Costela de Adão: cuidados e segredos para manter a planta sempre linda

Sebrae identifica 10 atividades econômicas que mais abriram negócios neste ano
4 de junho de 2021
Agência de Notícias Brasil-Árabe anuncia espaço para articulistas em seu site
4 de junho de 2021

Especialista do Studio Lily explica como as condições ideias para cultivar a espécie

Famosa planta que remete à casa das vovós, a Costela de Adão está na memória afetiva de muitos brasileiros. De uns tempos para cá, acabou se tornando parte do décor de casas modernas e uma espécie super ‘hype’. O que pouca gente sabe é que, além da beleza, a Costela de Adão é uma planta que “despolui” os ambientes já que, graças às folhas extensas, ela filtra o ar absorvendo amônia e formaldeído, que são substâncias que fazem mal à saúde.

A Costela de Adão também é conhecida como Monstera e é nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul. “Por ser desse clima tropical, na natureza, elas recebem muita chuva, secam, passam por dias de calor, secam mais e assim sucessivamente. Isso significa que, em casa, elas também vão querer um clima parecido. Ou seja, rega consistente, que é deixar a água passar pela terra até escorrer pelo furo embaixo do vaso”, explica Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do ateliê de cerâmicas e plantas ornamentais, Studio Lily. Vale lembrar que assim que a água escorre é necessário parar de regar porque se a planta ficar muito úmida pode apodrecer.

Costela de Adão diferentona

A Monstera Variegata é uma das mais de sessenta espécies de Costelas de Adão e chama muita atenção por causa da cor branca das folhas. A tonalidade acontece graças a mutações nas células que fazem com que partes da planta – em alguns casos até folhas inteiras – não tenham clorofila. Por conta dessa falta, as partes verdes precisam compensar as sem cor para a planta seguir saudável, por isso é importante deixá-la em ambiente com bastante luz – da manhã.

Segredinho

É importante limpar as folhas uma vez por semana com um pano úmido, tanto por cima quanto atrás. “Isso permite que a planta absorva através da folha a umidade do ar. E na hora da adubação folhar orgânica, ela vai estar limpa para absorver todos os nutrientes”, diz Gabriela Heringer.

Para mais dicas acompanhe as redes sociais do @studiolily. No site www.studiolily.com.br estão disponíveis coleções exclusivas de cerâmicas artesanais e uma linda curadoria de plantas.