Descanso, estudo e muito personalidade: projetos de dormitórios revelam a identidade e o estilo de cada morador

Diversidade no mercado de trabalho: você convive com ela?
11 de abril de 2022
Fabulous Agilità: nova coleção da marca é focada em cores vibrantes
11 de abril de 2022

A arquiteta Cristiane Schiavoni recebeu a missão de executar o décor de interiores dos quartos do casal e da filha, estudante de medicina;

Repleto de soluções, ambientes ressaltam um décor atemporal, revelando as preferências e o jeito de ser dos moradores;

dormitório é, sem dúvidas, o ambiente mais íntimo e pessoal das nossas residências. Além da sua função de sono e descanso, o cômodo exala personalidade, à medida que passa a atender todas as necessidades de vida e anseios de cada morador. Seja para o estudo, lazer ou ‘apenas’ o relaxamento, a arquitetura de interiores está sempre pronta para disponibilizar soluções que respondam à história de casa um, como também as predileções que formam o projeto de decoração.

Foi com essa premissa que a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome, realizou o projeto de duas suítes – uma para o casal e outra para sua filha, uma jovem estudante de medicina. “Primeiramente fui convidada para produzir a área social do apartamento e, um tempo depois, nossa parceria foi estendida para renovar a ala íntima do imóvel, promovendo ajustes no layout e uma renovação no décor”, diz. “Por já conhecê-los e termos essa sintonia e relação de amizade, esse ponto foi um facilitador para propor ideias fora da caixa e super alinhadas com o que eles buscavam”, completa a profissional.

Descanso e estudos

Para a Tainá, jovem moradora que atualmente dedica maior parte seu tempo aos estudos na faculdade de Medicina, Cristiane Schiavoni investiu no romantismo da paleta do azul com rosa antigo e a modernidade de itens que quebraram os paradigmas de uma concepção tradicional de um dormitório.

A começar pelo esqueleto humano articulado posicionado do ladinho da cama. “Para quem está nessa área de estudos, por que não dispor de uma peça que a ajudará tanto nessa época de formação, não é mesmo?”, considera a profissional. Sobre as cores, além de agradar a jovem, a arquiteta justifica a escolha os tons pelo significado que apresentam no mindset da cores: “O azul entrou justamente com o intuito de propiciar paz e serenidade, pois sabemos o quão intensa é a rotina de estudos de quem se prepara para ser médico. O rosa conectou-se como um tom complementar que somou docilidade”, revela.

Na cama, a arquiteta investiu na criatividade: ao invés do recuo padrão em uma parede, um desenho exclusivo executado em marcenaria deu vida a uma cama em ‘L’ estofado, que serve de apoio e demarcou, no centro do dormitório, o clima do espaço reservado para o descanso. Para complementar, a parte frontal abriu nichos para receber objetos decorativos nos nichos e sua base servir como assento de apoio para calçar sapatos, por exemplo. “No cantinho onde ela pode deitar e ler um livro, a luminária em LED com uma luz aconchegante, e no formato espiral, preencheu a parede fechando a composição com chave de ouro”, destaca Cristiane.

Essencial para a rotina puxada de estudos, o home office se revelou como prático, superelegante e contemporâneo. A marcenaria planejada concebeu a escrivaninha com as gavetas que dão suporte para que ela tenha tudo a mão e foi complementada com frontão de vidro que se torna uma lousa onde pode realizar suas anotações. E para organizar os livros e objetos que fazem parte de sua história, a serralheria foi eleita para a execução da estante, com um metalon de 2x2mm pintado em cobre.

Atmosfera marcante atemporal na decoração para o casal

Para o dormitório do casal, a concepção de Cristiane foi traduzir, na escolha de cada um dos elementos, um ambiente elegante, atemporal e, ao mesmo tempo, completamente acolhedor. Para alcançar esses atributos, o projeto promoveu essa sinergia entre as cores e texturas eleitas. A alquimia com a base neutra e sólida permitiu elevar a cabeceira revestida em veludo canelado verde como a protagonista do ambiente. “O toque final foi a arandela dourada em cada lado da cama, que ficou magnífico”, relembra. “Sempre gosto de enfatizar que a luz não é somente para iluminar, mas sim para propiciar sensações. Por isso, ao trabalhar o projeto luminotécnico, sempre penso na forma como deixar o quarto mais gostoso e intimista”, expressa a arquiteta.

Na face oposta à cabeceira, o aproveitamento de espaço e a versatilidade da marcenaria possibilitou incluir um armário que recebeu a sapateira e economizou espaço no closet.

Além da implementação muito discreta e sutil, o desenho do mobiliário ainda ofertou a oportunidade de abrir mais duas gavetas na parte superior, nichos para a disposição de objetos decorativos e revestir a parede que recebeu a televisão.

Na suíte, o ‘pulo do gato’ na reorganização da planta: ao realizar uma pequena alteração no closet, a arquiteta construiu dois banheiros. “Conhecidos como senhor e senhora, é inegável que a possibilidade de proporcionar um ambiente para cada um é bacana para a privacidade e a individualidade do casal”, analisa a arquiteta.

Para a moradora, uma visão elegante com a harmonia das escolhas: a bancada branca, o porcelanato que emula o mármore e reveste parede e piso, o amadeirado escolhido especialmente para o cantinho da banheira com torneira de piso dourada e a beleza do box com vidro espelhado. “Um convite ao relaxamento”, define Cristiane.

Dicas de Cristiane Schiavoni para deixar os dormitórios ainda mais aconchegantes e funcionais

1. Emprego de cores mais claras

Tons claros e menos saturados são mais propícios para acionar as sensações de aconchego e tranquilidade singular. Vale sempre lembrar que, nos elementos do décor, as cores atuam diretamente com o nosso psicológico;

2. Móveis planejados

Móveis planejados ou devidamente pensados são soluções perfeitas para a organização do dormitório. O ideal é levantar todos os itens pessoais que serão guardados e, com antecedência, pensar no espaço reservado para cada um;

3. Abuse da personalidade

Deixar exposto objetos que exprimem a personalidade, hobbies ou coleções do morador contribuem para propiciar a percepção de pertencimento com o lugar e acolhimento. Ativar as memórias afetivas também é uma maneira efetividade de transformar o dormitório em um porto-seguro;

4. Organize de forma funcional

Para estruturar o layout, é primordial considerar quais atividades serão feitas naquele ambiente, bem como aquilo que o morador realmente precisa. Dessa forma, o dormitório se torna também funcional.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

Foto: Luis Gomes