Decoração: cores para acolher em casa

Gianvito Rossi aposta em transparência e feminilidade em nova coleção
31 de agosto de 2021
Exposição “Flores para Guignard”, de Fernando Lucchesi, segue em cartaz até 18 de setembro (com visitação presencial)
31 de agosto de 2021

Diante de uma nova realidade que tem nos obrigado a ficar muito mais tempo em casa, ter um lar aconchegante e acolhedor é hoje prioridade nos projetos. E as cores fazem toda a diferença para promover essas sensações e o bem-estar

Com a pandemia, o nosso lar ganhou um protagonismo enorme na promoção da saúde e no bem-estar das pessoas. Diante dessa nova realidade tem sido grande o movimento de pessoas na busca por um espaço mais saudável, muita gente até mudou de casa. Mas a grande maioria não consegue simplesmente se mudar, então fica mais fácil mudar a casa.

Nesse sentido, uma tendência forte hoje na decoração é deixar a casa cada vez mais acolhedora e as cores têm uma forte contribuição para isso. Elas ressaltam sensações, impactam no humor e até ajudam a combater os sintomas de muitas patologias. “Existem várias ciências que estudam a influência das cores sobre o cérebro humano e até mesmo em tratamentos medicinais como a cromoterapia. Na arquitetura e design não poderia ser diferente, as cores influenciam muito no ambiente e nas sensações que ele nos transmite”, explica a arquiteta Karla Patrícia, sócia do escritório Norden Arquitetura.

Segundo a especialista, as cores também passam pelos ciclos da moda, tanto que todo ano é eleita uma cor pela Pantone e outras empresas de estudo de tendências que indicam as influências do próximo ano. Mas, ela destaca também que, apesar das tendências, algumas cores se mostram atemporais e nos remetem muito mais do que simplesmente seguir a moda ou estilo que esteja em evidência.

Em tempos de pandemia, fomos obrigados a ficar muito mais tempo em casa, não só morando, mas trabalhando e até nos divertindo. Portanto, um lar que nos que transmita essa sensação de acolhimento e segurança passou a ser prioridade na decoração. “As cores da natureza sempre dão essa maior sensação de acolhimento, pois são tons os quais estamos biologicamente adaptados e acostumados. É algo intrinsecamente registrado no nosso subconsciente. Nessa paleta podemos destacar tons terrosos (terra), mas também azuis (céu e água) e verdes (água e vegetação). São tons que nos trazem sensações de tranquilidade e aconchego”, explica a arquiteta.

Sem regras
Porém, ao se pensar em renovar as cores da casa, muita gente imagina que o ideal seja um padrão monocromático. Mas Karla Patrícia afirma que a harmonia está mesmo no respeito ao estilo da pessoa ou da família e também na sensação de bem-estar que as cores transmitem. “Hoje em dia podemos misturar muitas cores na decoração e isso depende somente do gosto de cada um. Há pessoas que até adoram a monocromia e acham até mais prático assim, porém atualmente a cor vem ganhando cada vez mais destaque em paredes, cantos, tetos e até mesmo em grafismos que remetem ao estilo Memphis (estilo de design criado na Itália no começo dos ano 1980 e que abusava das cores fortes e não seguia padrões de formas)”, analisa a arquiteta.

Karla Patrícia afirma que não há, portanto, uma regra única e fixa para a aplicação das cores, mas algumas dicas podem ajudar no objetivo de se buscar essa renovação do ambiente. “É sempre interessante combinar o que já existe na casa com a paleta nova que está sendo aplicada. Verificar objetos de decoração, móveis e detalhes que a pessoa já tenha e reaproveitá-los, então é bom estudar se a proposta irá ficar equilibrada no final”.

A luz
E se as cores realçam sua casa, seus sentidos, seu bem-estar e até seu humor, uma boa iluminação realça tudo isso, acentuando ou suavizando tons. “A iluminação faz toda a diferença, claro, afinal a luz interfere na aparência da cor. Por isso, é importante buscar lâmpadas com alto IRC (índice de reprodução de cor) de ao menos 85% acima, isso significa que o vermelho será mesmo vermelho e não rosa ou vinho, além disso a qualidade de luz no ambiente importa. Para conseguir aconchego, a dica é sempre usar lâmpadas, que antigamente, eram chamadas de ‘quentes’, ou seja, de 2500 a 3000K (Kelvin – unidade de medida que remete a valores relativos às cores do sol).

Para quem está num imóvel alugado e quer dar um pouco do seu estilo ao ambiente, mas sem muitas e caras intervenções, as cores também ajudam muito. “O uso da cor em casas de aluguel, por exemplo, se torna um grande aliado para personalização daquele ambiente sem grandes intervenções e custos, além de tempo”, sugere a arquiteta.