De shorts a computador: resíduos de plástico do fundo do mar viram tendência de matéria-prima

É tendência: composição de rodapés!
27 de setembro de 2019
Conheça as 8 dicas para criar a rotina do sono do bebê
27 de setembro de 2019

Shorts Co. anuncia coleção produzida com plástico retirado dos oceanos

A Shorts Co. (www.shortsco.com.br/), primeira marca brasileira especializada em shorts e bermudas, anuncia coleção feita de tecido sustentável. Para confeccionar as peças, serão utilizados resíduos de plástico coletados do fundo do mar. O lançamento está previsto para 2020.

Transformar esse tipo de poluição em matéria prima virou tendência de mercado. Pioneira na ação, a Adidas lançou um modelo de tênis feito a partir de plásticos retirado dos oceanos em 2017. Era para ser apenas uma linha promocional, que ajudasse a conscientizar o mundo sobre o perigo do impacto de embalagens e outros itens para o meio ambiente. Mas acabou se transformando em sucesso e vendendo milhões de unidades.

O material não atraiu a atenção apenas do mercado da moda. Nesse mês (setembro), a HP lançou o HP Elite Dragonfly, o primeiro computador do mundo a usar plástico encontrado no mar em sua composição. A própria empresa admite que em um primeiro momento o material reciclado representa pequena porcentagem da máquina, mas faz parte da visão da empresa de incentivar a economia circular.

Destino: proteção ambiental

E se, ao invés de fabricar um produto, a ideia fosse convidar clientes para uma viagem relacionada ao plástico nos oceanos? Esse é o projeto do Airbnb, que em parceria com o Ocean Conservancy, está à procura de cinco voluntários para uma expedição de um mês à Antártida.

Não é uma experiência simplesmente de turismo. A ideia é que os escolhidos participem de uma pesquisa de campo colhendo amostras de neve para descobrir até que ponto o plástico chegou ao interior do local mais remoto da Terra. Quais as consequências disso para o planeta e como é possível contribuir para a preservação do ambiente são as respostas que os participantes ajudarão a dar.

Para se candidatar, a pessoa deve ter mais de 18 anos e disponibilidade para viajar por um mês, de novembro a dezembro de 2019. Além do espírito aventureiro, curioso e voluntarioso, não é preciso ter nenhum tipo de formação específica. Mas é necessário falar inglês em nível de conversação.

A seleção final dos cinco cidadãos cientistas será anunciada em 30 de outubro – o programa está aberto a brasileiros e a pessoas de outros 33 países. Para se inscrever, basta acessar airbnb.com.br/d/sabbatical.

Problema global

Segundo o Greenpeace UK, a cada ano são despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico, desde garrafas e sacos até canudos. Dados divulgados pela ONU apontam que 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de resíduos do material na água supere a de peixes.

Sobre a Shorts Co.

A Shorts Co. é a primeira marca brasileira especializada em shorts e bermudas capaz de trazer artigos que traduzem a elegância do homem sofisticado. Versátil e de estilo focado no DNA náutico, a Shorts Co. é destinada ao público masculino entre 20 e 50 anos que consomem artigos de alto luxo, em um estilo mais descontraído sem abrir mão da elegância, compondo looks com pólos, camisas de linho e camisetas.

Atualmente, o selo tem sua Flagship Store no coração da Rua Oscar Feire, além de outras 6 lojas em São Paulo (Shopping Cidade Jardim, Pátio Higienópolis, Anália Franco e Vila Lobos), uma loja em Recife e Rio de Janeiro, uma franquia em Salvador. A marca também conta com mais de 120 pontos de multimarcas espalhados pelo país e sempre participa, com stand próprio, das principais feiras de moda praia do mundo.