Especialista destaca dicas para o empreendedor aumentar a margem do seu negócio

Jaime Hayon abre as portas de seu apartamento em Valência, Espanha
21 de julho de 2022
Homem do Sapato inova com lançamento de 30 modelos de sapatos em apenas dois meses
21 de julho de 2022

Com momento reaquecido para o varejo online, a All in reforça que 75% dos brasileiros usam as redes sociais para buscar produtos

Com a chegada do omnichannel, o varejo vive um momento de reaquecimento do setor, com destaque para a evolução dos canais de compra e a integração entre mundo virtual e físico. E, para aproveitar o cenário, a All in, plataforma de soluções que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados, destaca dicas práticas e úteis para o empreendedor.

Na pesquisa “O Perfil do Consumo para 2022”, realizada pela All in, 56% dos entrevistados afirmaram que, depois que começaram a comprar online, não quiseram mais parar. Já de acordo com o estudo mais recente, divulgado em junho deste ano sobre as tendências de consumo nas redes sociais, 75% dos consumidores ouvidos usam seus perfis nas redes para buscar produtos, o que reflete o impacto que novas tendências estão tendo no mercado.

Agora, para o empreendedor que deseja alavancar o seu negócio por meio de ferramentas online, Nelson Scoz, diretor comercial da All in, separou algumas dicas:

1) Ferramentas e tecnologia

Mesmo as empresas mais renomadas são desafiadas a manter uma comunicação constante com seu público para fidelizar e reconquistar. São diversas as ferramentas e a escolha de uma, duas ou mais, depende muito da estratégia de negócio, do tipo de serviço ou produto, entre outras variáveis. Porém, é importante que saibam o que existe neste catálogo digital. Há ferramentas como marketing cloud, gestão de base, plataforma de disparo de e-mail, push e sms, ferramentas de remarketing e performance entre outras.

Importante destacar que cada caso é um caso e depende muito das estratégias, contudo, existem diferentes recursos que certamente trarão mais engajamento, clientes e vendas para o seu negócio. Como exemplo, podemos citar parceiros que ajudam a marca a mapear o comportamento do consumidor  e, em uma mesma plataforma, criar campanhas inteligentes com base nessas informações, de forma automática e imediata, a fim de entregar uma experiência personalizada para o cliente.

2) Automação x humanização

Marketing inteligente se baseia em dados. A automação apoiada em informações sobre seu consumidor permite ganho de escala, sem abrir mão da personalização nas comunicações, o que fideliza o cliente e constrói uma relação de confiança e identificação com a marca.

Ter conhecimento sobre o comportamento de navegação e consumo é outro ponto importante. Quando entendemos isso, identificamos em qual etapa dessa jornada o consumidor está, se está prestes a fechar uma compra por exemplo.  E, por meio de campanhas inteligentes é possível, então, recomendar produtos ou conteúdos relevantes e de acordo com o perfil dele.

3) Online e offline: tudo junto e misturado

A loja física deve pensar seus canais de forma complementar, ou seja, o digital e o físico andam juntos  e a experiência precisa ser única. Um cliente que experimenta uma roupa e não leva porque não encontrou seu tamanho pode ser o mesmo que abandonou um carrinho virtual pelo mesmo motivo. E o que você vai fazer diante disso?

É aí que conhecer o seu cliente fará toda a diferença para transformar, por exemplo, uma frustração em uma experiência melhor sobre outros produtos. A dica aqui é ter certeza que, independentemente de onde o cliente esteja, ele tenha o mesmo atendimento e experiência de qualidade, com a mensagem alinhada entre todos os canais. Como fazer isso? Focando em jornadas – e experiências – omnichannel.

“São várias as tendências atuais do mercado que poderíamos destacar por aqui, mas focar em alguns direcionamentos principais é um bom começo. O mercado está em constante evolução, com novas soluções sendo criadas a todo momento e um consumidor mais exigente e qualificado, o importante aqui é sempre estar atento às novidades do setor a fim de investir em ações certas para cada tipo de negócio”, finaliza Scoz.

Segundo índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, durante o primeiro trimestre deste ano, as vendas online cresceram cerca de 12%, e as expectativas seguem otimistas para o setor.

Sobre a All in:

A All in é uma empresa de tecnologia que une dados e inteligência para oferecer uma suíte de soluções que ajuda marcas a criar experiências de consumo personalizadas e omnichannel para seus consumidores e, com isso, otimizar investimentos, aumentar as vendas e trabalhar a retenção de clientes. É uma unidade de negócio da Locaweb Company.

Photo by John Schnobrich on Unsplash