Cozinha Deca por Jean de Just

Memória em dia: conheça a importância do ômega-3 para a saúde cognitiva
3 de setembro de 2019
Experiências múltiplas foram aposta certeira para startup do ramo de bebidas
3 de setembro de 2019

Arquiteto projeta espaço integrado a outros ambientes da casa fazendo uso de mobiliários e cores diferentes

Um dos focos da Deca para 2019 é a cozinha, devido ao lançamento de vários modelos de cubas, incluindo cubas em inox. Para destacar este universo dentro da CASACOR Rio de Janeiro, a marca chamou o arquiteto francês, radicado no Brasil, Jean de Just para fazer o projeto da Cozinha Deca.

Neste projeto, o profissional teve o desafio de pensar em um ambiente moderno dentro de um prédio com arquitetura de estilo art déco, que abrigou o antigo Touring Club do Brasil e que também foi projetado por um arquiteto francês. E foi assim que Jean pensou em uma cozinha dos dias atuais, totalmente integrada a casa, mais funcional, ajudando a otimizar o tempo e sendo uma extensão da sala.

Conhecido por projetos de estilo contemporâneo, Jean de Just trabalhou nos 65 m² três ambientes em um só. Uma cozinha que é extensão da sala de jantar dividida pela ilha gourmet e bancada da cuba integrada com a lavanderia, pensando na otimização do espaço para as residências atuais de metragem reduzida.

Na sala de jantar, o profissional optou por paredes com boiserie – que se repete por todo o espaço – mesclando com painéis de madeira clara para dar um contraste e mesa para acomodar oito pessoas. O toque moderno ficou por conta do colorido das paredes, mobiliário e, principalmente, o teto, com um desenho de várias cores bem contemporâneas criado pela artista plástica Naiara Bandoli.

Na sequência, temos a cozinha. Pensando na comodidade e praticidade que as pessoas necessitam no dia a dia, o profissional escolheu o modelo de cuba inox Deca Supra, que é uma solução completa por contar com um monocomando embutido de acionamento independente e bica retrátil, possibilitando o ajuste em diversas alturas. A cuba ainda possui calha organizadora em sua lateral, que serve para escorrer utensílios domésticos molhados, como talheres e pratos, otimizando ainda mais o espaço.

Ainda no local, temos a Cuba Dupla L.1670.R de louça que conta com uma tábua multiuso de resina deslizante, permitindo aumentar a área útil de trabalho e oferecendo facilidade e conforto nas atividades do dia a dia. Integrado ao espaço, Jean pensou em uma área de serviço que também pudesse servir de apoio a cozinha. Para isso, optou pela Cuba de ferro fundido da Deca esmaltada em branco L.1671, um modelo farm sink de estilo rústico e industrial, que permite que a pessoa tenha mais desenvoltura nas tarefas. No ambiente, o arquiteto utilizou o modelo na área Pet, instalando a cuba mais baixa que o normal e criando logo abaixo da peça uma gaveta com vasilhas embutidas para ração.

E para complementar, o profissional trouxe a natureza para dentro da casa, mais especificamente na lavanderia, onde dedicou um espaço a elas com plantas tropicais e uma horta cheia de temperos e flores comestíveis.

Serviço
CASACOR Rio de Janeiro
Período:
 de 20 de agosto a 29 de setembro de 2019
Horário: de terça a sábado das 12h às 21h
Domingo e Feriados, das 12h às 20h
Local: Edifício Touring
Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá – RJ.

Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Sobre Jean de Just
Jean de Just fundou seu estúdio de design de interiores no Rio de Janeiro em 2014, com a ambição de misturar a cultura europeia com as influências e paixões brasileiras, criando assim um estilo único, criativo, incomum e excepcional. Depois de se formar em arquitetura pela E.S.A – Ecole Speciale d’Architecture, em Paris, Jean trabalhou com renomados arquitetos e designers internacionais. Como Alain Charles Perrot, arquiteto chefe responsável pela restauração de monumentos históricos de Paris, adquiriu o gosto pela arquitetura clássica francesa, de proporções meticulosas e perfeitas.

Foi nesta oportunidade, que trabalhou para restaurar alguns dos principais marcos históricos de Paris, a exemplo do Grand Palais, do Palais Royal e da Ópera Garnier. Em seguida, foi então levado a trabalhar com os designers Jacques Garcia, Juan Pablo Molyneux, e, especialmente, Alberto Pinto. Com este último, aprendeu o gosto pelos detalhes, pelas misturas ousadas, pelo jogo de cores, pela sensação de volume e generosidade. Foi ao lado dele que descobriu o Brasil, nascendo então o desejo de ali se estabelecer e iniciar o seu próprio escritório de decoração.

O desejo de exclusividade e luxo o levou a criar um lifestyle, que se reflete em todos os estilos de projetos desenvolvidos pelo escritório, seja no estilo clássico, contemporâneo, arte deco, étnico. Muito além do design de interiores, estende esse espírito na criação de uma linha de tecidos e almofadas, de utensílios de mesa, roupa de cama e acessórios.

São nos materiais, nas cores e influências que ele procura desenvolver um estilo “made in França-Brasil”, que está muito aquém das convenções. Cada espaço tem seu design inspirado pela personalidade do cliente: o lugar onde imagina uma casa, um barco, um avião, escritórios, um hotel com uma alma, onde o cliente se sinta em casa.
Embora o principal escritório esteja no Rio, temos equipe em Paris e São Paulo e possibilidade de atuar globalmente, em qualquer projeto independentemente de sua localização.