Cubas de apoio se tornam protagonistas do ambiente ao conferir elegância e modernidade

Ótimo serviço do hotel The Arch, de Londres, gera indicação a prêmio de excelência da editora Condé Nast Johansens
26 de outubro de 2018
Kahlua lança cardápio completo a R$ 49,90 para grupos
26 de outubro de 2018

Comemorado em 30 de outubro, o Dia Nacional da Decoração celebra a arte de tornar os ambientes elegantes e diferenciados de maneira criativa e inovadora

Alguns dos espaços que têm ganhado a atenção dos moradores é o banheiro e o lavabo, pois permitem ousar na decoração por meio da aplicação de acabamentos, cores e texturas, que garantem a singularidade do ambiente.

A cuba de apoio se tornou uma das principais protagonistas do banheiro ou lavabo, pois além de ficar em evidência sobre a bancada, apresenta variações de design, formatos e cores, conferindo total elegância e modernidade. Diante disso, Claudia Tieko, design de interiores da Lorenzetti, destaca algumas dicas para a escolha da cuba de apoio ideal para o projeto.

Ao iniciar a escolha da cuba de apoio, é necessário considerar aspectos como as medidas da bancada que receberá a louça. “O ideal é que a bancada seja sempre maior que a largura total da cuba, pois dessa maneira terá espaço para receber os demais acessórios. No momento da instalação da bancada, é preciso se atentar também à metragem de distância do chão de, no mínimo, 75 cm”, indica Tieko.

Em relação aos formatos das cubas, atualmente há uma gama variada de opções. “Trata-se de um critério de escolha muito pessoal do morador. Os modelos retangulares e quadrados são mais imponentes e possuem traços mais marcantes. A cuba redonda ou oval apresenta características de leveza e delicadeza. A dica é optar por versões que harmonizem com o metal sanitário e com a personalidade do projeto”, destaca a especialista.

No mercado, é possível encontrar dois modelos de cubas de apoio, com mesa ou sem mesa. As opções com mesa apresentam a possibilidade de três furos para a instalação de torneiras ou misturadores. Na versão sem mesa, o metal sanitário pode ser instalado na bancada ou na parede.

Outro ponto importante que deve ser observado é em relação à instalação da torneira ou misturador. “A distância da bica do metal para a borda da cuba deve sempre ficar entre 10 e 15 cm. Essa é uma regra que deve ser adotada para todos os modelos de cubas de apoio, com ou sem mesa, e para os modelos de torneiras ou misturadores, com bica baixa ou alta. Dessa forma, é possível evitar que a água que cai se choque com a louça e respingue para fora da cuba. Além disso, é possível ter espaço suficiente para que as mãos sejam lavadas adequadamente”, complementa a designer.

Por fim, o estilo do espaço que receberá a cuba pode implicar de maneira considerável na escolha da peça. “Caso o espaço apresente uma decoração moderna, a dica é optar por cubas com design diferenciado ou modelos coloridos, como a opção na cor preta, característica mais ousada e que garante personalidade ao espaço. No caso do estilo clássico, a sugestão é aplicar cubas convencionais na cor branca, apostando sempre nos formatos mais tradicionais”, sugere Tieko.

A Lorenzetti oferece linha completa de cubas de apoio, com dez diferentes modelos nos formatos redondo, quadrado, retangular e oval, ideais para espaços contemporâneos e que valorizam cada detalhe:

– Cuba de apoio retangular com mesa modelo SA-92 se destaca pelas bordas finas e pela face frontal levemente curva, composta por linhas fluidas, que conferem modernidade.

– O modelo oval OA-03 apresenta detalhe externo em vórtice, criando um design inovador.

– A Cuba de apoio retangular modelo SA-98 possui formato retangular, com linhas de contorno onduladas e uma mesa lateral para apoio de objetos.

– No formato oval, o modelo OA-78 possui divisão da área seca feita por ousadas linhas curvas, que agregam modernidade à peça.