Distribuidores Autorizados da Solar Coca-Cola inauguram usinas de energia renovável para abastecimento próprio

Salle of decor
22 de novembro de 2021
iQ Perfetto: o secador de cabelos mais revolucionário da história ficou ainda mais bonito
22 de novembro de 2021

Sete distribuidores de quatro estados do Nordeste irão consumir energia proveniente de fontes renováveis em parceria com a Insole.

A Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no Brasil, e seus Distribuidores Autorizados (DAs) iniciaram em outubro a operação das duas primeiras usinas solares em distribuidores nas cidades de Barra do Corda (MA) e Palmares (PE). Além delas, mais cinco plantas estão em construção nos estados da Bahia, Ceará e Maranhão (que terá duas unidades). O acordo foi fechado com a Insole, uma das maiores empresas de geração distribuída do Brasil.

Mais de 700 painéis de 370W e 450W serão utilizados para gerar energia limpa para as sete unidades, localizadas nas cidades de Barra do Corda (MA), Barreiras (BA), Cascavel (CE), Iguatu (CE), Maracanaú (CE), Palmares (PE) e Tutóia (MA). As usinas terão potência instalada de mais de 361 kWp (kilowatt pico), o suficiente para abastecimento próprio.

“Ao longo dos últimos anos, a Solar Coca-Cola tem investido em iniciativas que viabilizem uma matriz energética cada vez mais diversificada e sustentável para a companhia como um todo. A ação tocada junto aos DA’s é mais um passo importante que estamos dando rumo a efetivação desse planejamento que está se estendendo a toda nossa cadeia de produção e distribuição”, explica Orlando Fiorenzano, Diretor de Planejamento Integrado e Suprimentos da Solar Coca-Cola.

A parceria com a Insole vai possibilitar à Solar Coca-Cola implantar energia solar em seus distribuidores autorizados e unidades industriais. De acordo com Ananias Gomes, presidente da Insole, é uma honra participar de um projeto audacioso como esse. “Estamos muito felizes com essa parceria, pois reforça e contribui ainda mais com o nosso propósito de mudar a forma de consumo energético no país, através do uso da energia limpa e renovável. Dessa forma, fortalecemos o nosso papel de empresa ESG (sigla que é usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e o compromisso que assumimos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma.

A conclusão dos cinco projetos em fase de implantação está prevista para o primeiro trimestre de 2022. Juntas, as sete unidades vão gerar uma economia de energia superior a R$ 250 mil por ano, além da redução anual da emissão de 36 toneladas de CO², equivalente a 252 árvores.

“A ideia surgiu da vontade de apoiar os membros da nossa cadeia na aquisição de infraestrutura para o uso de fontes renováveis e sustentáveis nas suas operações. Para isso, organizamos uma espécie de clube de compras, no qual fizemos a ponte entre os DA’s e a empresa fornecedora para a aquisição de um pacote de serviços com um valor de mercado mais competitivo”, conta Luciano Gomes, Diretor Comercial da Solar Coca-Cola. Atualmente, a Solar conta com 63 DA’s em nove estados.

Fontes sustentáveis

Além dos projetos realizados em parceria com os distribuidores, a Solar Coca-Cola desenvolve outras ações nas suas unidades corporativas e fabris. Em 2021, a companhia alcançou a marca de 50% do seu consumo originados de fontes renováveis.

Com uma matriz energética diversificada, que inclui fontes como solar e eólica, a Solar já deixou de emitir mais de 2,6 mil toneladas de CO2 somente em 2020. Neste ano, a companhia está construindo outras duas usinas solares na Bahia e no Mato Grosso, que irão suprir a necessidade energética de 10 Centros de Distribuição e que terão potência instalada de 450 kWp.

Já nas fábricas da Solar, parte da energia consumida tem origem no parque eólico da Brennand, em Sento Sé, no interior da Bahia. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a companhia e o grupo Brennand (PE) e tem como meta chegar a 100% das unidades abastecidas com energia oriunda de fontes renováveis até 2025.

Visando a alcançar esse marco, em parceria com a Insole, a empresa está construindo na fábrica do Mato Grosso um estacionamento solar. O projeto agrega à função original do estacionamento a produção de energia solar, mudando a forma de se consumir energia e reforçando os investimentos na sustentabilidade da matriz energética da Solar Coca-Cola.

Sobre a Solar Coca-Cola

Listando entre os 20 maiores fabricantes mundiais e ocupando a segunda posição como maior fabricante do sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta com mais de 12 mil colaboradores e possui 9 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território, a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola.

Sobre a Insole

A Insole é uma empresa que oferece soluções financeiras por meio da conta de energia. Com oito anos de mercado, conta com um time de experts no desenvolvimento de soluções financeiras, tecnológicas e energéticas. A Insole é signatária do Pacto Global da ONU, que promove 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Além disso, a clean fintech desenvolve várias ações de engajamento socioambiental, fortalecendo suas práticas ESG e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre eles, a energia limpa e acessível. A empresa tem capacidade para implementar projetos de diferentes tamanhos em todas as regiões do Brasil. Atualmente, são mais de 5 mil clientes no país. A Insole é pioneira, inovadora e uma das maiores no mercado de geração solar distribuída.