Dicas para ceias mais saudáveis para as festas de fim de ano

Somente 17% da sua saúde depende da genética
15 de dezembro de 2022
Retrospectiva 2022: melhoria das condições de acesso a crédito marca o ano dos empreendedores
15 de dezembro de 2022

Nutricionista da ADJ Diabetes Brasil ajuda a incrementar receitas para compor o cardápio de pessoas diagnosticadas com diabetes

As festas se aproximam e, com isso, as escolhas do cardápio festivo também chegam. Os cuidados alimentares para as pessoas diagnosticadas com diabetes são conhecidos pelo senso comum, mas é importante atentar a um olhar mais detalhado. Por isso a ADJ Diabetes Brasil preparou uma seleção de dicas de alimentação para deixar as festas de final de ano mais leves e acessíveis para todos.

No Brasil vivem mais de 15,7 milhões de pessoas com diabetes, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF). A boa notícia é que em muitos casos, os cuidados medicamentosos e uma boa qualidade de vida já ajudam muito para que as pessoas com o diagnóstico se alimentem normalmente.

“A alimentação para quem tem diabetes deve ser igual a das outras pessoas, porém devemos nos cuidar com a quantidade, cuidado que as outras pessoas geralmente não têm. Deve-se comer moderadamente os alimentos com muita gordura e açúcar, por exemplo, a carne de chester que é mais gordurosa e a rabanada”, explica Carolina Rodrigues, nutricionista da ADJ Diabetes Brasil.

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Por esse motivo, é necessário ter cuidado com os alimentos que levam açúcar. “As sobremesas são irresistíveis. Você pode optar por fazer sobremesas substituindo o açúcar por algum tipo de adoçante culinário ou por frutas da época do Natal (uva passa, damasco, frutas cristalizadas). Eu indico enriquecer nutricionalmente a receita com a frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.) sempre lembrando que comendo em pequena quantidade você poderá comer sempre”, reforça Carol.

Para ajudar com a ceia, Carolina Rodrigues separou duas receitas. Arregace as mangas, coloque o avental e boas festas!

Lagarto ao vinagrete

Ingredientes:

  • 1kg de lagarto em um único pedaço, cozido e cortado em fatias finas
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 2 tomates cortados em cubos
  • Azeite e vinagre a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão coloque os temperos da sua preferência para o cozimento do lagarto. Coloque água até cobrir a metade da peça e deixe cozinhar por aproximadamente uma hora ou até que fique bem cozido.

Deixe esfriar bem para cortar em fatias.

Misture o tomate e a cebola cortados em cubos com o vinagre e o azeite. Se preferir pode colocar outros temperos também.

Em uma refratária faça camadas intercalando o lagarto em fatias e o molho vinagrete. Cubra com papel alumínio e deixe na geladeira por 6h. A dica é de um prato rápido e fonte de proteína.

Panacotta com calda de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 300ml de leite integral
  • 300g de creme de leite fresco
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g)
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)
  • 400g de morangos
  • 100g de amoras
  • 100g de mirtilos
  • 6 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • ½ xícara de chá de água (aproximadamente)

Modo de preparo da Panacotta

Em uma panela coloque o leite, o creme de leite e o açúcar. Leve ao fogo médio sem parar de mexer, assim que começar a ferver coloque a gelatina sem sabor brevemente hidratada e a essência de baunilha. Misture mais um pouco para homogeneizar os ingredientes.

Coloque em uma única refratária ou em potes individuais. Leve ao forno por no mínimo 6 horas para ficar bem firme.

Modo de preparo da calda:

Em uma panela coloque a água e o açúcar e misture bem. Acrescente as frutas e deixe cozinhar até que as frutas estejam desmanchando. Pode ser utilizada frutas congeladas e o adoçante culinário da sua preferência. Deixe esfriar e coloque por cima da Panacotta que já endureceu.

Decore com uma folhinha de hortelã ou as próprias frutas sem cozinhar.