Empresário, apresentador e incentivador do turismo: Todo o carisma de Alvaro Garnero

Projeto “Carinho em Dobra” ensina a arte milenar dos origamis para promover conexão e afeto
10 de dezembro de 2020
ICI conquista Selo Sesi ODS 2020
10 de dezembro de 2020

Aos 52 anos e recém nomeado embaixador honorário do turismo no Brasil, Garnero se tornou uma das principais personalidades do país, acumulando em sua trajetória profissional negócios e projetos de sucesso dentro e fora país

Alvaro Luiz Monteiro de Carvalho Garnero, 52 anos, e do Rio de Janeiro. Bem nascido, o empresário poderia ter escolhido o caminho mais fácil e sem maiores preocupações, mas não desperdiça nenhuma chance de fechar um bom negócio e expandir seu leque de atuação. Figura fácil em colunas sociais, Alvaro começou a carreira como administrador de empresa, mas se encontrou no mercado de entretenimento e, posteriormente, do turismo.

Aos 17 anos se mudou para os Estados Unidos, onde viveu por 15 anos, tornou-se pai, e acumulou passagens acadêmicas pela San Diego University State e National University. Retornou ao Brasil em 2000, de lá para cá, se aventurou constantemente no mundo do entretenimento, somando investimentos em projetos bem sucedidos e vislumbrando um nicho de mercado inédito chamado dining club, unindo restaurante e casa noturna. Assim, trouxe o Café de La Musique. “Conseguimos ter algo no Brasil que não existia aqui. Nos tornamos uma rede de empresas de hospitalidade, não é só entretenimento“, ressalta o empresário.

Tornando o segmento cada vez mais democrático, Garnero também se tornou sócio do Café Society, em São Paulo. Junto a nomes como Dinho Diniz e Seu Jorge, o local também apresenta o conceito dining club e é inspirado nos anos 30 e no filme homônimo de Woody Allen. O espaço mistura drinks e alta gastronomia com muito Jazz, Blues e MPB, e conta com menu criado e assinado pelo chef celebridade Erick Jacquin.

Há três anos, Alvaro também se juntou a Victor Oliva no comando do Camarote Nº1, um dos maiores e mais requisitados camarotes do Brasil, localizado no Rio de Janeiro. Carioca e apaixonado pela cidade, o empresário comemora a força do Nº1, que há 30 anos vem abraçando com carinho o turismo local e incentivando a economia da região. “Hoje a ascensão do mercado de turismo e hospitalidade no Brasil já é perceptível, mas ainda tem muito a ser explorado“, aponta.

A exposição e o sucesso com o entretenimento e a paixão pelo turismo renderam, em 2007, uma nova sacada de negócios. Garnero fez sua estreia na televisão com o programa de viagens ‘50 por 1’, que percorre os mais luxuosos e paradisíacos destinos ao redor do mundo. Já foram cerca de cem países visitados e histórias contadas e preservadas. Com data de estreia marcada para o final de 2020, a 12ª temporada do programa será focada em destinos brasileiros, e tem o objetivo de promover o turismo nacional e contribuir para o impacto social, ambiental, cultural e econômico dentro das comunidades locais.

Reconhecendo o comprometimento de Alvaro, há quase 15 anos promovendo as belezas incomparáveis do Brasil e incentivando o brasileiro a conhecer o próprio país, em 2020 recebeu a nomeação de Embaixador do Turismo do Brasil, pela Embratur. “A alegria de ver meu trabalho sendo reconhecido se mistura com a ciência da responsabilidade do trabalho que a gente tem pela frente: ajudar na retomada do setor. Mas trabalhar pelo país mais lindo do mundo não é sacrifício. É sempre uma honra e um prazer“, conta.

Fortalecendo a importância do turismo como negócio e não apenas lazer, Garnero também assumiu a sociedade da plataforma iFriend, especializada na conexão entre viajantes e guias ao redor do mundo. O aplicativo já está disponível e sendo usado em diversos países e veio para revolucionar a forma de fazer turismo. Nele é possível escolher guias profissionais ou pessoas com outras profissões, como historiadores, geógrafos e músicos.

Hoje Alvaro Garnero também se desdobra no papel de pai da pequena Luma, ao lado da esposa e modelo Lou Montenegro, juntos há quatro anos. A personalidade, também pai de Alvarinho, 24, destaca a paternidade aos 50 anos. “Estou em um momento diferente na vida, em que não tenho mais que provar nada para ninguém. É um amor mais calmo, não tem aquele desespero de primeiro filho, da juventude“, conta. Para o futuro, Alvaro se mostra otimista e esperançoso por uma sociedade cada vez mais empática. “Mais que nunca, percebemos o quão importante é zelarmos pelo outro e pela saúde de quem amamos”, conclui.