Empresa cria campanha com mensagens motivacionais de seus colaboradores para presentear os clientes

Ministério do Turismo das Bahamas pede que viajantes continuem visitando as ilhas
13 de setembro de 2019
Perfil do viajante brasileiro e dados do setor de turismo são destaques em levantamento da Kantar IBOPE Media
13 de setembro de 2019

Mais de 20 mil cartões com frases de incentivo estão sendo distribuídas nas 12 empresas do BioGrupo durante setembro 

“Todas as suas batalhas te farão crescer”, “Faça mais, faça melhor, faça isso sempre!”, “Sua vida depende de suas escolhas”, “Comece o dia agradecendo”. Frases de incentivo e motivação estão sendo distribuídas aos clientes no mês de setembro, nas empresas do BioGrupo – holding de investimentos, com 12 unidades de negócio, mais de 150 colaboradores, que atende mais de 30 mil clientes por mês e registrou faturamento de R$100 milhões no ano de 2018. O projeto “Sorria, melhore o seu dia”, nasce da motivação do grupo em gerar impacto positivo e do comprometimento de contribuir para o dia-a-dia do cliente.

Uma pesquisa realizada pela Companhia Great Place to Work – GPTW, afirma que apesar da economia brasileira ter tido queda de aproximadamente 3,8% do PIB em 2015, as Melhores Empresas Para Trabalhar tiveram 14% de aumento no lucro e no faturamento durante o mesmo período. Para o CEO da holding, Eduardo Cordova, a motivação e incentivo são essenciais para enfrentar os compromissos do dia-a-dia, sejam eles pessoais ou profissionais. “Por que não passar um pouco do que disseminamos nas empresas para os clientes? Muitas vezes, ler uma mensagem de incentivo muda o comportamento de um dia inteiro”, acredita.

O desafio de gerar impacto positivo para os clientes surgiu em uma das reuniões mensais com a equipe. “Convidamos a própria equipe para definir qual seria o melhor presente que poderíamos oferecer aos nossos clientes em um mês tão especial, e surgiu a ideia de presenteá-los com o que temos de mais valioso, nossa sincera intenção de que ele tenha um dia melhor. Assim convidamos a própria equipe a escrever mensagens, manifestando seus desejos para com os clientes. Selecionamos 15 para iniciar o projeto, que inicialmente seria somente em setembro, mas pela reação positiva dos clientes já estamos pensando em mantê-lo por tempo indeterminado.” afirma o CEO.

A ação busca passar o que já é rotina dentro das empresas do grupo. Reuniões periódicas com toda a equipe têm foco exclusivo na motivação dos colaboradores. “Acredito que um colaborador feliz no trabalho entrega para o cliente seu melhor resultado”, afirma o empresário. Há 10 anos, Cordova começou a se aprofundar melhor em temas como motivação, desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Ele tem formação internacional em coaching integrado pelo instituto ICI, credenciado junto à ICF (international coach federation), formação em practitioner em pnl pela sociedade brasileira de programação neurolinguística, entre imersões e demais cursos na área. “O grande desafio é transformar o conhecimento em projetos que impactem positivamente a vida de colaboradores e clientes.” afirma.

Com o propósito de promover melhorias na vida das pessoas por meio da carreira, nas empresas do BioGrupo, a vontade de crescer é primordial para a contratação. O Grupo oferece treinamentos, cursos e planos de carreira: todos os gestores começaram em cargos operacionais e cresceram dentro do BioGrupo. Segundo pesquisadores da Harvard e da Stanford, um chefe ruim pode fazer tão mal à saúde quanto ser um fumante passivo. Mais de 75% dos profissionais americanos que foram entrevistados nessa pesquisa, disseram que seus superiores eram a pior parte de seus trabalhos.

Além de constante desenvolvimento dos gerentes, todos os líderes da companhia do grupo têm como meta conversar com um funcionário por dia. “A ação visa diagnosticar como está o lado emocional de cada um e buscar soluções para sanar qualquer dificuldade, seja ela pessoal ou profissional”, explica Cordova.

Nos últimos 12 meses, a empresa já investiu mais de R$ 100 mil reais em cursos de autodesenvolvimento para a equipe, com ações in company e o pagamento de 50% do valor de qualquer curso que o colaborador tenha interesse em fazer. “Entendemos que o sucesso vem das pessoas, fazemos negócios com pessoas e para pessoas. Não podemos ser o melhor em todas as áreas que uma empresa demanda: marketing, jurídico, finanças, contabilidade, negociação… por isso a necessidade de desenvolver pessoas”, afirma.

Além dos cursos, as empresas oferecem apoio em qualquer área da vida do funcionário, seja familiar, financeira ou emocional. Com processos padronizados e colaboradores capacitados, o BioGrupo acredita, a empatia da equipe e a excelência no atendimento são a chave para o sucesso nas empresas. “Investir em capacitação e motivação é muito além de investir no colaborador: é investir na empresa, na cultura, não funciona se apenas falarmos que vamos atender bem, precisa ser um propósito de todos. E um bom atendimento vai muito além de atender bem, é se preocupar com sinceridade com o cliente, é realmente desejar que ele tenha um dia melhor por compartilhá-lo conosco”, finaliza.

Empresas do BioGrupo:

– Fazenda Contabilidade: Assessoria empresarial que oferece serviços de contabilidade e consultorias especializadas. Localizada em Fazenda Rio Grande e com mais de 40 colaboradores, a empresa é pioneira a se profissionalizar no regime tributário de lucro real;

– Cordova advogados associados: Assessoria jurídica especializada na área civil, tributária e trabalhista;

– Faz RH: Consultoria em RH, estruturando toda a gestão e rotina pessoal, processos, contratação, avaliações, com mais de 25 anos de experiência na área;

– Plug contabilidade: Contabilidade especializada em PMEs;

– Fast coffee: presente nos postos de gasolina e com duas operações no Jockey Plaza Shopping;

– BioBaby: roupas infantis com desenhos feitos à mão, que transmitem conceitos de sustentabilidade de forma lúdica e adaptada ao universo infantil;

– Motion Publicidade: agência de publicidade, que atende todas as empresas da holding e clientes externos;

– NutryStation: máquina de compra e venda de produtos em academias;

– Bike Station: Startup de máquinas de equipamentos para bicicletas e ciclistas, presente em mais de 20 pontos, no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo;

– BioPosto: rede com quatro postos de gasolina em Curitiba e Pinhais;

– RCI: presta serviços de processamento de papel e materiais gráficos para outras empresas;

– Fazenda Carnes Nobres: açougue 100% angus, em Colombo.