Cuidados com os pés podem refletir em melhorias na saúde

Yves Saint Laurent Beauté lança o perfume Libre Eau de Parfum Intense
4 de junho de 2021
Hotel Monte-Carlo Beach, em Mônaco, anuncia nova chef para o restaurante Elsa
4 de junho de 2021

Hidratação, massagem e esfoliação, confira as dicas que podem auxiliar no alívio da tensão do dia a dia

Os pés são geralmente a parte que recebe menos atenção no nosso corpo. Porém, eles devem receber os cuidados indicados para a área e serem observados com frequência.

Como estão na periferia do sistema circulatório, sofrem mais com qualquer obstrução da corrente sanguínea e esse é um dos motivos para que eles sejam a parte do corpo menos aquecida e tantas vezes negligenciada.

Marcia Gorete Marangoni Ribeiro, é podóloga há 15 anos e atua na unidade Expert Beauty Center do Cabral. Ela ressalta que os cuidados vão muito além da hidratação. “Os pés precisam de nossa atenção quase que diariamente, afinal, são eles que nos sustentam. Sempre que possível, é preciso massagear, hidratar, secar e cuidar das unhas, assim, evitam-se muitos problemas como mau cheiro, micoses, unhas encravadas e tantos outros”, comenta.

De acordo com Ribeiro ela, é preciso que os pés sejam feitos pelo menos a cada 30 dias e se apresentarem situações delicadas como calosidades, unhas encravadas e outros, esse período deve ser diminuído para 15 dias. “As pessoas não devem ter medo de procurar um profissional. Temos procedimentos muito modernos atualmente, como a hidratação de ozônio que é indolor e trata calosidades, ressecamentos e tantas outras intercorrências”, explica Marcia.

Ela ainda dá outras dicas de como cuidar desses membros tão importantes.

1- Cuidado com os sapatos.

Os pés andam por vários tipos de terrenos e o ideal é que os calçados se adaptem a cada um deles, mas como isso nem sempre é possível, Marcia orienta a utilizar calçados que sejam confortáveis ou até mesmo carregar uma outra opção na bolsa ou no carro.

2- Ande descalço

Marcia lembra que é importante retirar os calçados e meias e ter contato direto com o chão, isso fortalece a estrutura dos membros.

3- Hidrate e massageie

Pode parecer desnecessário, mas uma boa massagem nos pés faz toda a diferença para liberar a tensão do dia a dia. É importante fazer movimentos circulares e de forma lenta contemplando os dedos e a sola. Para hidratar, a opção é realizar ao menos uma vez por mês uma sessão de Ozonioterapia, que dura em torno de 1 hora. Marcia destaca que esse tratamento é indicado também para as pessoas com diabetes, já que auxilia na cicatrização. O procedimento também oferece outros benefícios como o tratamento de calosidades e pés rachados.

4- Cuidados com as unhas

Cortar as unhas de forma correta é essencial para evitar problemas. Portanto, o ideal é que um profissional sempre faça isso.

5- Esfoliação

O procedimento garante a remoção das camadas de pele morta da sola dos pés e essa renovação celular permite que a região se mantenha limpa e higienizada, evitando assim, fungos e bactérias.

A profissional ainda faz um alerta. “Temos mais de 700 terminações nervosas nos pés. Isso demonstra a importância de cuidar deles para nossa saúde. Então, negligenciar os cuidados podem acarretar consequências não muito boas”, finalizou.

Rede Expert Beauty Center

Unidade Expert Cabral: 3013.4545

Unidade Expert Palladium: 3207.7400

Unidade Expert Shopping Barigui: 3014-3013

Unidade Expert Batel: 3340-2660

evato