Curso em Curitiba estimula a população a conquistar dinheiro com o próprio negócio

Lazer, tranquilidade e tarifas promocionais esperam os hóspedes do Camboa Paranaguá
4 de abril de 2019
Samsung tem o maior e mais completo portfólio de telas grandes para o consumidor brasileiro
4 de abril de 2019

Oferecido pela empresa social Y, a iniciativa ajuda a tirar ideias do papel e pode ser uma boa alternativa ao alto índice de desemprego no Brasil

Existem pelo menos 13 milhões de trabalhadores desempregados hoje no Brasil, conforme relevou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em março pelo IBGE. Na tarefa de despertar o empreendedorismo para aumentar ou gerar renda, encontrar um propósito de vida, remediar o desemprego ou apenas dar um norte para as muitas ideias que fervilham na cabeça, vem aí mais uma edição do curso Empreendedorismo na Prática. Oferecido pela empresa curitibana de desenvolvimento humano Y (Youngers), a capacitação acontece entre os dias 22 e 30 de abril, sempre das 19h às 21h30, na sede da organização, no Jardim Botânico.

A empreendedora Geovana Conti, sócia fundadora da Y, explica que, ao contrário do que se imagina, nem só os jovens em situação de vulnerabilidade atendidos pela organização podem participar: o curso é aberto a toda a população. A mentora de negócios Claudia Marques Freire (48 anos) é um exemplo. Moradora do Bigorrilho, bairro bastante distante das áreas comumente atendidas pela Y, ela participou da edição de março do curso. Como explica, ela tinha uma leve ideia do que gostaria de fazer, mas muitas dúvidas sobre como tirá-las do papel.

Chamou a atenção de Claudia a metodologia do programa, baseada no agir. “O curso é muito rápido e nos provoca a questionar o que queremos fazer. A linha mestra é: você tem que aprender o processo e aplicar em uma primeira ideia. Se não for bem o que você tinha em mente, aprendeu o processo e o replica nas próximas ideias”, conta. No caso dela, que tinha em mente oferecer mentoria de negócios para pessoas, o projeto foi clareando na medida em que começou a colocar a mão na massa.

“Ainda estou no processo de pensar preço, modelo, mas de fato já comecei a fazer. Ao caminhar e sair da inércia você começa a ter um retorno mesmo quando não está 100% pronta”. Em um cenário tradicional, ela admite, isso não teria acontecido.

Por dentro do curso

Ao final das mais de 16 horas de vivência cada aluno está apto a executar seu próprio negócio de pequeno a médio porte. Além de contribuir para o desenvolvimento profissional de cada participante, a iniciativa colabora, segundo Geovana, com a transformação da cidade. “A cada matrícula você coopera para fazer de Curitiba uma cidade melhor: menos violenta e com a economia mais aquecida”, afinal, todo o lucro é revertido em ações de desenvolvimento humano da empresa social.

Com um investimento de R$ 415, o curso Empreendedorismo na Prática passeia por temas como planejamento, finanças, marketing digital, além de propor experimentações práticas e discussões que possibilitam a troca mútua de conhecimento. No total, o aluno tem uma hora de mentoria profissional e individual, sete encontros de acompanhamento do seu planejamento/realizações em grupo, divulgação dos produtos/serviços nas redes sociais da Y e a defesa do negócio em uma rodada para convidados especiais.

Sobre a Y

Criada em 2014 pelo casal de empreendedores Geovana Conti e Cleber Sá, a empresa social atua principalmente nas regiões do Parolin, Vila das Torres e Capanema, três dos bairros mais carentes de Curitiba. O foco está na ressocialização de jovens entre 14 e 35 anos e na inserção deles no mercado de trabalho – daí o nome Y, de Youngers. Por meio de palestras, cursos, mentorias e outras vivências eles trabalham a ideia de que é possível transformar um hobby (ou qualquer coisa que você faça bem feito) em negócio.

Serviço

Youngers: (41) 9697-6281

WhatsApp: (41) 999255-9369 – Geovana Conti

E-mail: contato@ynaweb.com.br

Site: www.ynaweb.com.br

Instagram: @ynaweb

Facebook: facebook.com/ynaweb