Dos gramados ao sucesso no mundo dos chocolates

Problemas na articulação temporomandibular também estão entre as maiores causas de cefaleia
31 de janeiro de 2022
Academia Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2022
31 de janeiro de 2022

A trajetória do ex-Microempreendedor Individual, que hoje emprega 13 pessoas e distribui seus produtos para 350 pontos de venda, marca a estreia da Expedição Sebrae 50+50, em celebração ao cinquentenário da instituição

O brasiliense Alexandre Ferreira começou a empreender aos 19 anos, em 2009, quando ainda jogava futebol – passou por times como Gama, Goiás e Paraná. Orientado pela mãe de um amigo, começou a produzir bombons caseiros, que vendia para familiares e em alguns restaurantes, universidades e padarias. O que teve início como alternativa para custear as despesas do jovem, que queria ser jogador mas sofria com os salários atrasados nos clubes, se tornou um negócio promissor.

Antes de decidir empreender, Alexandre treinava durante o dia e fazia os bombons à noite. Aos poucos, a Aguimar Ferreira Chocolateria cresceu e hoje produz de mais de 7 toneladas por ano, em uma linha diversificada, que inclui bombons finos para casamentos e outros eventos, itens personalizados e chocolates funcionais, com opções veganas e zero açúcar. De olho no futuro, ele, sua família e os 13 colaboradores (distribuídos em duas unidades produtivas e uma loja) trabalham para ampliar a produção e investir no mercado externo.

“Quando a demanda pelos bombons aumentou, percebi que era preciso organizar o negócio. Foi aí que eu me formalizei como microempreendedor individual, fui um dos primeiros do Distrito Federal. Depois disso, passei a ter acesso a fornecedores que só vendiam para CNPJ, comecei a comprar matéria-prima mais barata e também a vender para empresas. Sempre contei com a capacitação, orientação e o apoio oferecidos pelo Sebrae, em diversos momentos decisivos para o meu negócio, como por exemplo, na participação em eventos nacionais e internacionais”, afirma ele, que tem na empresa a parceria da esposa, Angélica Ferreira, e de toda a família.

Inovação

De olho nas tendências do mercado, o empresário cria estratégias para inovar e se destacar. Como o `bombom tecnológico`, personalizado, que traz a impressão de um QR code em manteiga de cacau e é muito procurado para eventos promocionais. E também o chamado `chocoback`, um programa de fidelização dos clientes. Em ocasiões com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016, a empresa criou produtos temáticos que fizeram sucesso e foram notícia até em jornais internacionais.

“Eu aprendi que a gente não pode ficar parado, esperando pelas oportunidades. Além de buscar inovar sempre, não podemos desistir diante dos obstáculos. Por exemplo, o dono de uma grande rede de supermercados do Rio incentivou a gente a explorar o mercado carioca, mas ainda não cadastrou nossa empresa. Nem por isso, perdemos tempo. Aproveitamos a conexão com ele pra conhecer outros potenciais clientes e hoje temos vários pontos de venda na cidade”, conta Alexandre.

Números da Aguimar Ferreira Chocolateria

13 colaboradores

2 unidades de produção

1 loja física em um grande shopping do Distrito Federal

7 toneladas produzidas por ano

350 pontos de venda

Linha do tempo

2011 – Formalização como microempreendedor individual (MEI)

2013 – Desenvolvimento de uma linha para eventos (chocolates e bombons finos)

2013 – Desenvolvimento de produtos com impressão de QR codes direto no chocolate

2014 – Criação de uma linha de chocolates temática da Copa do Mundo

2016 – Participação no projeto Sebrae no Pódio, com foco nas Olimpíadas

2021 – Compra da marca Simple e ampliação da linha de chocolates funcionais

2021 – Inauguração da loja em um grande shopping de Brasília

Dicas do Alexandre: “como o Sebrae me ajudou”

Formalização como MEI

Vários cursos online

Cursos e eventos presenciais

Curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio

Consultorias e participação em missões empresariais

Expedição Sebrae 50+50

Alexandre Ferreira é o primeiro personagem da Expedição Sebrae 50+50, que vai percorrer o Brasil, em 2022, mostrando empreendedores e empreendedoras que estão criando o futuro e fazendo história. Assista aqui ao vídeo com a história dele.

Sobre o Sebrae

Promove a cultura empreendedora, aprimora a gestão empresarial e desenvolve um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios brasileiros, que representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do PIB e 54% dos empregos formais. Esses pilares definem a atuação do Sebrae, uma das mais reconhecidas marcas no setor produtivo brasileiro. Em 2022, a instituição celebra seu cinquentenário com o Projeto Sebrae 50+50, que reúne atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Dessa maneira, reforça seu compromisso na execução de projetos e parcerias, além de milhões de atendimentos e capacitações por ano, de forma gratuita. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.