Decoração retrô: saiba como deixar a casa mais confortável no inverno usando lâmpadas de filamento LED

Mercado Municipal de Curitiba completa 65 anos em agosto
31 de julho de 2023
Quase 40% dos homens já pensaram em deixar o trabalho para cuidar dos filhos
31 de julho de 2023

Com design único e sofisticado, as lâmpadas de filamento LED, além de serem peças decorativas, são econômicas e criam ambientes mais intimistas para quem deseja aproveitar a estação mais fria do ano no conforto de casa

Com a queda das temperaturas em algumas regiões do Brasil devido ao inverno, vem a preocupação de deixar a casa mais aconchegante para aproveitar o friozinho. Uma das alternativas para criar essa atmosfera de sossego e relaxamento é fazer algumas mudanças na iluminação e optar por uma luz de temperatura de cor mais amarelada. É possível instalar esse tipo de iluminação no ambiente sem precisar recorrer às antigas lâmpadas incandescentes.

Uma das tendências recentes do mercado de iluminação são as lâmpadas de filamento, muito utilizadas em decorações de estilo vintage. “Essas lâmpadas não servem para uma iluminação mais intensa, para leitura ou para colocar num escritório, por exemplo. Por ter baixa intensidade de luz, ela é indicada para fins decorativos”, explica Eliane Vieira, gerente comercial da Andra Materiais Elétricos e Iluminação da unidade de São José dos Campos.

Segundo a especialista, as lâmpadas de filamento devem ser usadas em pontos estratégicos do imóvel. Pode ser colocada na bancada da cozinha, nas paredes ou nos jardins, por exemplo. Em resumo, a lâmpada de filamento é usada apenas para dar o efeito decorativo. É uma luz de descanso e cênica. A lâmpada, por si só, já é um enfeite

De acordo com Eliane, anteriormente, essas lâmpadas eram produzidas apenas com filamentos de carbono, deixando o ambiente mais quente, pois concentram muito calor. Com isso, o consumo de energia acaba sendo muito maior e a vida útil da lâmpada pode chegar a apenas 2 mil horas. Essas lâmpadas podem gastar até 10 vezes mais do que uma lâmpada incandescente comum. Como uma alternativa para economia de energia, surgiram as lâmpadas de filamento LED, que são mais econômicas e mais duráveis, sem perder o estilo retrô. As Lâmpadas de Filamento LED economizam até 50% de energia, quando comparadas às de filamento de carbono. E a vida útil também é bem maior: 15 mil horas.

As lâmpadas de filamento de LED têm os mesmos benefícios das lâmpadas LED comuns. Além disso, não poluem o meio ambiente quando são descartadas. “É importante saber qual a finalidade da lâmpada que será utilizada, os locais onde serão colocados. Se for uma iluminação direta, pode ser ao lado da cama ou na escrivaninha. Para uma iluminação total, é interessante usar lustres ou pendentes de teto. Também é necessário considerar o tamanho do cômodo, pois às vezes é necessário utilizar mais de uma lâmpada para chegar à iluminação desejada”, comenta a especialista.

Como criar um ambiente aconchegante no inverno?

A luz amarela é aliada do conforto e relaxamento. Por isso, as lâmpadas de filamento são uma pedida para decorar o ambiente na estação mais fria do ano. O fluxo luminoso dessas lâmpadas pode variar conforme a escala K. Quanto mais quente na escala, mais amarela tende a ser. Para deixar o ambiente mais intimista, podem ser usadas também com uma iluminação difusa, quando a luz é distribuída por um difusor de acrílico, policarbonato ou vidro, deixando a luz com menos intensidade e brilho.

Existem vários modelos disponíveis de lâmpadas de filamento LED para colocar no ambiente. A especialista indica a Lâmpada filamento LED Vela, com luz amarela clara. Ela substitui as lâmpadas incandescentes com até 90% de economia no consumo de energia. Outra opção que também cria um clima aconchegante é a Bulb E-27 2,5W da Brilia. É perfeita para valorizar os espaços internos. Outra dica é a Lâmpada Filamento Led Luz Amarelo Sino, com acabamento em vidro, que também é perfeita para decorar ambientes como cozinha e sala de estar.

As lojas da ANDRA contam com uma variedade de materiais para iluminação, com garantia estendida. Ao todo, são 13 unidades espalhadas entre as cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Osasco, Guarulhos, Curitiba, São José dos Pinhais e Joinville. A empresa tem parceria com os melhores fornecedores do mercado, incluindo Newline, Studioluce, Usina Design e Bella Iluminação.

Televendas – cidade de São Paulo e todo Brasil: (11) 3855-7000 ou (11) 3352-7000. A ANDRA também conta com um e-commerce próprio – https://www.andra.com.br/

Sobre a ANDRA

Há 47 anos no mercado, a ANDRA Materiais Elétricos e Iluminação (www.andra.com.br), é referência no mercado de comercialização e distribuição de materiais elétricos no Brasil. A marca está presente nas regiões Sul e Sudeste com 13 unidades distribuídas nas cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Osasco, Campinas, Curitiba, São José dos Pinhais e Joinville, possui no total cerca de 1500 colaboradores e mais de 50 mil itens dos principais fornecedores a pronta entrega, oferecendo soluções no mercado industrial, comercial e residencial. Todas as suas unidades contam com atendimento especializado e consultoria técnica, dando suporte aos clientes. Além de um setor para projetos de Eficiência Energética e uma filial dedicada para montagem de painéis elétricos, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná.

Pexels