Cuidados pré-operatórios para cirurgias durante a pandemia do Coronavírus devem ser redobrados

O sistema eleitoral na cabeça do eleitor
14 de julho de 2020
Pinacoteca une artes visuais e música em projeto inédito
14 de julho de 2020

Confira dicas sobre melhor forma de proceder com cirurgias durante esse período fornecidas pelo cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, que tem adotado medidas específicas para que os procedimentos sejam realizados com o máximo de segurança para garantir a saúde do paciente

Devido à pandemia do novo Coronavírus, grande parte dos consultórios médicos do país foram forçados a fechar. Como consequência, muitas cirurgias eletivas foram adiadas ou canceladas a fim de prevenir a proliferação do vírus, proteger os pacientes e liberar leitos hospitalares para um aumento previsto de pacientes. Porém, para aquelas pessoas que já estavam com um procedimento marcado ou que precisam passar por uma cirurgia urgente, surge a dúvida: quais cuidados devem ser tomados antes de uma cirurgia durante a pandemia do COVID-19? O primeiro passo, de acordo com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é continuar normalmente com o acompanhamento médico pré-operatório, o que pode ser feito por consulta presencial ou por atendimento online. “A telemedicina é uma tendência que vem crescendo cada vez mais e que agora pode ser usada aqui no Brasil. Mas serve apenas como uma forma de orientação aos pacientes, não substituindo a consulta presencial. Caso surja alguma dúvida mais importante, não há alternativa: o atendimento deve ser feito presencialmente, o que já foi novamente liberado pelo Conselho Federal de Medicina desde que realizado com os cuidados necessários”, afirma o médico.

O acompanhamento e avaliação médica pré-operatória vão permitir ao médico ponderar caso a caso se existe a possibilidade da realização do procedimento, prosseguindo assim para o agendamento ou, em caso negativo, para o adiamento da cirurgia. “É importante que nesse momento você discuta com seu médico todas as suas dúvidas e preocupações com relação ao procedimento. Ele poderá solucioná-las e tranquilizar você sobre a realização do procedimento durante esse momento delicado”, aconselha o especialista. “Além disso, é importante que o médico seja informado de seu histórico completo de saúde, principalmente no que diz respeito a doenças crônicas como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas ou respiratórias, já que são condições que podem agravar os quadros de COVID-19.”

Caso a cirurgia seja mantida, você deve seguir normalmente com os cuidados pré-operatórios, isto é, evitando fumar, ingerir bebidas alcóolicas ou usar qualquer medicamento com princípios ativos anticoagulantes, como Aspirina, já que esses podem favorecer sangramentos. “Mas, além dos cuidados pré-operatórios comuns, você deve se atentar às recomendações para evitar a transmissão do Coronavírus, que incluem respeitar o isolamento social, evitar aglomerações, utilizar máscara sempre que necessitar sair de casa e evitar tocar o rosto. O objetivo é não contrair a COVID-19 ou qualquer outra doença infecciosa no período pré-operatório que possa colocar sua saúde em risco durante e após a realização do procedimento”, alerta o Dr. Paolo Rubez.

Por fim, é importante que você lembre que os procedimentos cirúrgicos são sempre realizados em hospitais específicos que possuem alas separadas para receber os pacientes que não estão infectados com o Coronavírus e que seguem todos os protocolos de higienização conforme recomendações das organizações de saúde e dos órgãos regulamentadores. “Em nossa clínica ainda adotamos como protocolo a realização do Exame PCR, que detecta o novo Coronavírus, para o paciente, acompanhante e equipe médica no próprio hospital com 72 horas de antecedência do procedimento sem custos adicionais como forma de priorizar a saúde do paciente. Nosso objetivo e o mais importante nesse momento é manter o paciente seguro e evitar riscos desnecessários à saúde”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.

FONTE: DR. PAOLO RUBEZ – Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

Photo by Johny Georgiadis on Unsplash