Economia circular em ação: Esponjas recicladas viram displays

Tipoia cocriada por designers e profissionais da saúde garante proteção, segurança e acolhimento
31 de outubro de 2019
Ministério da Cidadania e SulAmérica apresentam Kataklò Athletic Dance Theatre
31 de outubro de 2019

A novidade, feita totalmente com material reciclado, leva 15% de esponjas usadas em sua composição

A 3M passa a distribuir os displays da Scotch-Brite que contêm plástico vindo de esponjas recicladas pelo Programa Nacional de Reciclagem da marca, que serão implementados em lojas de todo o Brasil. Essa novidade é lançada no ano em que o programa completa cinco anos de existência, tendo coletado mais de 1,5 milhão de esponjas nesse período.

“O uso desse material no display representa o fechamento do ciclo de logística reversa desses produtos. Nós estamos muito satisfeitos com mais esse importante passo, especialmente no aniversário de cinco anos do programa”, comenta Emerson Mota, Gerente de Marca da Scotch-Brite, da 3M do Brasil.

Os displays são totalmente feitos de plástico reciclado, sendo 15% vindo de esponjas, e já podem ser encontrados na Grande São Paulo, nas lojas Extra Penha (Av. São Miguel, 962/1006, São Paulo), Extra Bosque Maia (Av. Salgado Filho, 1301, Guarulhos-SP) e Assai Nordestina (Av. Nordestina, 3077 – Vila Nova Curuca – SP).

O Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite

Desenvolvida pela 3M em parceria com a TerraCycle, e lançada em junho de 2014, a iniciativa, que já conta com mais de 5.000 pontos de coleta em todo o país, é a única no mundo a utilizar esponjas de limpeza doméstica usadas na fabricação de novos produtos. Para fazer o descarte ambientalmente correto, basta levar as esponjas, de qualquer marca e tamanho, até as lojas. O material coletado é transformado em matéria-prima para a fabricação de novos produtos de plástico, como baldes, lixeiras e pás de lixo. Além disso, as esponjas enviadas para a reciclagem geram uma doação de recursos financeiros para ONGs e escolas públicas.

Além de levar as esponjas a serem descartadas até os pontos de coleta, também é possível enviá-las gratuitamente pelos Correios. Para isso, basta se cadastrar no site http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite, juntar as esponjas e imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios na página do programa.

Neste link, é possível ter acesso aos endereços de todos os pontos de coleta de esponjas do programa.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 80 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o tratamento ambientalmente correto dos resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Scotch-Brite, L’OR, Pilão e Melitta que patrocinam Programas Nacionais de Reciclagem para seus produtos e embalagens.

Em janeiro de 2019, a TerraCycle lançou o Loop, plataforma E-commerce de produtos de consumo com embalagens retornáveis. Ainda em fase piloto, a iniciativa foi implementada nas cidades de Paris e Nova York e tem como parceiras gigantes como Nestlé, Unilever, P&G e PepsiCo, Danone, Mars Petcare, Mondelez Internacional, entre outras. A Plataforma Loop aplica o conceito de economia circular que permitirá aos consumidores adquirirem produtos de suas marcas preferidas em embalagens devolvidas aos fabricantes após o uso, gerando lixo zero em compras do cotidiano.

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 93 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 33 bilhões em vendas globais em 2018. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas.

Em 2018, alcançou faturamento bruto de R$ 4 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br, no canal 3Minovacao.com.br ou em nosso perfil no Instagram @3MdoBrasil e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.