Escritório archi.lab assina apartamento em Apucarana – Paraná

Slaviero Hotéis lança promoção de Dia dos Pais para todas as unidades
11 de agosto de 2023
Alexandre Birman assina calçados da coleção de Verão 24 de Paula Raia
11 de agosto de 2023

O projeto B.E., localizado em Apucarana – Paraná, possui 217m² e é assinado pelas arquitetas Maira Rossi e Karen Felix, do escritório archi.lab

O apartamento fica no mesmo prédio onde as profissionais executaram as áreas comuns e de acessos, além do apartamento modelo decorado.

Os clientes, um jovem casal, possuem um gato de estimação, e muitas das solicitações e soluções do projeto foram pensadas para ele, desde materiais de fácil manutenção e durabilidade, como o tecido pet friendly do sofá, pendentes do jantar que fossem de difícil acesso para evitar que ele usasse como playground e até mesmo as cortinas da sala, modelo rolô.

O projeto não necessitou de alterações no layout da planta original da construtora, já que a área social compunha living, jantar e gourmet integrados. O objetivo das arquitetas nessa área foi criar uma proposta em que esses três ambientes se comunicassem simultaneamente. A decoração foi pensada para que tivesse poucos objetos, espaços livres de ruídos e fosse prática para o dia a dia com o gatinho, que gosta de explorar todos os cantinhos da casa. A cozinha funcional foi mantida separada para isolar barulhos e odores, além de manter o visual diário separado da área social.

A paleta base do apartamento possui tons de cinza e detalhes em preto, que ressaltam a beleza do verde explorado em tecidos, objetos, mobiliário e plantas, que compõem o paisagismo. Na estante, uma curadoria de obras de arte e objetos em cerâmica compõem a proposta de um ambiente convidativo e de contemplação. Cada peça foi escolhida pelas arquitetas, junto aos clientes para garantir que fizessem sentido ao casal, e não apenas decorativas.

A madeira utilizada pontualmente em painéis laminados e como destaque na ilha do gourmet trouxe o equilíbrio necessário à base cinza da paleta. Lastras de porcelanato que remetem às texturas de pedras naturais (Pietra Lombarda, Portobello e Ms Barcelona Acero, Portobello) revestem os fundos de nichos decorativos, e o grande pilar que divide o jantar e a churrasqueira do gourmet, leva novas texturas à proposta de materiais. Todas as bancadas tanto da área social quanto dos banheiros foram executadas em Neolith, seguindo o mesmo padrão de cores do projeto.

O gourmet recebeu uma bancada em ilha de madeira maciça, pedido especial do cliente, que se integrou aos tons neutros e ao mesmo tempo proporcionou uma interação dinâmica e totalmente integrada às duas áreas, o living que funciona mais no dia a dia e a varanda que funciona em dias em que a churrasqueira é a protagonista. A identidade de cada espaço é construída através de detalhes como este, uma peça com história e um mobiliário que acompanha a família.

Na sala íntima, as obras da artista Marilene Zancchett criam a atmosfera da transição entre a área social e a íntima. As telas escolhidas pelos clientes trazem características individuais e leituras figurativas simples, minimalistas, elegantes e atuais, inspiradas nos centros urbanos. Nas estantes e nichos, uma curadoria de obras de arte e objetos em cerâmica compõem a proposta de um ambiente convidativo e de contemplação.

Para as arquitetas, voltar ao prédio para executar o projeto deste apartamento foi um presente, um exercício de arquitetura que mexeu com a forma de olhar para o espaço e de viver cada processo, com a oportunidade de olhar para o trabalho de dentro para fora: do ponto de vista do usuário.

Escritório archi.lab – Arquitetas Maira Rossi e Karen Felix

www.archilab.com.br

https://www.instagram.com/archi.lab/

Fotógrafa Isabela Mayer

@isabelamayerfotografia