Conheça os sinais que a pele pode dar sobre a sua saúde

Com qual frequência precisamos lavar cortinas, tapetes e sofás?
21 de março de 2018
Salas de jantar cheias de requinte
21 de março de 2018

Além de ser importante na prevenção de doenças dermatológicas, consulta periódica com especialista pode identificar de diabetes a problemas de coluna 

A saúde da pele é frequentemente associada a questões estéticas – o que nos faz ignorar sinais importantes que ela dá sobre o que pode estar acontecendo no organismo. “Por vezes, a pele pode manifestar os primeiros sinais de doenças sistêmicas, como diabetes, distúrbios nos níveis de gordura do sangue (dislipidemias), problemas de tireoide e alguns tipos de câncer, entre outras patologias”, elenca a dermatologista Luciana Samorano, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). De acordo com a especialista, até mesmo problemas de coluna podem ser evidenciados por alterações cutâneas. Veja abaixo os sinais mais comuns:

Diabetes: manchas escuras (principalmente em regiões como pescoço, axilas e virilhas), ressecamento da pele e propensão a rachaduras são sinais de alerta para a doença.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo: as principais alterações dermatológicas dos distúrbios da tireoide são queda de cabelo e unhas quebradiças.

Dislipidemias: bolinhas de gordura sob a pele e pintas amareladas podem indicar distúrbios de colesterol e/ou níveis altos de triglicérides.

Cânceres: além do câncer de pele, algumas manifestações dermatológicas podem indicar cânceres em outros órgãos, como manchas acastanhadas, avermelhadas ou arroxeadas, lesões ásperas, coceira generalizada e aparecimento abrupto de verrugas.

Problemas neurológicos e de coluna: manchas e/ou aumento de pelos na pele da coluna lombar/sacral ao nascimento, aparecimento de manchas e coceira na região das costas, sobretudo nas escápulas, são sinais de alerta.

A visita ao dermatologista, pelo menos uma vez ao ano, é tão importante quanto qualquer outra consulta de rotina e deve fazer parte do check-up. Não só porque o especialista pode ajudar no diagnóstico precoce de distúrbios em outras partes do corpo, mas, principalmente, para fazer a prevenção de doenças como o câncer de pele, o tipo mais incidente entre homens e mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “É importante procurar o dermatologista em caso de mudanças na pele, como aparecimento de novas pintas e manchas, especialmente aquelas que crescem, mudam de cor, coçam ou doem”, destaca Luciana.

Além da ida regular ao dermatologista, também é importante manter cuidados diários e hábitos preventivos. “O uso do protetor solar é indispensável nesse sentido, tanto no rosto, quanto nas áreas expostas do corpo. Para uma pele saudável, é importante manter uma rotina de limpeza e hidratação, com produtos específicos para cada área”, orienta a médica. “Vale lembrar que a pele do rosto costuma ser diferente da pele do corpo, por isso, requer sabonetes e hidratantes apropriados para esta região. Também é preciso consultar o dermatologista sobre os produtos de uso diário mais adequados para cada tipo de pele, principalmente em caso de sensibilidade e doenças crônicas”, finaliza Luciana.