Envelhecimento da pele: dormir poucas horas ou ter sono de baixa qualidade pode acelerar o processo

Férias: 6 cuidados com a casa antes de aproveitar as viagens de final de ano
2 de dezembro de 2021
Sheila Cunha apresenta exposição de joias florais em São Paulo
2 de dezembro de 2021

A falta de sono pode fazer com que a pele pareça cansada e desbotada. Dependendo da frequência e do tempo com o qual isso ocorre, a pele pode sofrer com um processo acelerado de envelhecimento

Dormir uma boa noite de sono, às vezes, parece uma realidade distante, mas uma sequência de noites mal dormidas pode ser cruel com a sua pele. “O que conhecemos como privação de sono, insônia ou até mesmo má qualidade de horas dormidas, além dos prejuízos cognitivos, da diminuição da imunidade e do aumento do risco cardiovascular, também tem relação com a pele, de modo a acelerar o envelhecimento. Isso acontece porque dormir bem é essencial para produção de diversos hormônios que funcionam como uma defesa antioxidante natural contra os radicais livres, que causam envelhecimento cutâneo. Então, além das olheiras, dormir mal deixa a pele mais susceptível ao aparecimento precoce das linhas, rugas, manchas e flacidez; as inflamações da pele, como a acne, também podem se tornar mais constantes”, afirma a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O inchaço facial também é uma alteração visível para quem dorme mal.

De acordo com a médica, o nosso corpo tem um relógio biológico, que funciona em um ciclo de vigília e sono. A todo momento, os mecanismos de reparo não cessam, mas durante o sono noturno, eles são mais eficientes, pois a frequência cardíaca, a secreção do cortisol e a adrenalina diminuem. “Então o organismo trabalha de forma mais amena e a reparação, o anabolismo muscular e a síntese de colágeno são maiores durante a noite”, diz a médica, que orienta algo entre sete e oito horas diárias de sono de qualidade. Um sono de má qualidade mostra suas garras no amanhecer: acordar fadigado é um sinal.

A falta de sono, explica a dermatologista, diminui todo o metabolismo do ciclo circadiano, sono e vigília, o que compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração durante o período noturno quando o metabolismo está na sua atividade basal. “Então isso afeta a produção natural de antioxidantes naturais, como melatonina, glutationa, superoxido dismutase e catalase. Todos eles fazem parte da defesa antirradical primária do nosso organismo. Além disso, ocorre também alteração na produção do hormônio de crescimento, IGF-1, que regula a insulina (evitando com que altos índices de níveis glicêmicos envelheçam nosso tecido e provoquem inflamação como acne)”, explica.

Dormir mal também descontrola o hormônio cortisol, o que faz com que os vasos sanguíneos inchem para acomodar um aumento do volume de sangue. Isso também acontece com os vasos sanguíneos sob os olhos. “O cortisol ativa a nossa resposta de ‘fuga ou luta’ para tornar o corpo mais alerta quando não dorme. Também pode elevar a produção natural de óleo, causando acne”, explica. “O sono induz a produção de colágeno, então, com o tempo, a falta de sono geralmente leva a olheiras, linhas finas e pele pálida”. O cortisol também é conhecido como o hormônio do estresse e quando seus marcadores estão altos, o envelhecimento se acelera. “O estresse e a ansiedade prejudicam as células da pele e seu processo de renovação, já que encurtam os telômeros – capas protetoras dos cromossomos que têm como função preservar o DNA. A consequência disso é a aceleração do envelhecimento, causando rugas e manchas na pele”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Uma das estratégias para diminuir e tratar essas alterações é usar o resveratrol, um ativo que aumenta a telomerase (que é uma enzima que repõe as partes danificadas do telômero). O Resveratrol, por exemplo, está presente no Gel-Creme Complex Antissinais, um hidratante anti-idade desenvolvido pela Età Cosmetics que conta com uma associação de ativos naturais biotecnológicos que agem sinergicamente para impedir os danos causados pelos radicais livres, aumentar a quantidade de fibras de colágeno e elastina e melhorar a densidade e integridade da pele. Dessa forma, o produto auxilia na recuperação da firmeza e elasticidade, reduzindo a aparência de manchas, promovendo ação preenchedora de rugas e conferindo luminosidade ao tecido cutâneo.

A dermatologista Dra. Patrícia Mafra explica que, como o sol, poluição e outros agentes agressores geram reações químicas incompletas na pele (radicais livres), é durante a noite, no sono, que ocorre a varredura desses radicais livres. “Mas isso, evidentemente, só vai acontecer se o corpo puder descansar”, afirma.

A falta de sono pode fazer com que a pele pareça cansada e desbotada, então você precisa de algo para dar um impulso à pele. “Capaz de reter até 1.000 vezes seu peso em água, o ácido hialurônico de baixo peso molecular hidrata profundamente para aumentar e iluminar a pele cansada”, diz a médica. O ideal é apostar nos dermocosméticos que tenham ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular, pois eles chegam nas camadas mais profundas, como é o caso da novidade Be Hialuronic, desenvolvido pela Be Belle. “O Be Hialuronic é um poderoso sérum hidratante de efeito imediato que conta com altíssima concentração de Ácido hialurônico para contribuir com a saúde, jovialidade e beleza da pele, já que é capaz de manter altos níveis de água na derme, fortalecer a barreira cutânea, suavizar as linhas finas provocadas pela desidratação, proteger as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele e estimular a síntese de ácido hialurônico, conferindo assim efeito de preenchimento duradouro”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

Pacientes que sofrem com insônia há algum tempo podem precisar da versão injetável desse ácido ou de biestimuladores de colágeno ou ainda lasers e ultrassons, procedimentos feitos em consultório médico.

A médica conta que uma importante estratégia é cuidar bem da pele antes de dormir, de preferência utilizando substâncias que vão potencializar a ação de reparo e regeneração celular. “Antioxidantes como Vitamina C, Vitamina E, resveratrol, picnogenol, luteína e ômegas 3 e 6 podem ser usados sempre após limpeza e tonificação da pele”, sugere a dermatologista. Outro ponto importante com relação ao sono da beleza diz respeito à posição de dormir: “O fato de dormir com o rosto virado 100% para o travesseiro, ou sempre de um dos lados, vai formando rugas dinâmicas importantes, e que muitas vezes nos faz envelhecer mais assimetricamente com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas”. E o ideal é dormir sempre de barriga para cima ou de lado. “Essas são as recomendações de forma geral”, finaliza a médica.

FONTE:

*DRA. PATRÍCIA MAFRADermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), com estágio em Dermatologia pelo Grupo Santa Casa e acompanhamento do Serviço de Ginecologia e Sexologia do Hospital Mater Dei, Dra. Patrícia Mafra é expert em injetáveis e speaker em eventos nacionais e internacionais, palestrando sobre temas ligados à área de atuação. A dermatologista também foi preceptora de Medicina Estética do Instituto Superior de Medicina (ISMD).

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*LUDMILA BONELLI: cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.