Enxoval de casa: como escolher os itens de cama e banho

Qualitá aposta na qualidade aliada à praticidade e lança drip coffee
15 de julho de 2020
Saucony desembarca no Brasil com exclusividade na Netshoes
15 de julho de 2020

Arquiteta Karina Korn relacionou dicas valiosas que ajudam a montar o enxoval da casa com itens confortáveis e duradouros

No quarto, além do mobiliário composto por cama, armários e apoios laterais, o enxoval é de extrema importância, já que veste a cama e garante muito mais do que o conforto visual. Quando bem escolhido, promete bem-estar e aconchego certo para os moradores, afinal o enxoval é a roupa da nossa casa. Quem explica o quão fundamental é a escolha das peças certas é a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura.

estilo da decoração dos ambientes dita a definição. “Todo o jogo da cama deve se harmonizar ao restante da decoração do quarto. Porém, combinar não significa colocar tudo da mesma cor, mas sim ter bom senso na escolha, utilizando elementos que conversem entre si”, lembra Karina.

Outro quesito a ser avaliado é o conforto. De nada adianta ser uma peça magnífica se for desagradável aos moradores. Assim, a arquiteta recomenda pesquisar bem antes de realizar a compra. “É normal surgirem dúvidas, pois as lojas dispõem de muitas opções… fio egípcio, algodão e um leque de contagem de fios. Sobretudo, a minha dica é que nada substitui o toque nas tramas para sentir o quão aconchegante é esse material”, diz Karina. Para ela, quanto mais fios, mais macio é o tecido.

Tecidos leves são opções para os dias de verão – projeto Karina Korn / Foto: Eduardo Pozella

Para compor o enxoval, é preciso investir em decisões que atendam tanto o verão quanto ao inverno. Pensando nos dias mais quentes, o aconselhável é apostar em tecidos leves. Já os de inverno demandam tramas mais grossas, como as mantas feitas de lã, crochê ou tricô, por exemplo.

A arquiteta também revela uma dica de ouro que garante o bem-estar dos moradores e uma cama ainda mais convidativa para as horas de descanso: “O jogo de cama precisa ter um cheiro gostoso. Por isso, além do amaciante de sua preferência, que tal uma água de lençóis borrifada pela cama?”, sugere.

Composição do enxoval de cama

roupa de cama é a parte mais numerosa de um enxoval para casa e é composta por jogo de lençol, bem como por cobre-leito, mantas, cobertores e capas protetoras. Além de levar em conta o tamanho da cama, a altura do colchão também deve ser analisada para que o lençol não fique pequeno. “Eu indico sempre um jogo com lençol de elástico, que garante o tecido bem esticado”, revela. Na sequência, a parte de cima precisa apresentar, pelo menos, 30 cm de barrado. Fechando a montagem, Karina ainda sugere o uso do duvet, uma capa de edredom que protege o item de poeira, revela a arquiteta, bem como uma peseira ou manta na ponta da cama.

Detalhes da ponta da cama no projeto de Karina Korn / Foto: Eduardo Pozella

Os travesseiros também figuram na lista de escolhas. A profissional afirma que costuma indicar o uso de seis peças, divididas da seguinte forma: dois maiores, de 90 cm, com porta-travesseiros que ficam encostados na cabeceira; outros dois, de 90 cm, com a fronha e mais dois, na parte da frente, com 70 cm. “Ah, também não podem faltar almofadas decorativas e uma saia para esconder o box da cama”, lembra.

Em termos numéricos, a conta padrão é considerar a aquisição de quatro jogos, sendo dois lisos e dois estampados – uma equação que permite combiná-los entre si quando a ideia for variar a composição. Para o edredom, a recomendação é coordenar o uso com o jogo de lençóis.

Enxoval de banho

Qualidade é palavra de ordem na hora de eleger o enxoval do banheiro, afinal, as toalhas precisam ser macias para não arranhar a pele, absorver bem a água do corpo e assegurar maior durabilidade no uso diário. Sobre as cores, Karina evidencia sua preferência por tons neutros que podem ser coordenados aos jogos com bastante facilidade.

Um olhar dentro do roupeiro:

  • Quatro jogos de lençóis combinados (incluindo lençol de baixo, lençol de cima e fronhas);
  • Fronhas avulsas;
  • Um edredom;
  • Duas capas de edredom;
  • Um cobertor ou manta;
  • Uma colcha ou cobre leito;
  • Seis travesseiros;
  • Porta-travesseiros;
  • Seis capas protetoras de travesseiro;
  • Uma capa protetora de colchão;
  • Uma saia para o caso de cama box.
  • Quatro jogos de toalhas de banho (incluindo banho, rosto e piso);
  • Duas toalhas de rosto avulsas;
  • Dois tapetes de banheiro avulsos;
  • Um roupão por morador.

Sobre Karina Korn Arquitetura

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis.

Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.

Karina Korn Arquitetura
Tel. (11) 98848-6858 / (11) 98849-9669
karinakorn@karinakorn.com.br
www.karinakorn.com.br

@karinakornarquitetura

crédito fotos: Eduardo Pozella