muita atenção para que possamos realizar um procedimento cirúrgico, principalmente na área de cirurgia plástica”, comenta o especialista.

Outras questões avaliadas nos pacientes estão relacionadas à nutrição e à realização ou não de atividade física. “Depois dessa avaliação rápida, passamos a conversar sobre os exames pré-operatórios que precisamos fazer. Que são considerados básicos para que possamos realizar uma cirurgia, isso porque nossa preocupação vai além da beleza, mas tem a ver também com a saúde do paciente”, explica.

Após toda essa avaliação é que se pode dizer se o paciente está pronto para operar, se vai precisar fazer uso de algum tipo de suplementação antes da cirurgia ou se precisa de tratamento mais prolongado antes do procedimento desejado. “A fase de preparo é primordial, ela encurta o tempo de recuperação e diminui a chance de complicações tanto cirúrgicas quanto pós-operatórias”, destaca Colman.

Cuidados pós-operatórios

Logo após a realização de um procedimento, alguns cuidados gerais devem ser tomados por qualquer paciente, sendo eles: uma boa hidratação, nível de vitaminas e alimentação adequada. “Na questão da alimentação, nós retiramos tudo que pode inflamar o corpo do paciente, para reduzir a carga tóxica, a fim de deixar o organismo mais leve, e possibilitar uma recuperação melhor. Alguns alimentos que devem ser evitados são leite e derivados, glúten, óleos vegetais e açúcares”, explica o médico.

Movimentar o corpo também é muito importante após uma cirurgia, mas isso vai depender de cada procedimento e de cada paciente. Essa e as demais informações devem ser passadas pelo profissional que é responsável pelo procedimento. Por isso é importante procurar profissionais capacitados e responsáveis, para garantir que todas as etapas sejam concluídas da melhor forma possível, sem riscos e com satisfação garantida.

Sobre a Clínica Colman

Com uma equipe multidisciplinar, a Clínica Colman é especializada em cirurgia plástica e nutrição funcional e integrativa, com uma ampla gama de procedimentos de rosto e corpo. Fundada pelo médico e responsável técnico do espaço, Samuel Colman, tem como premissa a busca pela excelência através do equilíbrio entre a saúde física e emocional.

Mais informações: www.clinicacolman.com.br