Conheça os quatro lofts apresentados na CASACOR Paraná 2023

5 motivos que provam que Orlando é um destino para casais
22 de junho de 2023
INM Brasil lança Bertha
23 de junho de 2023

Espaços de morar contemporâneos aparecem em quatro ambientes na Mostra, evidenciando um novo jeito de morar que ganha cada dia mais adeptos

O loft tem se tornado uma forma de morar contemporânea cada vez mais em evidência. A 29ª CASACOR Paraná, que acontece até 23 de julho, em Curitiba, traz quatro ambientes inspirados neste modelo totalmente integrado, jovem e ousado, em que o íntimo e o social se fundem em um único e grande espaço, em sintonia com o tema Corpo & Morada da Mostra deste ano.

Veterano na Mostra, onde marca presença desde 2008 sem interrupções, o arquiteto Marcelo Lopes projetou o Loft Cosmopolita para esta edição. O ambiente foi idealizado como o lar de alguém que possui grande bagagem cultural e traduz essa gama de referências em sua casa, levando consigo sua origem brasileira, materializada no espaço em um mobiliário de design nacional. O ambiente incorpora o tema Corpo & Morada nos detalhes cheios de curvas, na definição da paleta de cores e na escolha do mobiliário, cuja composição de peças propõe uma combinação arrojada e contemporânea. A instalação “Sementes ao Vento”, de Marilene Ropelato, foi produzida e montada no espaço pela artista plástica.

O amplo Loft Meu Refúgio, com 104 m², foi projetado pela arquiteta Carla Grüdtner como um espaço de paz, acolhimento e contemplação que “abraça” os visitantes, convidando-os a respirar, relaxar e desacelerar. A paleta de tons terrosos e neutros se destaca, mas as cores também marcam presença, como nas cadeiras de jantar de veludo em tonalidades vibrantes. Uma grande abertura de vidro no teto banha o espaço de luz natural e traz a natureza para dentro. Lã, couro, pedras, madeira, palhinha e tramas naturais ampliam a sensação de conforto e bem-estar. As muitas peças de design brasileiro dão personalidade ao espaço, assim como a colorida tapeçaria do artista Alex Rocca logo atrás do sofá.

Estreante no evento, a arquiteta Adriana Marcassa Cotrin traz um espaço inspirado nas obras de André Baía, um expoente da nova geração de artistas visuais. Chamado de Loft do Artista, o ambiente excêntrico e disruptivo apresenta diversas cores, formas e texturas, assim como as telas cheias de personalidade do artista, que fogem de uma narrativa linear. O espaço fluido causa uma experiência imersiva e sensorial no espectador, criando para cada um a sua própria atmosfera particular. Baía será um dos pontos altos do espaço, executando seu trabalho ao vivo durante a Mostra.

Para seu primeiro ano na CASACOR Paraná, os casais de arquitetos Evelyn e Jackson Zacharias, do Studio Kaza Arquitetura, e Dandara e Willian Sydor, do Sydor Arquitetura, trazem o Loft Origem, com um ar de suíte de hotel de luxo. O ambiente tenta materializar as emoções humanas e seus sentimentos em relação às buscas recentes por significado e refúgio no morar. Os mobiliários em formatos orgânicos, soltos e leves, remetem à natureza e ao corpo humano, além dar a sensação de um ambiente mais natural, graças aos materiais nobres, como as pedras naturais e a madeira. Os profissionais apostaram em texturas, com paredes que lembra a trama do algodão e luminárias feitas de couro e tecido, fazendo uma espécie de celebração dos sentidos.

A CASACOR Paraná tem patrocínio master DECA, tinta oficial CORAL, banco oficial BRB, apoio técnico da STM Empreendimentos, fornecedor oficial PASTILHART, carro oficial, AUDI, hotel oficial NH Curitiba The Five, Mídia Partner nacional VEJA e Mídia Partner local Grupo RIC.

Serviço:

CASACOR Paraná 29ª edição

Open Day: 3 de junho de 2023;

Visitação aberta ao público: de 4 de junho a 23 de julho;

Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;

Horários de visitação: de terça a sábado, das 15h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h.

Loft do Artista (crédito Duas Fotografias);

Loft Meu Refúgio (crédito Duas Fotografias);

Loft Cosmopolita (crédito Samuel Berger);

Loft Origem (crédito Duas Fotografias);