Cozinha mais prática com Deca na CASACOR RIO

Séruns veganos são soluções perfeitas para as grandes variações no inverno
3 de junho de 2022
Ceusa aposta em criatividade e invade SPFW com ação interativa
3 de junho de 2022

Espaços de criação e interação

As cozinhas têm ampliado sua função de integração com o nosso eu e com as pessoas, ajudando a construir memórias que alimentam a mente e corpo. Assim, a praticidade no preparo e higienização dos alimentos, além da funcionalidade aliada a estética se tornaram parceiros importantes no dia a dia de quem faz do ato de cozinhar um momento especial.

Para inspirar novos cenários para este ambiente tão vivo da casa, a Deca traz nas propostas de projetos que integram a edição 2022 de CASACOR RIO, soluções que aliam forma e função, em produtos que transformam cozinhas em espaços de novas vivências.

O Canto do Poeta – Sérgio Conde Caldas Arquitetura

Um espaço para se desconectar do mundo exterior e embarcar num mundo de poesia, priorizando a sustentabilidade e um décor contemporâneo, com tons de cinza e preto. Na cozinha, estética e funcionalidade se somam à proposta minimalista. O Monocomando de mesa curvo Deca You (1292.BL99.MT) e o acionamento joystick Deca You (4992.BL99.MT.03) oferecem a possibilidade de instalação separada, em qualquer ponto da bancada, e reúnem soluções muito práticas para o cotidiano na cozinha. A bica curva dispõe de dois tipos de jatos que se adequam às diferentes necessidades do dia a dia: um jato mais concentrado que ajuda nas limpezas localizadas e mais pesadas, ­e outro mais suave, ideal para lavagens delicadas como de frutas e legumes. Esse tipo de bica ainda conta com ducha removível que pode ser alongada, permitindo levar e direcionar o jato de água para onde desejar. Já a Cuba de cozinha Unic (CC.640.86.QTZ.BLMT) produzida em quartzo preto, oferece estética cosmopolita, aliada a maior resistência ao excesso de calor, choque térmico, arranhões e batidas. Para ampliar a funcionalidade e praticidade, conta com workstation que evita o uso da bancada da cozinha para preparar alimentos, o que acaba por facilitar a limpeza do espaço.

Pavilhão 22 – Mario Costa Santos

Um pavilhão bem modernista faz homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna. O espaço é fluido, dividido em dois ambientes que se interligam a partir de um pátio central onde foi mantida a escultura Caridade. Na cozinha, uma única peça otimiza espaço, com uma proposta contemporânea e funcional. A Cuba Supra Hide (CC.650.40.SUP.INX), além de ter uma área útil em um tamanho ideal e confortável, possui monocomando embutido de acionamento independente e bica retrátil. O fundo facetado valoriza o design de linhas retas e a válvula de escoamento oculta deixa sua aparência ainda mais clean. Aqui, a coleção Tivoli da Portinari, inspirada em um calcário extraído da Eslovênia, de cor cinza claro com numerosos fósseis, reveste a bancada e outros mobiliários, mostrando a versatilidade dos grandes formatos de revestimento.

#Pergolando2022 – Victor Niskier

As pérgolas criadas para a mostra de 2021 foram mantidas pelo arquiteto que traz novo décor à bilheteria e um espaço diferente na saída, com uma biblioteca, uma cozinha funcional e um estar. O ambiente monocromático do ano passado dá lugar a uma paleta de tons terrosos como marrons, verdes e terracota que trazem aconchego. Na bancada da cozinha, a Torneira de mesa para cozinha Deca Colore (1189.C.FD) nas cores Cromado e Fendi garantem praticidade, já que o produto conta com ducha móvel e flexível de longo alcance que facilita na higienização e preparo de alimentos. E com um design funcional, a cuba Deca Wish 40 (CC.610.40.STD.INX) em inox, incorpora uma leitura contemporânea à bancada. Com uma solução completa que acompanha todos os itens necessários para instalação, tem proteção bactericida e antirruído, além de válvula pop-up que permite liberar ou fechar o fluxo de escoamento sem sujar as mãos. No piso, o arquiteto Vitor Niskier optou pela coleção Tavola, da Portinari, que interpreta de forma fiel a madeira, em formato de régua, e desperta sensação de aconchego.

Espaço Prosa de Paula Neder e Coletivo PN+

Um ambiente leve e confortável que convida, recebe e abriga. A proposta é de um ponto de encontro para múltiplas formas de troca onde a cor aparece com tudo na copa, criada num ambiente antes fechado da casa. Aqui, a combinação de tons também marca as escolhas para a bancada. A Cuba de cozinha Unic (CC.640.86.QTZ.BLMT) produzida em quartzo preto, oferece estética cosmopolita. Já a Torneira de mesa para cozinha Deca Colore (1189.BL.MT.TC) nas cores Black Matte e Terracota, soma estética e funcionalidade com ducha móvel e flexível de longo alcance.

Com soluções pensadas para que os visitantes tenham uma experiência de ver e vivenciar o design, Deca está presente em 21 ambientes assinados por: Diego Raposo e Manuela Simas (SPA Deca); Adriana Esteves (Recanto); Ana Cano e Claudia Infante (Adega); Ana Lucia Jucá (Suíte nas Nuvens); Anna Beatriz Fadul (Cadência); Anna Luiza Rothier (Muito Além do Jardim); Bernardo Gaudie Ley e Tânia Braida (Casa Pitaya); Erick Figueira de Mello (Espaço Figueira);Gisele Taranto (Bam’Boo Bar); João Panaggio (Casa Mirante); Manuela Santos e Paula Scholte (Hall e Lavabo); Marilene Galindo (Suite do Viajante); Mario Santos (Pavilhão 22); Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch (Refúgio Urbano); Sérgio Conde de Caldas e Patricia Andrade (O Canto do Poeta); Paula Neder e Coletivo PN+ (Espaço Prosa); Camilla Bortolini e Priscilla Dias (Estudio da Designer); Ricardo Portilho (Jardim do Chafariz); Sérgio Novaes (Loja de Óculos); Victor Niskier (Livraria) e Vivian Reimers (Café da Casa).

CASACOR RIO

Data: 27 de abril a 26 de junho

Instituto Brando Barbosa

Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico

crédito fotos: André Nazareth