Dia da Democracia e eleições municipais: mais de metade da população não sabe papel de vereadores e prefeitos

Manteiga com Flor de Sal é a novidade gourmet da Piracanjuba
10 de setembro de 2020
Inscrições para o StartOut Brasil ciclo Bogotá-Medelín prorrogadas até 13 de setembro
10 de setembro de 2020

Pesquisas do Instituto Sivis mostram que falta de educação política afeta participação cidadã dos brasileiros. Dia da Democracia é lembrado no dia 15 de setembro, véspera do prazo das convenções partidárias. 

A qualidade do pleito eleitoral de 2020 pode ser afetada pelo baixo índice de conhecimento político da população brasileira. É o que se pode afirmar a partir do cruzamento de importantes pesquisas desenvolvidas e publicadas pelo Instituto Sivis. Os dados revelam que a população desconhece as responsabilidades atribuídas a prefeitos e vereadores, pouco participam da vida cidadã e demonstram frágil comprometimento com valores democráticos. Segundo especialistas em cultura democrática, a precariedade na participação política enfraquece o valor democrático das próximas eleições municipais.

A pouco mais de dois meses do primeiro turno, previsto para 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou os partidos para celebrar as convenções partidárias que vão definir os candidatos à prefeitura e ao legislativo de cada município. O prazo se encerra dia 16 de setembro, dia seguinte da comemoração do Dia da Democracia. Enquanto as instituições se preparam para o momento mais marcante da democracia representativa, o Dia da Democracia apresenta poucos motivos para comemoração: pesquisas indicam que poucos brasileiros são politicamente educados e preparados para participar da vida pública com maior responsabilidade. É o que indicam um conjunto de dados coletados pelo Instituto Sivis, que analisou o Índice de Democracia Local (IDL) de Curitiba e São Paulo.

Pouco conhecimento, pouco engajamento

O IDL da cidade de São Paulo, publicado em 2019, indica que embora o processo eleitoral funcione de forma satisfatória em São Paulo, a cultura democrática e a participação política se manifestam de maneira insuficiente. Entre os paulistanos, cerca de 80% não sabe reconhecer o papel da prefeitura e da vereança. Já o IDL de Curitiba, publicado em 2018, aponta que 60% não sabe identificar nem a função da prefeitura, nem da Câmara Municipal de Curitiba.

Segundo a análise dos pesquisadores, quanto maior o conhecimento político, mais ativo se torna o cidadão. Paulistanos com maior grau de conhecimento político tendem a ser mais participativos. No IDL de São Paulo, os respondentes demonstraram ter baixa participação política; contudo o conhecimento político foi mais baixo ainda, atingindo nota de 1,34 em uma escala de 0 a 10: a participação popular em atividades cidadãs é explicitamente negligenciada, pois 94% dos paulistanos não participa de nenhuma mobilização social. Em Curitiba a taxa de comodismo também é elevada e ultrapassa 90% para todas as categorias de associativismo e ação social. Em Curitiba foram ouvidas 900 pessoas, enquanto que 2.417 pessoas que moram e votam em São Paulo responderam ao questionário.

Para fortalecer a cultura democrática

Em busca de despertar o interesse dos cidadãos a respeito da democracia, em homenagem à data comemorada no dia 15 de setembro, o Instituto Sivis preparou uma série de posts com dicas simples sobre “O que eu posso fazer pela Democracia hoje”. O conteúdo pode ser acessado na página @institutosivis do dia 15 a 19 de setembro.

Sobre o Instituto Sivis 

O Instituto Sivis, criado em 2010, é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que trabalha por um Brasil mais colaborativo, honesto e democrático. O instituto tem como objetivo encontrar as causas raízes dos problemas relacionados à cultura democrática brasileira. Para isso, realiza pesquisas e experimentos que evidenciam o que precisa ser mudado para, então, ativar uma poderosa rede de pessoas e instituições com influência para provocar as mudanças necessárias na nossa cultura democrática.