Conheça os cuidados necessários com o seu pet no Verão

Usaflex antecipa o que será tendência no outono/inverno 2022
17 de janeiro de 2022
Protetor solar também ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos
17 de janeiro de 2022

Com temperaturas acima do normal em muitas regiões do país, seu pet merece atenção redobrada já que calor excessivo pode causar problemas de saúde

Verão é sinônimo de altas temperaturas. Nesta estação é muito importante estar atento aos hábitos do seu pet para mantê-lo saudável, uma vez que o calor excessivo pode causar problemas na saúde dele. Então, vamos conhecer algumas dicas para manter a qualidade de vida dos bichinhos nesta estação do ano?

Assim como para os humanos, manter o pet hidratado é muito importante durante esta época. Por isso, troque a água do seu animal de estimação várias vezes ao dia e, se possível, utilize líquido refrigerado. Colocar pedrinhas de gelo no bebedouro também pode ser uma boa opção para manter o frescor por mais tempo. “Animais desidratados ficam suscetíveis a manifestar mais doenças e problemas de saúde de maneira geral. Além disso, devido ao porte, a desidratação pode ocorrer em uma velocidade maior do que em nós, humanos. Por isso é extremamente importante manter a disponibilidade de água fresca constante”, sinaliza Daniel Cooper, veterinário e diretor de operações do Grupo My Pet.

Para pets muito peludos, uma tosa mais baixa é uma boa opção para minimizar o calor. Lembre-se que algumas raças são originárias de locais frios e que, vivendo num país tropical como o Brasil, eles tendem a sofrer mais com o verão. Fique atento caso você tenha São Bernardo e Husky Siberiano, por exemplo. A atenção com eles deve ser redobrada neste período.

Outras raças que precisam de maior atenção são os braquicéfalos – os famosos cães de focinho achatado, como Pugs e Bulldogs. Estas raças têm tendência a apresentar problemas respiratórios e, consequentemente, maior dificuldade em perder calor (caninos transpiram pelo focinho, sabia?).

Diante disso, o Dr. Daniel orienta a ficar atento a sinais de respiração ofegante ou cansaço excessivo nestes bichinhos. “Diferente de nós, que trocamos a maior parte do calor corporal através da sudorese, os cães trocam a maior parte do calor pela respiração. Animais braquicefálicos, tendem a ter mais dificuldade de trocar calor devido a conformação da via respiratória, por isso, o cuidado deve ser redobrado. De maneira geral, é importante evitar passeios e atividade excessiva em horários de maior temperatura”, alerta o veterinário.

Se você costuma passear diariamente com o seu bichinho, fique mais atento aos horários. Evite momentos de pico de sol e calor, prefira sempre o início da manhã, final da tarde ou início da noite. Além de prevenir a desidratação do pet, não levá-lo para a rua com o sol intenso ajuda a evitar queimaduras nas patinhas deles.

Outra dica é evitar que seu amigo de quatro patas fique em locais muito fechados ou abafados. E fique atento a sinais como vômito, diarreia, dificuldade de respirar e se locomover, e, até mesmo, convulsões. Caso o pet apresente algum destes sintomas, procure um veterinário imediatamente.

freepik