Design autoral é diferencial na FAS Iluminação

Home office: Se vestir de acordo com a atividade profissional mesmo na quarentena reflete na qualidade do trabalho
7 de julho de 2020
Etnia Casa Hotel, de Trancoso (BA), reabre em 15 de julho com inédita tecnologia em biossegurança contra o Covid-19
7 de julho de 2020

Lighting designers renomados e marcas internacionais compõem o rico portfólio da loja

Com aparência e rigor de galeria de arte, a FAS Iluminação é referência no segmento há mais de 20 anos. Pensada para atender as demandas cotidianas sem abrir mão dos atributos estéticos: Functional Art Systems, como já diz o nome; seu rico portfólio contempla peças singulares, que são parte da história do design e abre espaço para os ícones que se consagraram na contemporaneidade.

A marca é a representante exclusiva no país do renomado designer alemão Ingo Maurer, uma parceria de sucesso que resultou no único showroom na América Latina que possui seu acervo completo. Além disso, a loja também oferece as luminárias das marcas alemãs NEXT, Serien Lighting e ClassiCon, das Italianas Davide Groppi e Oty Light, e da espanhola Santa & Cole.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

O luxo atemporal da Classicon

“A verdadeira qualidade resiste ao tempo”. Com esta filosofia, a marca produz peças individuais com originalidade e perfeição, mostrando que o desenho permanece entre gerações. Desde seu início busca desenhos de valores, como Eileen Gray e Eckart Muthesius, e continua promovendo o design contemporâneo e apresentando modelos que devem ir além da qualidade e forma avançada pra se tornar um novo “clássico”. Continuamente descobre jovens designers, como Konstantin Grcic. A empresa oferece garantia de que cada edição limitada é uma autêntica réplica do original, feito com o consentimento dos titulares de direto.

A expressividade orgânica da Next

“Sofisticadas sem serem elitistas” – é assim que Thomas Schulte, proprietário e diretor da marca, define as coleções produzidas pela Next. Na contramão das empresas que apostam nas assinaturas de designers consagrados para alavancar suas linhas, a proposta do selo foi acreditar no trabalho de jovens talentos, alguns até então desconhecidos do mercado, para conquistar respeito e expertise. Depois de acertar a parceria com o estúdio Büro für Form e apresentar ao mercado sucessos atemporais, como Dicke Trude e Flap Flap, o sonho de Schulte finalmente se tornou realidade. A Next equacionou a funcionalidade através de peças cheias de estilo.

Minimalismo e funcionalidade da Serien

“Um minimalismo pragmático, com uma forte ênfase na funcionalidade”. Criada na década de 80 pelos amigos Manfred Wolf e Jean-Marc da Costa, que se conhecerem na Academy of Art e Design Offenbach, a Serien.lighting modificou alguns conceitos da iluminação no mercado alemão com uma abordagem criativa e estrutural. A forma das luminárias evoluiu a partir da fonte de luz envolvida, até que deste elemento básico, a composição alçou a silhueta lúdica e cautelosamente perseguida num projeto arquitetônico, onde o traço comum, as pesquisas e a independência estilística foram fundamentais para arrebatar a crítica internacional. Sediada em Frankfurt, a Serien.lighting cria equipamentos de iluminação únicos e também serve de cartão de visitas para designers conhecidos, como Uwe Fischer e Yaacov Kaufman.

A poesia extrovertida e visionária de Ingo Maurer

“Iluminar o sentimento humano”. Esse sempre foi o principal objetivo do “poeta da luz”, como ficou conhecido o renomado designer alemão Ingo Maurer. Desde que inaugurou seu estúdio “Desing M”, em 1966, e criou o seu primeiro artefato luminotécnico, batizado de “Bulb”, deu início a uma série de esculturas luminosas que seriam sua marca registrada. Premiadíssimo, assinou alguns dos artigos mais relevantes da atualidade – peças que pararam, inclusive, nos catálogos de museus estrelados – caso da Light Structure, Little Black Nothing, YaYaHo, Los Minimalos Dos, Lucellino wall, Wo Bist Du Edison, Porca Miséria e Zettel’z. Irreverente e provocativo, Ingo rompeu a monotonia pragmática do mercado de iluminação, obrigando os olhos a irem além do senso comum. Seus trabalhos sempre foram pautados pela essência da luz e da tecnologia, arrematados pela estética e pela funcionalidade. Seu portfólio atravessou fronteiras, foi inserido na agenda permanente de exposições do MoMa e do National Design Museu de NY.

A simplicidade e emoção de Davide Groppi

“Peças que não nascem simplesmente como produto, mas como uma exigência de dar forma a uma necessidade ou significado”. Com esse ideal, a marca italiana Davide Groppi produz luminárias com simplicidade, leveza, emoção, invenção e surpresa; elementos fundamentais de suas criações. Suas inspirações são a arte, o ready-made, a magia, o desejo de fazer coisas com as mãos ou simplesmente o desejo de jogar e brincar com a luz. A história tem início nos anos 80, quando o designer começou a produzir peças em uma oficina em Piacenza. Com o tempo, seu talento e visão empreendedora permitiram o desenvolvimento de projetos únicos, reconhecidos e distribuídos por todo o mundo. Davide Groppi conquistou importantes prêmios, como o Edida em 2011 pela luminária Sampei, o prêmio Design Plus em 2014 para a luminária Neuro, além do duplo XXIII ADI Compasso d’Oro no mesmo ano para as peças Nulla e Sampei.

O minimalista cromático da Oty Light

“Iluminação é um trabalho de alfaiataria, de personalidades fortes, que vende valores, concepções, experiência em torno de ideias que são intimamente conectadas”. E do sonho concebido por dois irmãos universitários em uma noite de inverno, entre livros, paredes, esboços de formas e ideias que precisavam ser realizadas, surgiu a Oty Light. Idealizada por Andrea e Simone Pamio, a marca italiana não é só uma experiência de iluminação e design a ser dividida, mas uma viagem pela arquitetura e tecnologia sustentável, com criações elegantes, refinadas e contemporâneas.

A poética e nada simplista Santa&Cole

“O que um editor de livros faz com histórias, fazemos com objetos”. Fundada em 1985 por Nina Masó, Javier Nieto Santa e Gabriel Ordeig Cole, a Santa & Cole é uma editora pequena, independente e global de produtos de design, com raízes em Barcelona, Espanha. A empresa traz um rico catálogo de móveis e produtos de iluminação originários de contextos muito diferentes, de designers renomados como Antoni Arola, Miguel Milá, André Ricard e llmari Tapiovaara. Com a missão de construir, salvaguardar e disseminar conhecimento através de objetos de design, cuja qualidade é reconhecível ao toque de uma mão e enriquece a vida das pessoas, seja em casa ou em ambientes compartilhados. Desde o início, criando lâmpadas excepcionais para alguns dos bares e casas de clientes, a Santa & Cole defende o uso de materiais naturais como madeira, papelão costurado ou fitas. Assim, mudaram o clima de técnico e frio para humano e quente. Quando o LED entrou em cena, continuou a busca por luz que aprimora a beleza de objetos, sombras e pessoas, sempre comprometidos em criar ambientes e humores, noite e dia, que sirvam para melhorar a habitat em casa ou em qualquer outro lugar.

FAS iluminação

www.fasiluminacao.com.br

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 413 – Jardim Paulistano.

Tel: +55 11 3086-1661