Contabilidade para MEI: a importância de contar com um contador

Descubra quanto cobrar por serviços como autônomo
28 de abril de 2023
Hotel TRYP by Wyndham Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, ultrapassa marca de 200% de aumento no faturamento em 2022
28 de abril de 2023

Profissionais da contabilidade podem não só ajudar o microempreendedor a cumprir com suas obrigações, mas orientar para o crescimento do negócio

Todo microempreendedor individual (MEI) sabe – ou deveria saber – que uma das características do modelo empresarial que segue é que não há obrigação de ter o auxílio de um contador para a manutenção de empresa. Isso não significa que os profissionais da contabilidade não possam ajudar os microempreendedores ao longo de suas jornadas empresariais. Aliás, valer-se do trabalho de um contador pode ser essencial para a manutenção e o crescimento da empresa.

“A formalização do MEI exige uma série de procedimentos e um acompanhamento, em especial os que atuam na área do comércio e que possuem um empregado, que amplia a lista de obrigações diante do Fisco. O contador é o profissional qualificado para receber as informações produzidas, organizar, processar e identificar o correto cumprimento das exigências fiscais e sociais que qualquer negócio em atividade gera diariamente”, afirma a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas.

Vale lembrar que o não cumprimento das obrigações ou o envio de dados incorretos pode acarretar punições, como multas.

O profissional da contabilidade pode auxiliar na integração dos processos contábeis e financeiros, assim como empregar sua análise estratégica para contribuir com o gerenciamento e o planejamento do negócio rumo ao crescimento. “Com o seu conhecimento e a sua habilidade na coleta de dados, o contador pode gerar relatórios precisos e imprescindíveis e opinar nas tomadas de decisões relacionadas, por exemplo, ao fluxo de caixa e ao capital de giro necessário para as melhores oportunidades do empreendimento”, diz Angela.

Mudança de enquadramento

O contador também pode ajudar o microempreendedor individual a se manter dentro dos limites de faturamento estabelecidos pelas normas tributárias brasileiras ou ainda orientá-lo caso ele deseje ampliar sua receita e mudar o enquadramento de sua empresa.

Essa orientação diz respeito não apenas ao processo, para que seja feito de acordo com as regras e sem prejuízo para o negócio, mas também à estratégia a ser adotada para essa mudança.

“Esse é um momento que exige muita atenção e cuidado, por isso é imprescindível uma assessoria de excelência. Muitos microempreendedores crescem e são desenquadrados da categoria e se tornam uma Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). A expertise do profissional de contabilidade, sua amplitude de conhecimento e sua qualificação fazem a diferença no momento de tomada de decisão de como crescer, qual o melhor enquadramento tributário e societário”, explica a conselheira.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Mais informações: cfc@apexagencia.com.br

Foto de Adam Winger na Unsplash