Especialista em Direito do Consumidor do CEUB dá dicas para aproveitar a Black Friday e evitar prejuízos

Grandes monumentos brasileiros serão iluminados no Dia de Doar
16 de novembro de 2023
Iquine lança cor tendência para 2024
16 de novembro de 2023

Além de estar informado dos direitos do consumidor, é necessário conferir regras, avaliações e prazos de entrega

Para aproveitar os descontos da Black Friday sem prejuízos, é fundamental que os consumidores estejam cientes a seus direitos e ajam de maneira responsável. Professora de Direito do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e especialista em Direito do Consumidor, Daniella Torres, traz dicas para garantir que a experiência seja satisfatória e dentro dos parâmetros legais: “Com cautela é possível aproveitar as promoções com segurança e sem prejuízos. Lembre-se de que o planejamento e o conhecimento são os melhores aliados nesse período de promoções”.

Tanto para fornecedores quanto para consumidores, o planejamento é fundamental, recomenda Daniella. Lojistas devem escolher os produtos a serem oferecidos, a plataforma de vendas (online ou física), as opções de entrega, e assim por diante. “Da mesma forma, os consumidores devem se planejar com antecedência, pesquisando os produtos que desejam adquirir e verificando os preços pelo menos um mês antes da Black Friday. É importante não se deixar levar pelo impulso no dia do evento”, afirma.

Ao fazer compras pela web, a docente do CEUB indica: 

Suspeite de preços excessivamente baixos: se um produto normalmente é comercializado por um valor e está sendo ofertado por algo bem abaixo da média, isso pode ser um sinal de alerta. Produtos com preços muito baixos de mercado levantam dúvidas quanto à sua procedência e qualidade. “Embora descontos de 50%, 40% ou até 60% sejam comuns na Black Friday, é fundamental cautela ao encontrar ofertas que pareçam excepcionalmente baixas”, garante.

Entenda condições e possíveis defeitos: durante a Black Friday, é comum as lojas oferecerem produtos com pequenos defeitos, como arranhões ou amassados. No entanto, o defeito não pode comprometer a funcionalidade do produto. Certifique-se de que a loja informe claramente qualquer defeito e que se comprometa a corrigi-lo.

Garanta uma compra segura: faça pesquisas sobre os sites. “Isso inclui consultar recursos governamentais, como o site ‘consumidor.gov.br,’ para verificar se existem reclamações em relação a determinado site, loja ou fornecedor”, reforça.

Verifique a segurança do comércio eletrônico: “se o site possui um certificado de segurança, geralmente indicado por um cadeado no navegador. Também se certifique de que a URL do site comece com ‘HTTPS,’ o que indica uma conexão segura.

Cuidado com ‘combos promocionais’: a prática da venda casada é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Portanto, se um site exige a compre de outro produto para obter um desconto, denuncie essa prática. “Fique atento a práticas de publicidade enganosa, como a indicação de preços de produtos em conjunto com valores unitários em letras pequenas. Se encontrar publicidade enganosa, denuncie”, completa.

Confira os prazos de entrega: se informe sobre o prazo de entrega antes da finalização da compra, seja na Black Friday ou em qualquer outra época. Certifique-se de que o prazo atenda às suas necessidades e expectativas, evitando surpresas desagradáveis.

Divulgação