Energia solar valoriza o imóvel e promove economia na conta de luz

Cinema, Gastronomia e Afeto: Pousada Estrela D’água cria prato inspirado em Tieta para 4ª edição do Festival de Cinema de Trancoso
14 de outubro de 2021
22º Veiling Market apresenta novidades em plantas e novos projetos para os produtores
14 de outubro de 2021

Entenda como funciona o sistema fotovoltaico e as principais vantagens ao adotá-lo em casa, indústrias e empresas de todos os portes

Em um país com altos índices de irradiação solar como o Brasil, com mais de 3 mil horas de exposição ao brilho do sol por ano, o uso de sistemas para aproveitar a energia solar é extremamente vantajoso. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil está entre os dez países com maior capacidade instalada de sistemas de energia solar.
De acordo com Alexandre Borin, gerente comercial da fabricante de inversores solares Fronius do Brasil, por ser uma fonte barata de energia renovável, utilizar um sistema fotovoltaico de captação de energia solar para a produção de eletricidade verde é extremamente vantajoso. “Desta forma, logo a partir do momento em que o sistema é comissionado, é possível economizar uma quantia significativa de dinheiro por quilowatt hora, representando uma redução de 50% e 95% na conta de luz de uma família, por exemplo”, explica.

Sistema Fotovoltaico
Um sistema fotovoltaico consiste em dois componentes-chave: os módulos solares e o inversor. Os módulos são normalmente instalados em telhados, mas também em instalações de campo. Quando a luz solar atinge os módulos solares, estes geram eletricidade na forma de corrente contínua, que é conduzida por cabos para um inversor, onde é convertida em corrente alternada e pode ser usada na residência ou alimentada na rede.

Refrigeração, aquecimento de água, uso de eletrodomésticos e outros itens comuns em uma casa, que funcionam com eletricidade, tornam os custos com energia, para muitas famílias, inviáveis. Por isso, entre os benefícios do sistema fotovoltaico, a economia de recursos ganha destaque por utilizar a energia fotovoltaica para as necessidades pessoais e poupar o uso de combustíveis fósseis, como gás ou óleo, ou de hidroelétricas. “Com o uso de um inversor aliado ao medidor inteligente Fronius Smart Meter, é possível ter uma visão geral do consumo diário, mensal e anual de energia, o que ajuda a programar melhor as atividades dos equipamentos de maior consumo enquanto se gera energia, como, por exemplo, a utilização do chuveiro elétrico, lava-roupas, ou mesmo ar condicionado” destaca Borin.
Além da redução nos custos com a energia elétrica, a energia autoproduzida ainda apresenta outras vantagens:

Economia de custos com planejamento – Ao construir uma residência, a instalação dos módulos solares no telhado é mais fácil enquanto os andaimes estão no local, o que reduz custos logísticos.
Valorização do imóvel – Estudos internacionais confirmam que o valor de um imóvel aumenta significativamente com a instalação de um sistema fotovoltaico. Dependendo da região e do tamanho, é possível uma valorização de até 5%.
Redução da pegada ecológica – Com fotovoltaicos, é produzida uma energia verde, sem CO2 e ecologicamente correta.
Muito popular em residências, a instalação de sistemas fotovoltaicos tem se tornado cada vez mais comum também em indústrias e empresas de todos os portes. “Por isso, além de uma linha completa de inversores solares para residências, a Fronius está trazendo para o Brasil também inversores mais robustos, ideais para uso comercial e industrial, completando, assim, seu portfólio para atender diferentes necessidades dos consumidores”, conclui Borin.

Sobre a Fronius do Brasil
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta por três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias. Fundada na Áustria em 1945, é líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2020, foi a primeira subsidiária da empresa a receber o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e obter a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Pequenas 2020. Saiba mais em: https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Solar Energy
Operando há 10 anos no Brasil, a terceira e mais jovem das três unidades de negócios da Fronius se dedica a soluções inovadoras para o mercado fotovoltaico, com produtos e serviços voltados para geração, armazenamento, distribuição e consumo de energia solar, que, combinados em um sistema holístico, abrem novas oportunidades para abraçar a transição energética. Por meio da força do sol, a Solar Energy Fronius trabalha para um futuro sustentável e livre de emissões, tornando o ambiente ainda mais habitável para as gerações futuras. Somos 24 horas de sol.