Conheça as diferenças entre a aplicação de toxina botulínica A e preenchimento de ácido hialurônico

Educadores participam de Oficina sobre Vinícius de Moraes
30 de julho de 2020
Expotrade Pinhais vai sediar maior drive-in do Brasil, com capacidade para mais de 400 carros e foco em grandes shows
31 de julho de 2020

A dermatologista Adriana Vilarinho conta em detalhes as diferenças entre os procedimentos dermatológicos mais solicitados no consultório

Com o grande volume de informação sobre procedimentos estéticos e dermatológicos, principalmente os minimamente invasivos, tem sido mais comum o desejo de mudança, mas, antes de qualquer procedimento, principalmente na face, é importante consultar a opinião de um médico para entender as diferenças entre os tratamentos e o que é recomendado ou não em cada caso.

A dermatologista Adriana Vilarinho (CRM/SP 78.300), esclarece alguns pontos para diferenciarmos dois dos principais tratamentos não cirurgicos: a aplicação de toxina botulínica A (BOTOX®) e o preenchimento de ácido hialurônico, que compõe a linha de produtos Juvéderm®.

O BOTOX®, marca comercial registrada da Allergan, é utilizada também para fins estéticos. Trata-se de uma substância injetável derivada de uma toxina produzida pelo Clostridium botulinum, a bactéria responsável pelo botulismo. Segundo a Dra Adriana, através da inibição da neurotransmissão entre terminações nervosas e fibras musculares, o BOTOX® relaxa a musculatura e suaviza as rugas. “A aplicação do produto representa um dos procedimentos mais realizados no rejuvenescimento facial e, desde 1992, tem sido usado na medicina estética e dermatológica. É um método seguro para melhorar as famosas “ruguinhas””, completa a profissional.

Os efeitos da toxina começam a surgir em um a três dias após a aplicação e atingem o efeito máximo cerca de duas semanas após o procedimento. Segundo a dermatologista, a duração da resposta depende do local onde foi aplicada e da dose usada e os pontos ideais para a aplicação são: linhas horizontais na testa; elevar o olhar; suavizar rugas entre sobrancelhas; melhora das linhas nos cantos dos olhos, os “pés de galinha”, e atenuar rugas periorais verticais, o “código de barras” que fica acima dos lábios.

Os tratamentos com toxina botulínica A e preenchimentos faciais com ácido hialurônico são procedimentos distintos. A aplicação da toxina tem o intuito de relaxar a musculatura, suavizando rugas já existentes e evitando que novas apareçam, não tem a ação de preenchimento e por isso não é indicado para aplicação nos lábios, por exemplo.

Já os preenchedores possuem a finalidade de reestruturar a face, melhorar o contorno, recuperar volume e hidratar a pele. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, preenche as rugas e sulcos.

Na linha de preenchedores de ácido hialurônico Juvéderm®, podemos contar com os seguintes produtos:

  • Volite: hidrata e melhora a elasticidade e textura da pele.
  • Volbella: indicado para linhas finas e refinamento.
  • Volift: indicado para contorno e volume labial.
  • Voluma: indicado para rugas e linhas mais profundas, para restauração de volume e estruturação do rosto.

Segundo a Dra Adriana Vilarinho, alguns dos lugares mais comuns de aplicação do preenchedor de ácido hialurônico são: olheiras – com o envelhecimento podem ocorrer depressões nessa região; bochechas, para garantir uma aparência mais jovem; as dobras nasolabiais, famoso “bigode chinês”; “linhas de marionete”, os sulcos que se estendem do canto da boca até o queixo e para aumento de volume labial. “Os preenchedores de ácido hialurônico têm duração média de 9 a 24 meses, dependendo do produto e do organismo, ou seja, da resposta de cada paciente”, completa a médica.

Apesar de funções distintas, os procedimentos podem se complementar para um tratamento em conjunto. Segundo a profissional, o envelhecimento facial resulta de uma combinação de alterações que envolvem a pele e os tecidos subjacentes. Rugas, redução dos níveis de colágeno, atrofia e deslocamento da gordura subcutânea, bem como a redução óssea, estão envolvidos neste processo. “A toxina botulínica A diminui as rugas dinâmicas da face, enquanto os preenchedores a base de ácido hialurônico ‘restauram’ uma aparência jovem, através da substituição do volume perdido dos tecidos. Com os preenchedores, podemos projetar ângulos faciais, preencher espaços e apagar rugas mais grossas. A associação dos dois pode ser benéfica quando bem indicada e feita com parcimônia. É possivel combiná-los e eles podem, inclusive, ser feitos no mesmo dia. ”

A dermatologista comenta que cada paciente deve ser avaliado individualmente, com suas características próprias e peculiaridades. Antes do tratamento, o médico deve determinar se as queixas são apropriadas para o tratamento com toxina botulínica A e preenchedores. “Nenhum procedimento é isento de complicações, por isso, certifique-se de que o profissional em questão é habilitado e pode tratar qualquer efeito colateral ocasional relacionado aos preenchedores ou à aplicação da toxina botulínica A”.

Para atender as expectativas do paciente e a naturalidade dos procedimentos, a médica aconselha que na consulta sejam definidas prioridades e expectativas conjuntas (necessidade e resultados possíveis/previstos). “Fotografias tiradas antes e depois são úteis e importantes para avaliar a melhora e acompanhar todo o tratamento”, revela a doutora Adriana Vilarinho.

Os procedimentos podem resgatar uma beleza original e a confiança de cada paciente, sem que se perca a naturalidade. Ser original também é encarar a mudança que deseja e se abrir para novas experiências, como um procedimento estético.

Sobre a Allergan

Na Allergan Aesthetics, uma empresa AbbVie, nós desenvolvemos, fabricamos e comercializamos um portfólio das principais marcas e produtos de estética médica. Nosso portfólio inclui estética facial, contorno corporal, produtos para cirurgia plástica, cuidados com a pele, entre outros.

Com a nossa própria área de pesquisa e desenvolvimento, focamos em impulsionar a inovação na estética e nos comprometemos em fornecer a linha mais completa de produtos com base científica disponível.

Nossa motivação é ajudar os consumidores a tomar decisões conscientes sobre suas necessidades estéticas. É nosso trabalho se destacar. O mercado de estética está mudando rápido. Sabemos que a mudança nunca para e estamos constantemente buscando o melhor entendimento da mentalidade e motivações dos consumidores que atendemos, com o propósito de focar em necessidades não atendidas à medida que inovamos.

Nosso objetivo é fornecer consistentemente aos nossos clientes inovação, educação, serviço excepcional e compromisso com a excelência, tudo com um toque pessoal. Para mais informações, visite o site: http://www.allergan.com.br.