Consultório atemporal

Grupo All e Diverti Eventos se unem para licenciar uma rede nacional de Drive-Ins
6 de julho de 2020
“Dossier arts and fashion education”
6 de julho de 2020

Projeto localizado em Curitiba (PR) foge da tradicional combinação entre bege e branco para consultórios médicos

O cimento queimado, contemporâneo e descontraído, é o grande protagonista do projeto do consultório médico elaborado pelas arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, em Curitiba (PR). Com 28 m², o que chama a atenção logo na entrada do projeto é o mix de estilos que oferece um ar bem atual, em conjunto com o mobiliário assinado pelo designer Jader Almeida.

O preto, o cinza e o branco formam a tríade que predomina no consultório – no lugar do bege e de outros tons pastel, geralmente utilizados em projetos de clínicas. Um dos destaques é a disposição dos diplomas do cliente no painel de acrílico suspenso por cabos de aço, que agrega versatilidade e personalidade ao ambiente. As arquitetas também se preocuparam com medidas sustentáveis para reduzir o uso de papel. “Inserimos uma televisão dentro do consultório para que os exames e outros documentos sejam exibidos digitalmente”, explica Lisa.

Esbanjando amplitude, no projeto predominam as linhas retas e a funcionalidade, características do estilo minimalista atemporal. Tudo isso é complementado pela iluminação cênica, que compõe a arquitetura final, e pela iluminação geral, destinada para facilitar as atividades diárias do consultório. Ainda, para amarrar a originalidade do projeto, foram dispostos quadros da Urban Arts dentro dos nichos do consultório, e outras obras de acervo pessoal do cliente na recepção. “Aproveitamos o uso de painéis para esconder a estrutura de vigas e pilares, e também para propor armários que suprissem as diversas necessidades de um consultório médico”, declara Carolina. No piso, as profissionais optaram pela praticidade e beleza do porcelanato.

Fotos: Eduardo Macarios