Em Madri, azeite brasileiro produzido na Fazenda Serra dos Tapes recebe principal prêmio do mercado

Inspirado em Miami, o residencial East Blue é a novidade no Tatuapé, em São Paulo
27 de junho de 2023
Sasha Meneghel é a estrela da nova coleção de uma marca de joias inspirada na galáxia
27 de junho de 2023

Realizada no dia 23 de junho, cerimônia do Prêmio de Qualidade Mario Solinas consagrou o Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “Frutado” como o melhor do Hemisfério Sul, uma conquista inédita para o mercado nacional

Evento contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura e da Embaixada do Brasil na Espanha

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, localizada no município gaúcho de Canguçu, o Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “Frutado” foi consagrado, na última sexta-feira, 23 de junho, como o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Prêmio de Qualidade Mario Solinas, em cerimônia realizada na Espanha, na cidade de Madri.

A premiação é considerada a mais importante do mundo do azeite de oliva extravirgem. A conquista, inédita entre os azeites brasileiros, foi formalizada na sede da competição internacional, institucional e sem fins lucrativos Mario Solinas Quality Award.

Da esquerda para a direita: Flavio Bettarello, Chefe do Bureau Brasileiro de Comércio e Turismo em Madri; Thaís Santos, diretora de marketing e e-commerce da Fazenda Serra dos Tapes; Orlando Leite Ribeiro, Embaixador do Brasil na Espanha; além de Cláudia Santos e Jerônimo Santos, mestra de lagar e gestor da fazenda, respectivamente – Crédito: divulgação

Na ocasião, Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes, recebeu o prêmio das mãos de Jaime Lillo, diretor executivo do COI (Conselho Oleícola Internacional), organização responsável pelo Mario Solinas Quality Award, e de Alinne Bernd, representante do Ministério da Agricultura. A cerimônia também contou com a presença de representantes da Embaixada do Brasil na Espanha.

Um dia antes do evento, o time da Fazenda Serra dos Tapes foi recebido pelo Embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, na sede da Embaixada, em Madri. Cláudia Santos estava acompanhada do marido Jerônimo Santos, gestor da fazenda, e da filha Thaís Santos, que atua como diretora de marketing e e-commerce.

A edição 2023 do Mario Solinas Quality Award foi a primeira da história a contar com a categoria “Hemisfério Sul”. Criado no ano 2000 pelo COI, o objetivo do prêmio é incentivar a produção e a comercialização de azeites de oliva extravirgens de alta qualidade, com características organolépticas harmoniosas.

“Estamos honrados e orgulhosos com um reconhecimento tão importante como o Mario Solinas Quality Award, considerado o ‘Oscar’ da comunidade internacional. Esta é uma conquista não só para a Fazenda Serra dos Tapes, como para os produtores de todo o Brasil. Nosso objetivo sempre foi oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade e com ótimo custo-benefício, acelerando a iniciação dos consumidores no mundo dos azeites. Este prêmio vem para reforçar e coroar nossa dedicação”, celebra Cláudia.

Características do Potenza “Frutado”

Elaborado por Cláudia Santos, o Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “Frutado” tem acidez máxima de 0,014% e é preparado com as variedades de oliva arbequina, coratina e frantoio, cultivadas dentro dos mais altos padrões de qualidade. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise minuciosa da especialista.

Edição especial

Para celebrar a conquista do Mario Solinas Quality Award, a própria entidade concedeu à Fazenda Serra dos Tapes 3.900 selos numerados para o Potenza Frutado – Lote Mario Solinas.

Potenza “Frutado” – Crédito: Roberta Pereira

Durante a pré-venda no e-commerce da fazenda foram vendidas 2.000 unidades, que serão entregues aos clientes.

A edição especial segue à venda diretamente na Fazenda Serra dos Tapes e também no site da empresa em garrafas de 250 mililitros, pelo valor de R$ 60,00, e em garrafas de 500 mililitros, por R$ 100,00.

Sobre a Fazenda Serra dos Tapes

Com 210 hectares, divididos entre os olivais Trapeira e Paraíso, na Fazenda Serra dos Tapes são produzidas as linhas de Azeites de Oliva Extravirgem Potenza e Pecora Nera. Localizada no município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, a fazenda ocupa um local estratégico para o cultivo de oliveiras, entre os paralelos 30°S E 45°S, região que apresenta condições ideais de temperatura e luz solar.

Aberta a visitações, a Fazenda Serra dos Tapes faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes e oferece uma experiência completa de imersão na cultura milenar do azeite de oliva, com visual privilegiado, instalações projetadas para total conforto e segurança, além de um Lagar com equipamentos de última geração.

Sobre Cláudia Santos

Sommelier de Azeites e Mestra de Lagar da Fazenda Serra dos Tapes, Cláudia Santos é formada em Gastronomia, com extensão em Cozinha Francesa pela École Ducasse (instituto dedicado à gastronomia francesa fundado pelo renomado chef francês Alain Ducasse).

Durante sua formação, descobriu sabores, ingredientes e a influência histórica da gastronomia com a cultura de uma sociedade, temas que passou a explorar visitando os mais diferentes lugares do mundo e mergulhando em todos os aspectos das culturas locais. Em sua jornada, percebeu que o azeite de oliva extravirgem é um ingrediente presente em muitas destas culturas, sempre com uma forte ligação histórica com a tradição e o estilo de vida destes lugares.

O próximo passo foi avaliar as regiões brasileiras com clima mais adequado para implementar o seu projeto. Então, descobriu a Serra dos Tapes, na região de Canguçu (RS), local em que as condições climáticas para a produção de azeitonas estão entre as melhores do país.

Cláudia investiu em graduações internacionais, como Master Milling na UC Davis (Califórnia) e Sommelier de Azeites na Escuela Europea de Cata (Madri). Recentemente, concluiu na UNIA (Universidade Internacional da Andaluzia), um curso que foca na relação da análise sensorial no controle de qualidade para processamento de olivas. Com isso, vem estudando as técnicas do cultivo de oliveiras e o processamento das azeitonas para produzir azeites de oliva extravirgem da mais alta qualidade.