Dicas para lavar de forma correta toalhas de banho e lençóis

O novo cooktop Pure White da Franke é ideal para cozinhas atemporais
28 de abril de 2020
Plataforma conecta necessidades do governo com iniciativas empresariais para enfrentar coronavírus
28 de abril de 2020

Mmartan e casa moysés indicam as melhores práticas para manter a sua saúde e a do enxoval

Cuidados com a higiene são essenciais para a saúde e para o bem-estar. Mas a lista de benefícios não para por aí. A lavagem adequada de roupas de cama e toalhas é de extrema importância em tempos de prevenção ao covid-19. Embora não seja uma tarefa complexa, existem algumas regrinhas a serem cumpridas que podem passar despercebidas na hora de lavar esses itens. Segui-las é de extrema importância para manter a sua saúde e também a do enxoval.

Antes de lavar as toalhas o ideal é separá-las por tonalidades, sem misturar outros tecidos. E elas devem ser lavadas apenas com outras toalhas. É importante também verificar se os filtros da máquina estão limpos, sem rebarbas no tambor, pois elas podem puxar fios das toalhas, comprometendo a aparência dos itens.

Ao adicionar o sabão, coloque somente a quantidade recomendada. O uso de alvejante é recomendado apenas em caso de roupas brancas, de forma comedida, e intercalada com o uso do amaciante entre uma lavagem e outra. O uso em excesso, seja ele líquido ou em pó, pode fazer com que o tecido fique duro com o passar do tempo, devido ao acúmulo de resíduos que irão obstruí-lo. A lavadora não consegue tirar o excesso durante o processo de enxague, tornando a toalha menos suave e degradando a fibra. Ao contrário do que se pensa, o uso do sabão não significa melhor eficiência na limpeza.

O mesmo acontece com o amaciante. Ele pode ser um grande vilão para a fibra de algodão, composição básica da maioria das toalhas de banho. Por ser feito à base de gordura, a substância cria uma pequena camada, que funciona como um repelente de água, ou seja, o tecido perde a capacidade de secar. Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é que se alterne o uso deste produto entre uma lavagem em outra.

Feita a lavagem das toalhas, o ideal é esticar as peças no varal e deixar secar à sombra. O calor do sol pode danificar a toalha, ressecando as fibras e fazendo com que a peça fique com aspecto grosseiro e toque áspero. A fibra de algodão, naturalmente têm certo percentual de umidade e é isso um dos fatores que contribuem para o toque macio e confortável. Vale também ressaltar que sol em excesso pode ocasionar o desbotamento das cores, principalmente, no caso de tons mais intensos ou escuros. Escolha um local ventilado, evitando que a toalha fique molhada por longo período de tempo, pois a umidade também pode enfraquecer as fibras e propiciar o ambiente perfeito para proliferação de micro-organismos.

Não é necessário passar a ferro ou a vapor. O calor do aparelho queima e prejudica as fibras do produto, deixando-as ásperas, sem brilho e fazendo com que a toalha perca sua eficácia na hora de secar o corpo. Mesmo o ferro a vapor também não é indicado, já que ele pode fazer com que o produto absorva umidade excessiva, propiciando a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde.

Com os lençóis também é necessário ter atenção. Essa dica vale para as peças de todas as cores, principalmente os brancos. Para preservar a longevidade e beleza do seu enxoval, é necessário manter seu conjunto na cama por no máximo uma semana. Por conta da passagem dos dias, o acúmulo de impurezas nessas peças é comum. Seguindo essa prática, além de deixar o lençol conservado, você garante a preservação da saúde da sua família.

Sempre dê preferência a sabões neutros ou suaves, específicos para o tipo de roupa a ser lavada. Certifique-se de que estejam completamente dissolvidos antes de colocar as peças na máquina e selecione o programa de lavagem correto para as suas roupas.

O jogo de lençol fica em contato direto com sua pele durante muitas horas do dia. Com o passar do tempo e o número de lavagens, é comum notar a descoloração da peça. Para melhor conservá-las, é interessante sempre higienizar esses itens com água quente, ao contrário das toalhas de banho. Em alta temperatura, esse recurso elimina todas as impurezas e proporciona uma limpeza realmente efetiva e higiênica.

mmartan
www.mmartan.com.br

casa moysés
www.casamoyses.com.br