Conheça 4 maneiras criativas para contar a história da sua marca empregadora

6 hábitos para mudar agora e melhorar a qualidade da pele
26 de junho de 2018
Mobilidade elétrica e energia solar fotovoltaica: tendências sinérgicas para um Brasil sustentável
26 de junho de 2018

Candidatos com melhor desempenho possuem mais opções de emprego

No atual cenário competitivo por talentos, os profissionais que mais se destacam acabam sendo disputados pelas empresas. Em comparação com outros candidatos a emprego, os de melhor desempenho são 46% mais propensos a serem atraídos por uma melhor reputação da empresa e 29% mais propensos a aceitarem trabalhos mais interessantes e desafiadores. Isso significa que os empregadores podem atrair os melhores talentos por meio de uma forte marca empregadora e de um conteúdo de trabalho atraente que mostre os pontos que tornam um cargo recompensador. Uma boa descrição de emprego já não é mais aquela baseada em requisitos.

De acordo com Felipe Calbucci, Country Manager do Indeed no Brasil “é imporante engajar os colaboradores com a cultura da companhia, humanizar as relações é um bom caminho. Conectar com pessoas que não estão convencidas a ingressar na sua empresa exige não só aproveitar o momento ideal, mas também uma ótima história.”

Uma ótima narrativa diferencia a sua marca empregadora

Uma ótima narrativa nas descrições de emprego, site de carreira e página da empresa atrai os candidatos a emprego à sua marca empregadora, assim como uma ótima narrativa por meio de um anúncio atrai as pessoas para uma marca ou produto de consumo. Os candidatos a emprego estão comparando ativamente a sua empresa com organizações semelhantes.

Felipe alerta ainda que: “Destacar os diferenciais da empresa, como cultura, benefícios e eventos em seu site de carreira e outros canais, atrairá pessoas de grande potencial que são apaixonadas por encontrar o casamento ideal.”

Conheça 4 maneiras criativas para contar a história da sua marca empregadora

  • Mídia social: o Snapchat tornou-se um serviço extremamente popular nos últimos anos. Mais de 150 milhões de pessoas usam o aplicativo todos os dias. Não se pode ignorar números como esses ou a capacidade de alcançar muitas pessoas do ponto de vista do recrutamento. Uma das razões pelas quais as pessoas abraçaram a plataforma é a natureza indulgente do conteúdo. É possível, por exemplo, utilizar listas do Spotify para compartilhar os gostos musicais dos funcionários. Cada música transmite uma sensação e uma maneira de contar histórias, em alguns casos é melhor do que perguntar a seus funcionários quais músicas estão na trilha sonora do trabalho na sua empresa.
  • Eventos presenciais: feiras de carreira e eventos de networking ainda são práticas comuns para recrutadores que procuram encontrar possíveis candidatos a emprego. Mas esses eventos oferecem uma excelente oportunidade para destacar sua marca empregadora. Sim, você pode distribuir camisetas, adesivos ou outros presentes, mas os eventos presenciais também permitem que as empresas compartilhem sua cultura organizacional. Nessas iniciativas, as pessoas são embaixadoras da sua marca empregadora. Elas devem representar o melhor de sua organização ou equipe específica, como engenharia – não apenas sua equipe de recrutamento. Uma boa opção é a utilização de telas para destacar o conteúdo social dos funcionários nas feiras de carreira. Os funcionários criam um conteúdo para mídias sociais que representam sua marca empregadora (como aqui na Inside Indeed). Cabe aos empregadores incentivá-los e aproveitá-los ao máximo.
  • Vídeo ao vivo: Esta é uma maneira divertida, transparente e criativa de compartilhar sua cultura organizacional. Existem coisas únicas e interessantes que acontecem dentro de empresas de todos os tamanhos e indústrias, e plataformas como o Facebook Live e o Periscope permitem que você as compartilhe com seu público. Como assistir a uma maratona hacker de 24 horas “pessoalmente”, ou testemunhar a alegria dos agradecimentos dos funcionários e o trabalho voluntário para o bem social. Capturar e compartilhar esses momentos em vídeo ao vivo é uma ótima maneira de usar esses momentos para atrair os candidatos a emprego que podem se identificar com seus funcionários.
  • Avaliações de funcionários: da mesma forma que as avaliações tiveram um profundo impacto na forma como fazemos compras, as avaliações dos empregadores estão mudando a maneira como as pessoas pesquisam seu próximo emprego. As opiniões e experiências de funcionários atuais e antigos estão impactando significativamente a forma como os empregadores são percebidos pelos funcionários em potencial. Compartilhar essas avaliações nos canais sociais mostra aos colaboradores o quanto o empregador valoriza o feedback deles. Assim é possível ler avaliações de mais de 2,4 milhões de empresas e aprender sobre as organizações que o interessam.

Para saber mais sobre nossa pesquisa sobre o que atrai os melhores candidatos a emprego, faça o download do nosso mais recente relatório, o Estudo de Atração de Talento: Como os melhores profissionais procuram emprego.

Sobre o Indeed

Mais pessoas encontram trabalho pelo Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é a ferramenta de buscas de emprego # 1 no mundo e permite que os candidatos busquem milhões de empregos na web ou no celular em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 200 milhões de pessoas por mês pesquisam empregos, publicam currículos e pesquisam por empresas no Indeed, fonte # 1 de contratações externas para milhares de empresas (fontes: SilkRoad e iCIMS). Para mais informações, visite https://www.indeed.com.br/.