Envelopamento de geladeira: solução prática para renovar o visual do eletrodoméstico na cozinha de casa

Banho de água doce depois do mar ajuda a manter saúde da pele
25 de janeiro de 2022
Projeto Social oferece 60 vagas gratuitas para o curso de Design de Moda
25 de janeiro de 2022

Adepta do recurso, a arquiteta Cristiane Schiavoni explica os tipos de processo e compartilha inspirações de projetos em que aplicou o recurso 

envelopamento de geladeira pode ser uma das saídas mais práticas e econômicas para quem deseja dar uma repaginada no ambiente da cozinha. Muitas vezes, a pintura do eletrodoméstico pode estar danificada e, em meio ao orçamento curto para a reforma ou substituição, a solução para não destoar. “Em algumas situações, o projeto pode pedir uma combinação específica de cores, estética e estilos. Assim, por que não ousar e envelopar a geladeira com uma cor diferente?”, explana a arquiteta Cristiane Schiavoni, responsável pelo escritório que leva o seu nome.

A visão de beleza e harmonia também está em constante transformação, assim como as ideias do ser humano. Podemos apenas cansar do ambiente onde estamos diariamente e pedir por um recomeço. “Muito rápido e prático, o envelopamento é como colar um adesivo e, de um dia para o outro, o morador pode experimentar a sensação de uma geladeira novinha em folha”, avalia a arquiteta. “A não ser que o eletrodoméstico apresente problemas técnicos em seu funcionamento, sou da opinião que não há necessidade de comprar um novo produto sem necessidade”, complementa.

A seguir, acompanhe as orientações que Cristiane compartilhou sobre o procedimento:

Como é feito o envelopamento?

envelopamento é feito por meio de um vinil e são vários os tipos que podem ser utilizados empregados, que por sua vez podem ser lisos, com estampas ou finalizados com uma película protetora. Entre as opções, o papel contact se configura como uma das opções mais acessíveis para a realização, entretanto, segundo a arquiteta, “a durabilidade não é das melhores”. Sendo assim, o vinílico, combinado com a limpeza adequada, se mostra como o material mais indicado para um longo período de utilização.

Para a instalação, ela também orienta a contratação de uma mão de obra especializada, de forma a evirar falhas comuns que podem ocorrer, como o caso de bolhas, possíveis marcas ocasionadas pela intenção de resolver problemas de percurso na aplicação e até mesmo a medição errada. “As emendas aparentes quebram o intuito de parecer que a geladeira foi pintada”, orienta Cristiane.

Na varanda gourmet, a arquiteta enfatizou a paixão do morador pelo filme ‘The GodFatther’, um clássico dirigido por Francis Coppola

Mas para quem deseja arriscar, é possível seguir um passo a passo. O primeiro é verificar, meticulosamente, as dimensões da geladeira para cortar o adesivo. Posto isso, antecedendo a aplicação, faz-se fundamental a limpeza e a secagem da superfície para que não haja nenhum empecilho na hora de colar o material escolhido. “Para iniciar, o adesivo deve ser ajustado de cima para baixo com uma espátula que auxilie nesse processo de colagem. Recomendo paciência e, depois de tudo pronto, um pano úmido por toda superfície conclui o envelopamento”, recomenda a profissional.

Mesmo sendo considerada uma alternativa provisória, basta cuidar bem do envelopamento para que ele dure. Além disso, são diversos os benefícios que o envolvem, como o custo e a maneira como a mudança é implementada.

Nessa cozinha, a arquiteta Cristiane Schiavoni resolveu uma insatisfação da moradora, que comprou o modelo errado de geladeira. Para contornar a situação, ela sugeriu o envelopamento na mesma tonalidade de amarelo que já fazia parte da marcenaria dos armários. “Entusiasmada, a cliente adorou”, relembra

Decoração com envelopamento

“Eu adoro a simplicidade e a versatilidade do envelopamento. Nos projetos, ele permite personalizar o eletrodoméstico conforme o estilo decorativo, seja ele vintage, contemporâneo, retrô e industrial, entre outras possibilidades”, enfatiza a profissional de arquitetura. “E ainda posso realizar os desejos dos meus clientes, fato esse que me deixa ainda mais satisfeita”, reforça.

Para um ambiente clean, Cristiane Schiavoni sugere a utilização da cor branca com texturas. Ao passo que, para um espaço mais contemporâneo, tons como o prateado ou um acabamento como o de aço escovado são boas pedidas. Pensando em um décor vintage, cores expressivas como o azul e o amarelo claro e o vermelho são escolhas que se adequam super bem à proposta. “Podemos também investir em um lado afetivo, com o envelopamento acompanhado por mensagens positivas em uma atmosfera de lousa”, sugere.

Por fim, o preto pode ser muito bem empregado, assim como adesivos que imitem aço corten, que remete ao estilo industrial. “As possibilidades são inúmeras e o segredo é usar a criatividade”, reforça Cristiane.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni 

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni 

Fotos: Carlos Piratininga