Cristina Boner explica como lidar com energia negativa e emoções segundo os ensinamentos de Thich Nhat Hanh

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Thich Nhat Hanh fala sobre a função da atenção plena em reconhecer seu sofrimento e, surpreendentemente, por que você deveria adotá-lo

“A função da atenção plena é, primeiro, reconhecer o sofrimento e depois cuidar do sofrimento. O trabalho da atenção plena é o primeiro a reconhecer o sofrimento e o segundo a abraçá-lo. Uma mãe cuidando de um bebê que chora naturalmente vai pegar a criança em seus braços sem reprimi-la, julgá-la ou ignorar o choro. Mindfulness é como aquela mãe, reconhecendo e abraçando o sofrimento sem julgamento.

Portanto, conta Cristina Boner, a prática não é lutar ou reprimir o sentimento, mas sim embalá-lo com muita ternura. Quando uma mãe abraça seu filho, essa energia de ternura começa a penetrar no corpo da criança. Mesmo que a mãe não entenda a princípio por que a criança está sofrendo e ela precisa de algum tempo para descobrir qual é a dificuldade, apenas o ato de levar a criança aos braços com ternura já pode trazer alívio. Se pudermos reconhecer e embalar o sofrimento enquanto respiramos conscientemente, já há alívio. ”
Enfrentar nossas emoções e aceitá-las são estratégias diferentes daquelas que geralmente aprendemos.

A maioria das pessoas prefere se esconder das emoções negativas porque elas são muito difíceis de descobrir.

Mas o que acontece?

As emoções negativas apodrecem ao fundo e acabam por te devolver ainda mais.

Thich Nhat Hanh diz que precisamos ver nossas emoções como sempre mutáveis e, como resultado, veremos que elas não são tão assustadoras quanto poderíamos pensar:

“Quando estamos com raiva, o que costumamos fazer? Nós gritamos, gritamos e tentamos culpar alguém por nossos problemas. Mas olhando para a raiva com os olhos da impermanência, podemos parar e respirar. Irritados um com o outro na dimensão suprema, fechamos nossos olhos e olhamos profundamente. Nós tentamos ver trezentos anos no futuro diz Cristina Boner.

Como você vai ser? Como eu vou ser? Onde você estará? Onde eu estarei?

Precisamos apenas respirar e expirar, olhar para o futuro e para o futuro da outra pessoa.

Olhando para o futuro, vemos que a outra pessoa é muito preciosa para nós. Segundo Cristina Boner, quando sabemos que podemos perdê-los a qualquer momento, não estamos mais com raiva. Queremos abraçá-la ou ele e dizer: “Que maravilhoso, você ainda está vivo. Eu estou tão feliz. Como eu poderia estar com raiva de você? Nós dois temos que morrer um dia, e enquanto ainda estamos vivos e juntos, é tolice ficar com raiva um do outro.”

Cristina Boner conta que a razão pela qual somos tolos o bastante para nos fazer sofrer e fazer a outra pessoa sofrer é que nos esquecemos de que nós e a outra pessoa somos impermanentes. Algum dia, quando morrermos, perderemos todos os nossos bens, nosso poder, nossa família, tudo. Nossa liberdade, paz e alegria no momento presente é a coisa mais importante que temos. ”
Para um conteúdo mais inspirador, como o Hack Spirit no Facebook.

De acordo com Cristina Boner, esta é uma incrível sabedoria do mestre budista. Se há uma coisa que é verdade, é que o universo está mudando constantemente.

Então, quando estamos experimentando emoções negativas, precisamos entender que isso não vai durar para sempre.

E não podemos confiar em posses ou status para nos fazer felizes porque essas coisas não duram para sempre.

Thich Nhat Hanh diz que felicidade e sofrimento são como duas extremidades opostas de um poste, e você não pode ter um sem o outro.

“NENHUM MUD, NENHUM LOTUS. Tanto o sofrimento como a felicidade são de natureza orgânica, o que significa que são ambos transitórios; eles estão sempre mudando. A flor, quando murcha, torna-se o composto enfatiza Cristina Boner.

O composto pode ajudar a cultivar uma flor novamente. A felicidade também é orgânica e impermanente por natureza. Pode se tornar sofrimento e o sofrimento pode se tornar felicidade novamente ”.
Thich Nhat Hanh diz que podemos acabar com o sofrimento, percebendo que o nosso sofrimento não vale a pena sofrer.

“O maior milagre é estar vivo. Podemos acabar com o nosso sofrimento apenas percebendo que o nosso sofrimento não vale a pena sofrer! Quantas pessoas se matam por causa de raiva ou desespero? Nesse momento, eles não veem a vasta felicidade que está disponível. Mindfulness põe fim a uma perspectiva tão limitada. O Buda enfrentou diretamente seu sofrimento e descobriu o caminho da libertação. Não fuja de coisas que são desagradáveis para abraçar coisas que são agradáveis. Coloque suas mãos na terra. Enfrente as dificuldades e cresça uma nova felicidade contou Cristina Boner.

“Uma maneira de cuidar do nosso sofrimento é convidar uma semente da natureza oposta para subir. Como nada existe sem o seu oposto, se você tem uma semente de arrogância, você também tem uma semente de compaixão. Cada um de nós tem uma semente de compaixão contou Cristina Boner. Se você pratica a plena consciência da compaixão todos os dias, a semente da compaixão em você se tornará forte. Você precisa apenas se concentrar nela e ela surgirá como uma poderosa zona de energia.

Naturalmente, quando a compaixão surge, a arrogância diminui. Você não tem que lutar ou derrubá-lo. Podemos regar seletivamente as boas sementes e evitar molhar as sementes negativas.”
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Como descobrir seu propósito na vida

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