Construtora mineira venceu o prestigiado Prêmio International de Arquitetura Property Awards como um dos melhores projetos do mundo

Principal festival de música eletrônica do Brasil acontece neste sábado (09)
6 de abril de 2022
Kekala inova com delivery do primeiro picolé recheável do mundo
6 de abril de 2022

Projetado pela Construtora Sudoeste, o Residencial Yard, venceu um dos mais relevantes prêmios de arquitetura e design, também conhecido por ser a maior e mais prestigiada competição imobiliária mundial; O empreendimento venceu na categoria Best Residential High Rise Architecture Americas

Uma das premiações internacionais mais importantes reconheceu um projeto arquitetônico mineiro como um dos melhores do mundo! O projeto residencial assinado pela Construtora Sudoeste, referência em empreendimentos inovadores de alto padrão em Minas Gerais, acaba de receber o prêmio internacional – o Property Awards, um dos mais relevantes prêmios de arquitetura e design, também conhecido por ser a maior e mais prestigiada competição imobiliária mundial. Batizado de ‘’Residencial Yard’’, o empreendimento residencial venceu a etapa regional da 28º edição do prêmio, julgado por mais de 80 especialistas do setor que avaliam design, qualidade, serviço, inovação, originalidade e compromisso com a sustentabilidade.

O empreendimento, que teve o paisagismo realizado pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, foi sucesso de vendas, pois teve todas as suas unidades vendidas em menos de seis meses, e se destacou pelo conceito inovador, sustentável, arquitetônico e desenhado para ter total integração com o verde/a natureza. Danilo Dornelas Dias, Diretor Executivo da Construtora Sudoeste, destaca que o prêmio é uma “grande conquista para a arquitetura nacional e também para o setor da construção, pois coloca nossos empreendimentos mineiros como os melhores do mundo”.

Moradias diferentes para estilos de vida distintos

Concebido pelos arquitetos Marcos Satuf e Regina Damasceno da |Mosaico Arquitetura e pela gestora de projetos Amanda Fulgêncio, o residencial conta com diferenciais ímpares que o tornaram único e premiado. A premissa básica do projeto foi dar às unidades residenciais um ar de casa com quintal, numa alusão ao nome e ocupação original do bairro – do hebraico karmel, “jardim bem cultivado”. “Buscamos resgatar esta característica criando moradias diferenciadas em suas plantas para combinar estilos de vidas diferentes, contempladas com espaço abertos dotados de muito verde, reconectando os moradores a este ‘modus vivendi’”, destaca Marcos.

Localizado no Bairro Carmo, na Zona Sul de BH, o Residencial Yard foi implantado em um terreno de 1320m² e possui aproximadamente 6200m² distribuídos em 14 pavimentos ( 2 unidades por andar), sendo duas coberturas Top House, uma cobertura duplex, 14 apartamentos tipo com terraço e/ou varanda, dois apartamentos Garden. As 19 unidades residenciais de 3 e 4 quartos, têm áreas variando de 120m² a 283m², com múltiplas variações de planta, e dentro de cada uma delas, muitas alternativas de arranjos espaciais, para se moldar aos perfis dos moradores do bairro.

Além de charme e exclusividade as “Varandas Terraços” projetadas no empreendimento promovem conexão com o verde, pois são ajardinadas para que os moradores sintam o conceito de natureza viva. Além disso, essas varandas contam com múltiplas opções de planta, que segundo o arquiteto, o comprador pode escolher o que tem mais a ver com as necessidades da sua rotina e gostos. “A integração dos ambientes externo e interno foi decisiva na hora da compra de boa parte dos moradores, pois além de proporcionar melhor iluminação, ventilação e contato com o verde, no início da pandemia, quando o empreendimento foi lançado, as pessoas buscavam muito essa conexão com o ambiente externo em casa, já que tiveram que ficar confinados por um longo período”.

A mesma conexão com a natureza pode ser sentida da fachada frontal escalonada do empreendimento que é uma verdadeira “poesia” aos olhos, pois permite vislumbrar a vista da Serra do Curral a partir da rua. “Ela se inclina para trás em respeito ao maior monumento tombado de BH”, ressalta o arquiteto. Nos terraços e varandas escalonados, a presença das plantas em jardineiras estrategicamente posicionadas, criam barreiras naturais para filtrar o som e resíduos externos, bem como refrescar o ambiente.

No quesito inovação e tecnologia, o projeto também se destaca pela praticidade e modernidade. “As vagas de garagem contam com tomadas para carro elétrico, apartamentos com carregador de celular por indução, persianas elétricas, automação residencial, irrigação automatizada e bicicletário com bikes elétricas compartilhadas”. Outro diferencial é a infraestrutura de lazer do empreendimento com piscina, área gourmet sofisticada e equipada para os momentos de descontração dos moradores, espaço kids com brinquedoteca para os pequenos, salão de festas, espaço fitness e espaço relax. “Nas áreas comuns, em alguns ambientes que eventualmente produzem ruídos como salão de festas e academia, serão utilizados forros acústicos, piso com material amortecedor, caixilharia reforçada e materiais de acabamento que ajudam na absorção do som como uso de painéis amadeirados”, ressalta Marcos.

O projeto também foi pensado para a tranquilidade e segurança de todos, por isso, conta com fechadura biométrica, circuito de câmeras com monitoramento 24h, portaria remota e sensor de presença.

Construtora Sudoeste, vencedora do prêmio, referência em inovação

A Construtora Sudoeste atua no mercado de empreendimentos de alto padrão com foco na construção de unidades residenciais. Comandada pelos irmãos Danilo Dornelas Dias, Diretor Executivo, e Diogo Dornelas Dias, Diretor de Engenharia, foi fundada em 1991 pelo pai e atual presidente do Conselho, Expedito Soares Dias. O DNA inovador, passado de pai para filho tem mais de 570 unidades entregues e 100.000 metros quadrados construídos nesses 30 anos de atuação. A Construtora que já vinha crescendo de forma exponencial desde a sua fundação, ampliou ainda mais sua atuação no mercado quando os dois diretores e filhos de Expedito assumiram a gestão. “São três décadas desenvolvendo projetos inovadores sempre respaldados por um estudo de mercado e planejamento estratégico criterioso. Além disso, contamos com uma excelente aceitação pelos nossos clientes. Por isso, estamos muito confiantes para os próximos investimentos”, ressalta Danilo.

Mais sobre o Americas Property Awards

O Americas Property Awards é o maior, mais prestigioso e amplamente reconhecido programa em todas as regiões. A premiação está em sua 28ª edição e abrange mais de 45 diferentes categorias residenciais e comerciais. As eliminatórias regionais são realizadas na Arábia, Europa, África, Canadá, América Central e do Sul, Caribe, EUA, Reino Unido e Ásia-Pacífico. O júri é presidido por Lord Caithness, Lord Best e Lord Waverley, membros da Câmara dos Lordes no Parlamento do Reino Unido.

Site oficial do Prêmio: www.propertyawards.net